Balance Beam TipiToo | Ette Tete

Somos muito fãs do Modifiable climbing frame (MOPITRI e FIPITRI) da Ette Tete, por isso ficamos super empolgados para este novo lançamento da marca. TipiToo, é um conjunto de traves de equilíbrio que estimulam o desenvolvimento físico, a destreza e coordenação enquanto a criança se diverte. 

A partir dos 12 meses, os nossos filhos afinam a precisão dos seus movimentos e desenvolvem a motricidade de pé. Depois de dominar os primeiros passos, passam ao desenvolvimento do equilíbrio: avançar sem cair, baixar-se para apanhar os brinquedos, apanhar tudo aquilo que nós pais nos esforçamos por colocar fora do seu alcance... A prática de exercícios contribui para o desenvolvimento psicomotor e para a evolução da criança através de 5 ações fundamentais: gatinhar, balançar-se, manter o equilíbrio, rodar, lançar e saltar.

A trave de equilíbrio TipiToo proporciona muita brincadeira e divertimento através da combinação de diferentes conjuntos, que podem ajustar o nível de dificuldade ao longo do desenvolvimento da criança e ao mesmo tempo diversificar o tempo e tipo de brincadeira!


Existem 3 conjuntos disponíveis:
MINI - 3 segmentos (58cm cada), 3 plataformas de conexão.
MIDI - 3 segmentos (115cm cada), 3 plataformas de conexão.
MAXI - 3 segmentos (58cm cada) + 3 segmentos (115 cm cada), 6 plataformas de conexão.

Cada conjunto inclui:
- 1 segmento com linhas fresadas horizontalmente em um lado, do outro lado é plano e também pode ser usado para balanceamento.
- 1 segmento com uma corda de nylon torcida em ambos os lados e que em ambas as extremidades existem fixadores de metal.
- 1 segmento com pontos de um lado e em que do outro lado é plano.

Todos os conjuntos estão disponíveis nas cores branco marfim e madeira e podem ser combinados e atualizados de forma intercambiável, permitindo inúmeras possibilidades de brincadeira.

O objetivo do Balance Beam TipiToo é proporcionar às crianças momentos de brincadeira e autonomia ao mesmo tempo que beneficia a postura, desenvolve o equilíbrio e a coordenação.
Esta trave de equilíbrio, de design minimalista, é fabricada com madeira de bétula e envernizada com tinta/verniz UV totalmente segura para crianças e animais (apenas deve ser utilizada no interior).

As crianças poderão facilmente posicionar autonomamente as vigas de equilíbrio em formatos diversificados como triângulo, zig zag, hexágono e muito mais, graças ao design inovador e às peças robustas mas leves.
As crianças (e os pais também) irão divertir-se imenso ao descobrirem também as sensações provocadas pelos diferentes tipos de materiais e rugosidades nos seus pés: uma autêntica massagem.




6 exercícios divertidos para melhorar a postura das crianças
Existem alguns exercícios que podem ajudar a fortalecer a musculatura do tronco e membros. Estes exercícios, se praticados pelo menos 3 vezes por semana, podem contribuir facilitando na manutenção da postura adequada.
Para motivar a criança, é fundamental que nós adultos acompanhemos a prática da atividade física e que sejam momentos de interação divertidos.

Brincar com as Escápulas
Mostra para a criança onde ficam as escápulas e brinca pedindo que ela imagine que tem um limão nas costas e precisa espremer o limão com a força das escápulas para usarem o sumo numa limonada. Senta a criança para realizar o exercício e pede para que tente mover os ombros para baixo. Façam ambos (pais e filhos) a posição por 30 segundos.

Alongamento na Parede
Brinca com a criança desafiando-a a encostar todo o corpo na parede. Para fazê-lo, deve encostar o cóccix – último osso da coluna – a cabeça e toda a extensão das costas contra a parede. Os pés devem estar posicionados um pouco longe da parede e os braços devem ser pressionados contra a parede, mantendo os ombros alinhados. Tentem manter a posição de 30 segundos a um minuto para garantir o alongamento.

