O método ditado pelo bebé é exatamente o que o nome indica. O teu pequenino toma as rédeas da situação. Tu apenas observas os sinais do bebé para saber quando está na hora de colocá-lo para dormir, sem estabelecer um horário bem definido. Por exemplo, esperas até o bebé mostrar sinais de cansaço antes de colocá-lo no berço, independentemente da hora indicada pelo relógio.
Pode parecer que um horário ditado pelo ritmo do bebé será imprevisível, porém, em muitos casos, a criança desenvolve um padrão, o que dá aos pais uma certa estrutura. Os defensores desse método gostam da liberdade que ele proporciona e acreditam que isso os ajuda a desenvolver uma intuição acerca das necessidades do bebé.
O horário ditado pelo bebé costuma dar certo para pais que podem seguir o ritmo e modificar a rotina diária deles facilmente. Em compensação, as outras pessoas que podem cuidar do teu filho talvez não estejam tão antenadas em relação aos sinais que ele dá e sintam dificuldade em interpretar as necessidades do pequenino.
Já uma rotina bem definida significa que os pais estipulam os horários. Tu estabeleces uma rotina para o bebé alimentar-se, brincar e dormir. Os horários não precisam ser definidos de forma rígida: eles dão apenas uma ideia geral de quando deves colocar o pequenino para os sonos de dia e dormir de noite. Por exemplo, podes decidir um horário para os sonos da manhã e da tarde, além da hora de ir dormir à noite. Se estiveres a seguir uma rotina, vais colocar o bebé no berço mesmo que ele não demonstre sinais de sonolência.
Tem em mente que não precisas escolher entre um método e outro. Não é uma questão de tudo ou nada. Alguns pais preferem combinar horários ditados pelo ritmo do bebé e pela rotina estabelecida por eles. Por exemplo, podes definir a hora dos sonos de dia, mas ajustá-la em função dos sinais de cansaço do teu bebé. Este foi o meu caso e a minha opção. Combinar ambas as abordagens ajuda a dar estrutura ao bebé, mas também permite flexibilidade dependendo das circunstâncias.
Desde 2012 que mergulhei no universo da produção e gestão de conteúdos digitais, com o blog Beleza Pura, um espaço que se tornou uma verdadeira escola de partilhas, experiências e descobertas. Entre formações e diferentes desafios profissionais, em 2015 dei início a este projeto que desde então, me tem proporcionado uma aprendizagem contínua e uma troca muito enriquecedora com a comunidade que se foi criando em torno dela. Hoje, o meu dia reparte-se entre várias dimensões da vida: ser mãe, esposa, dona de casa, produtora de conteúdos digitais e ao mesmo tempo, abraçar outros projetos profissionais que alimentam a minha curiosidade e criatividade. Tenho uma ligação muito forte às artes e às expressões criativas: seja pela escrita, pelo desenho e ilustração, pela pintura, pelo design, pelo vídeo ou pela fotografia. Mas o meu interesse não se esgota aí: sinto também um apelo genuíno por temas holísticos e de desenvolvimento pessoal, história, saúde e nutrição. Desde cedo que aprendi a ouvir o meu corpo e a dar-lhe prioridade. Esse respeito pelo equilíbrio interior guia-me ainda hoje, através de práticas que fortalecem o meu bem-estar físico, emocional e mental. A natureza e os seus sons, o exercício físico consciente, a alimentação consciente e adaptada às necessidades do meu organismo, bem como o autoconhecimento profundo do corpo... são pilares que cultivo. Acredito que a vida se torna mais leve quando vivida com consciência, criatividade e respeito pelo corpo e pela alma.
0 comments:
Enviar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!