7 cidades exemplo de planeamento urbano no mundo

O planeamento urbano é essencial para o bom funcionamento de uma cidade e estas 7 cidades são um exemplo positivo no mundo!
Amsterdão | Países Baixos
Os canais de Amsterdão tinham como objetivo a defesa, gerenciamento de água e transporte.
No início do século XVII, quando a imigração estava no auge, foi desenvolvido um plano abrangente baseado em quatro semicírculos concêntricos de canais com as suas extremidades emergindo na baía de IJ. Conhecido como Grachtengordel, três dos canais eram principalmente para desenvolvimento residencial: o Herengracht (onde "Heren" se refere a Heren Regeerders van de stad Amsterdam, os senhores governantes de Amsterdão, enquanto gracht significa canal, de modo que o nome pode ser traduzido aproximadamente como "Canal dos Lordes"), Keizersgracht (Canal do Imperador) e Prinsengracht (Canal do Príncipe). O quarto e mais externo canal é o Singelgracht, que muitas vezes não é mencionado nos mapas porque é um nome coletivo para todos os canais do anel externo. O Singelgracht não deve ser confundido com o canal mais antigo e interno, o Singel .

O centro antigo da cidade é o ponto focal de todos os estilos arquitetónicos antes do final do século XIX. Jugendstil e georgiano são encontrados principalmente fora do centro da cidade, nos bairros construídos no início do século XX, embora também existam alguns exemplos marcantes desses estilos no centro da cidade. A maioria dos edifícios históricos no centro da cidade e nas proximidades são casas, como as famosas casas dos mercadores que margeiam os canais.

Atualmente, os meios de transporte públicos são incentivados e a bicicleta é muito comum por lá. É isso que as estatísticas provam: 48% do transporte é com bicicleta, e apenas 22% de carro.


Machu Picchu | Peru
Pode parecer estranho para quem não domina o conceito de planeamento urbano, mas Machu Picchu não pode ficar de fora da lista. Embora obviamente já não seja habitada, é notório que a cidade foi cuidadosamente planeada. Nesta cidade inca, que fica no alto da Cordilheira dos Andes no Peru, todo um sistema de gerenciamento da água, canais de drenagem e moradias de estrutura resistente foram construídas e criteriosamente organizadas e divididas em duas grandes zonas: a zona agrícola, formada por conjuntos de terraços de cultivo, que se encontra ao sul; e a zona urbana, que é aquela onde viveram os seus ocupantes e onde se desenvolviam as principais atividades civis e religiosas. As duas zonas estão separadas por um muro, um fosso e uma escadaria, elementos que correm paralelos pela face leste da montanha. A arquitetura do local é tão interessante que vale a pena uma pesquisa (e até um post) pormenorizada.

Zurique | Suíça
Zurique é conhecida como a cidade com a melhor organização de tráfego rodoviário do mundo. Isto porque os bus, trens, balsas e outros meios de transporte coletivo são substanciais e extremamente pontuais. Portanto, a quantidade de veículos particulares nas ruas é bem menor, o que causa menos poluição urbana, menos acidentes, menor área de estacionamento congestionada e outras vantagens. Além disso, a cidade financia estudos de energia renovável e procura reduzir a sua emissão de gás contribuindo para uma menor poluição atmosférica e maior desenvolvimento urbano limpo.


Copenhaga | Dinamarca
Com aproximadamente 1.3 milhões de habitantes, a sustentabilidade e a mobilidade urbana contribuem com mais de 400km de ciclovia e até mesmo os membros do Parlamento vão para o trabalho de bicicleta.

A arquitetura sustentável inclui a construção de sistemas sustentáveis de drenagem, reutilização da água da chuva, telhados verdes e gerenciamento eficiente de resíduos sólidos, e o investimento em tratamento de esgoto, por exemplo, resultou em melhor qualidade da água. Com a implementação de energia eólica, biomassa e outros fatores, a cidade prevê ser neutra em emissões de carbono até 2025.

Singapura
Singapura foi construída num solo que era dado como inútil. Com a sua arquitetura inovadora, conhecida pela tecnologia que produz e pela forma única com a qual gerencia resíduos sólidos e esgoto. O acesso à água é universal, acessível, eficiente e de alta qualidade. Foram introduzidas abordagens inovadoras de gestão integrada da água, como a reutilização de água regenerada, o estabelecimento de áreas protegidas nas bacias hidrográficas urbanas e o uso de estuários como reservatórios de água doce, juntamente com a dessalinização da água do mar para reduzir a dependência do país importado da vizinha Malásia.

Seul | Coreia do Sul
Depois do domínio Japonês e da guerra da Coreia, Seul começou a concentrar-se na sua reconstrução e modernização. Ao longo da história, o planeamento sempre teve um lugar especial e mesmo durante a invasão japonesa, houve uma tentativa de substituir a arquitetura coreana com tradições arquitetónicas japonesas. De arranha-céus modernos, metros de alta tecnologia e expressões da cultura pop a templos, palácios e pagodes tradicionais, Seul é uma mistura cativante entre o antigo e o moderno capaz de agradar a todos.


Chandigarh | Índia
A cidade é famosa por sua arquitetura e design urbano. O plano diretor da cidade foi preparado pelo arquiteto suíço-francês Le Corbusier, que se baseou em planos anteriores criados pelo arquiteto polonês Maciej Nowicki e pelo planeador americano Albert Mayer. 

O planeamento seguiu a ideia de um corpo humano: a capital é a cabeça, o coração é o centro da cidade, os pulmões são a área verde e aberta, o sistema circulatório são as vias e estradas.

2 comentários:

  1. Carolina Gomes25 outubro

    tambem me interesso por arquitetura e apesar de ter estudado um pouco sobre na facu já não lembrava e foi bom relembrar. Bju

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carolina :* Se precisares de algo envia mensagem para o meu instagram! Beijinhos :*

      Eliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!