Alongamento Deitado
Logo que a criança acordar ou antes de dormir, chama-a para esticar o corpo deitando em um tapete ou com uma toalha com as costas totalmente apoiadas na superfície onde estiver, peça a criança que flexione os joelhos e mantenham os pés no chão. Mantenha os braços estendidos ao longo do corpo, com as palmas das mãos para cima. A criança deve se alongar sem pressa, permanecendo nessa posição por alguns minutos.

Aperto de mãos ao contrário
Em pé, ajuda a criança a unir as mãos atrás do corpo, como se estivesse a fazer um aperto de mãos nele mesmo. Suavemente com as mãos ainda unidas, movimenta-lhe (e incentiva a que o faça sozinho) os ombros para trás sem mover o pescoço, abrindo o peito e sentindo os músculos se alongarem. Podes fazer a mesma posição em conjunto com a criança e mantenham-na por 30 segundos.

Batente da porta
Em pé, de frente para a porta, coloca as mãos da criança no batente, um pouco acima da altura da sua cabeça. Projeta-lhe o corpo para frente mantendo as mãos no mesmo lugar. Mantém a posição por 30 segundos. Os pés devem ficar um pouco à frente do batente. 

Brincar na TipiToo
Sim, brincar na trave de equilíbrio TipiToo da Ette Tete, como já mencionei acima, contribui muito para fortalecer a musculatura, coordenação e equilíbrio. Sem grande esforço a criança poderá ela mesma mudar a posição e assim ser ativo e autónomo. E claro, nada impede os pais de brincarem também! :)

Este tipo de exercícios normalmente é facilmente aceite por crianças a partir dos 24 meses, e se forem praticados de maneira comprometida, a postura da criança melhora gradualmente com o tempo, mas o importante é não forçar o corpo e observar e corrigir as posições menos corretas.






A nossa experiência
Balance Beam TipiToo, Ette Tete (compra aqui)
Recebemos o conjunto MAXI e comprovamos a eficácia inicial durante 1 mês (16 de Setembro a 16 de Outubro) e é realmente notório o estímulo que o Balance Beam favoreceu neste pequeno período: o equilíbrio e a coordenação estavam cada dia melhores.

O Dinis ficava entre cerca de 5 e 30 minutos por dia, contínuos ou interpelados, a brincar com o Balance Beam. Como o conjunto MAXI inclui o conjunto MINI e o conjunto MIDI, foi muito fácil criar diferentes cenários de estímulo. 

Os segmentos são facilmente intercambiáveis pela criança, e por isso o Dinis conseguia de forma autonoma colocar ou retirar segmentos, andar pelos segmentos enquanto se tentava equilibrar, brincar de "o chão está quente", "passei o obstáculo" e até reinventar cenários de brincadeira, ao colocar os seus carrinhos a "passear" pelos conjuntos.

Ao vê-lo tão entusiasmado com as rugosidades dos segmentos, fiquei tão curiosa que resolvi experimentar a sensação e brinquei com ele com o conjunto MINI. Pude comprovar que realmente as rugosidades dos segmentos são estimulantes e calmantes, literalmente uma experiência sensorial importante para eles no seu presente e futuro.

Segue-nos no instagram (@delta_ferreira) para acompanhar a nossa experiência ao longo do tempo no stories.

VANTAGENS DO BALANCE BEAM TIPITOO
- ao longo do seu desenvolvimento e interação com o TipiToo, a criança desenvolve o equilíbrio, a coordenação e melhora a postura;
- pode executar vários tipos de "caminhos" alterando a posição das vigas de equilíbrio;
- aumenta a sua independência e estimula-a a brincar e posicionar autonomamente;
- estimula a capacidade de raciocínio, ao tentar descobrir novas possíveis posições das vigas;
- ajuda a desenvolver a criança sensorialmente, graças aos diferentes tipos de materiais e rugosidades nas vigas;
- estimula a sua comunicação social ao poder brincar em conjunto com os pais e outras crianças;
- a criança pratica exercício físico no interior de casa;
- a estrutura é robusta mas leve, e pode ser utilizada a partir do momento em que a criança começa a andar e ao longo do desenvolvimento da criança daí em diante.

