7 dicas para um natal mais saudável


Não sou extremista, o equilíbrio na vida, tal e qual como na alimentação, é para mim a chave do sucesso e felicidade! Mas se dispostos tivermos a optar por um natal mais saudável, as dicas que te sugiro irão ser as tuas melhores aliadas!

1. Cozinha em casa
A minha dica preferida, é verdade! Eu não sou pessoa de restaurantes, a minha prioridade é sempre confecionar em casa, com conhecimento de causa e segurança sob o que como.
Se, como eu, não tens disponibilidade para ficar muitas horas na cozinha, pede ajuda à família e transforma este momento numa belíssima memória. Opta por alimentos e pratos saudáveis, comida não industrializada e elabora sobremesas idealmente sem açúcar adicionado. Encontras imensas sugestões aqui no blog!

2. Cuidado com os restaurantes
No natal é frequente os jantares de empresa, o jantar de natal dos amigos ou da família...no restaurante!
Como poderemos fazer refeições mais frequentes em restaurantes, é importante ser mais disciplinada nas escolhas. O ideal é escolher um restaurante amigo da nutrição, mas se tal não for possível, devemos optar por pratos com menos gordura e incluirmos sempre legumes e vegetais na refeição.

3. Elabora uma lista de compras e uma lista de refeições 
Seja no natal ou durante todo o ano, gosto de elaborar uma lista das refeições que pretendo elaborar, e uma lista de compras relacionada a ela. Assim garanto que não me esqueço de nenhum ingrediente. Por vezes, também acontece de encontrar boas promoções o que resulta numa reelaboração da lista...e não há nenhum problema nisso! Quer seja para as refeições diárias ou para as refeições de Natal, elabora listas!

4. Não deixes as compras de Natal para a última
Sei que as compras de presentes estão muito associadas a esta época festiva, por isso, para mantermos a nossa saúde emocional e vivermos o Natal com emoção e espírito que lhe é ideal, eu considero que as compras nas lojas de comércio, devem ser efetuadas no máximo até uma semana de antecedência e as compras de mercearia e mercado, no máximo até 22 de Dezembro.

5. Reduz o sal, as gorduras e os enlatados
Não é linear em todas as famílias, mas é comum em Portugal abusarmos do sal, da gordura e dos enlatados. Dá preferência a alimentos frescos e opta por utilizar ervas aromáticas em detrimento do sal. Devo mencionar que em relação à gordura, na minha perspetiva, nem sempre a gordura animal é negativa para a saúde, por vezes, dependendo do método de confeção, é preferível a gordura animal (como a do bacon ou toucinho) à gordura industrializada vegetal - embora alguns estudos apontem o oposto.

6. Evita o açúcar
Se tens oportunidade de seres tu a elaborar todas ou algumas das receitas de sobremesa desta época, então opta por opções mais saudáveis. Podes procurar o equilíbrio entre manter a tradição de algumas sobremesas, como bolo rei e pão de ló, mas confecionar tu mesma todas as outras, como por exemplo: mousse de chocolate negro e abacate, brownie de chocolate e courgette, bolinhas de tâmaras com cacau e coco, pudins e a minha tão adorada salada de fruta. Podes também comer, figos, passas, e ameixas secas, como alternativa aos doces.

7. Faz exercício físico
Nesta altura de mais excessos, o ideal é sairmos à rua e passear com a família, pelo jardim ou só mesmo ao quarteirão. Em alternativa podem colocar uma música e fazer uns exercícios físicos, como por exemplo, aeróbica.


Feliz Natal!

1 comentário:

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!