Novidade
5º segmento da Estrutura de Escalada MOPITRI

A Estrutura de Escalada Mopitri da Ette Tete sofreu uma expansão e passou a incluir a possibilidade de adicionarmos um 5º segmento, o que a tornou ainda mais evolutiva e com ainda mais opções de construção, para as estruturas de escalada Ette Tete Mopitri adquiridas após 15.05.2020.

Portanto, agora tens a possibilidade de adquirir o MOPITRI, e adquirir o 5º segmento mais tarde (se tiveres intenção disso) ou o FIPITRI (já com o 5ºsegmento incluído), completando a diversão com as incríveis 1 ou 2 rampas de escalada e escorrega.

Podes comprar o MOPITRI e adquirir o 5º segmento mais tarde, ou comprar o FIPITRI que já inclui o 5º segmento, completando a diversão em ambas as opções com as incríveis 1 ou 2 rampas de escalada e escorrega.

E com o mais recente lançamento da Ette Tete poderás adquirir um pano que tornará o FIPITRI uma casinha, um forte, uma barraca na floresta, o refúgio dos brinquedos, ou o cantinho da soneca...o que a imaginação ditar! Conhece o PLAY TENT FOR FIPITRI!

Aqui no blog encontras um post dedicado à Modifiable Climbing Frame MOPITRI®, Inspired By Emmi Pikler da Ette Tete, onde poderás conhecer o artigo, a sua metodologia inspirada em Pikler e a nossa experiência atualizada também após um ano de uso deste artigo incrível.

SOBRE ETTE TETE
No verão de 2016, Linda e Krišjānis deram o primeiro passo na criação da marca e no desenvolvimento do produto. As primeiras torres e berços foram feitos no porão da sua própria casa - enquanto Linda cuidava das crianças no andar de cima, o seu marido trabalhava no porão.
Na época da criação da marca, o filho mais velho, que tinha apenas 2 anos, chamava tudo de "ette, ette, ette". Já Tete é uma referência ao pai que fazia todos os móveis com as próprias mãos. O nome é fácil de pronunciar pelas crianças, e ainda hoje os seu filhos ainda chamam todos os nossos móveis de -'ette".
O design de cada produto é criado para ser sustentável, herdável para as gerações futuras, multifuncional e fácil de usar no dia a dia, para não acumular pó num armário. Os produtos da marca são fabricados com design próprio exclusivo, portanto, 2 dos seus produtos têm designs patenteados internacionalmente.

REDES SOCIAIS
Web-site
Instagram
Facebook
Pinterest

10 comentários:

  1. Patrícia Borges26 outubro

    Fiquei super tentada a comprar!! 😍

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Os teus filhos irão adorar :) beijinhos

      Eliminar
  2. Catarina Lima26 outubro

    Muito bom!! Já quero para a minha filhota!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      O Dinis adora e diverte-se imenso! :) beijinhos

      Eliminar
  3. Anónimo27 outubro

    Que fofinho *-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Obrigada pelo teu comentário :) beijinhos

      Eliminar
  4. Liliana Pereira28 outubro

    TOP TOP

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Obrigada pelo teu comentário querida Liliana :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Ana Gomes12 novembro

    Olá Delta, gostei muito deste artigo, já andamos a namorá-lo para comprar para a nossa filha.. recomendas comprar o Maxi para uma criança de 13 meses? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira12 novembro

      Olá Ana, acho que seria uma boa compra comprar o Maxi porque é o conjunto do Mini e o Midi. Inicialmente podes até permitir que a tua bebé utilize apenas o Mini, mas conforme vai crescendo e vai ganhando confiança, acrescentas o Midi e ficas com a opção de montar o Maxi. Beijinhos

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!