Contornar a Seletividade Alimentar + Receitas | Tommee Tippee

Em algum período de desenvolvimento, o nosso filho pode ter um comportamento de seletividade alimentar. Contornar esta situação com recurso a algumas técnicas, receitas e artigos de alimentação podem fazer toda a diferença. 

A seletividade alimentar é um comportamento muito frequente em bebés e crianças. É bastante comum aquando o inicio da Introdução Alimentar comerem todos os alimentos sem grande problema e de repente começam a rejeitar determinados alimentos ou grupos de alimentos. 
Alguns dos alimentos que eram adorados, passaram a ser rejeitados, independentemente, de serem cozinhados de maneiras diferentes ou até alimentos que estejam a ser introduzidos pela primeira vez (neofobia alimentar). É por isso que eu defendo que se deve expor o bebé à maior variedade de confeções e alimentos possíveis, de preferência, até aos 18 meses.

Se observarmos, à medida que vão crescendo e desenvolvendo a sua autonomia, começam a querer comer sozinhos e são bastante incisivos sobre isso, inclusive sobre os alimentos que estão no seu prato.
Com o Dinis, passamos por uma seletividade alimentar aos 16 meses - alimentos que ele comia com bastante facilidade como brócolos, tomate cherry, pepino baby, batata e massas, passaram a ser rejeitados. Esta fase pode variar conforme o desenvolvimento e perceção da causa-efeito que o bebé perceciona. No nosso caso, avaliando o comportamento dele face a estes alimentos, decidi que deixaria de lhe oferecer estes alimentos nas refeições principais e passaria a oferecer-lhe como snack ao lanche. 

Pode parecer uma decisão estranha da minha parte, mas de facto, quando avaliamos o comportamento do bebé, conseguimos perceber que, por vezes, o que acontece é que ele se satura da oferta disponível, ou muitas vezes, começa a interessar-se que as refeições sejam substituídas pelas opções de lanches que lhe são oferecidas.
Relatando o caso do Dinis em particular, quando ele está com o "apetite ativado" na hora do lanche tem uma predisposição maior a aceitar qualquer alimento que lhe coloque no prato. Incrível, não é? Esta é uma avaliação e análise profissional e pessoal, portanto, é sempre perecível de não resultar com todos os bebés...mas nada nos impede de experimentar, certo? :) 

O que verifico com outros bebés/crianças é que quando o bebé ou criança, rejeita determinados alimentos, os pais tendem a deixar de oferecer com a premissa "ele não gosta...", no entanto, se os pais deixam de oferecer, o bebé/criança deixa de estar familiarizada com o alimento e aqui contribuímos para que a criança não queira comer mais esse alimento, e isto pode prolongar-se não só "numa fase", mas a longo prazo...o que não é o desejável, de todo!

Vou dar-te 5 dicas que poderão ajudar-te nesta fase desafiadora:
Expor o bebé/criança à observação de momentos em que consumimos os alimentos que rejeita
Os bebés e crianças são bastante suscetíveis de serem influenciáveis, e a tendência é em imitar muito do que os pais fazem. Portanto, se nós pais queremos que os nossos filhos comam determinado alimento, só temos de também nós o comermos. Quanto mais cedo o fizermos, mais facilidade teremos que o bebé/criança o faça.

Continua a oferecer aquilo que o bebé/criança não come
Caso o bebé/criança não aceite determinados alimentos, coloca-os presentes em pequena quantidade no prato e em bastante quantidade no prato dos pais e restante família. Variar no tipo de confeção pode ajudar a uma melhor aceitação. Como mencionei anteriormente, eles adoram copiar as nossas ações. No entanto, não forces ou insistas para o bebé comer, respeita o tempo dele.

Não ofereças alternativas nem substituas
Por vezes os bebés/crianças não querem simplesmente comer porque não têm apetite, isso acontece por variadas razões. Neste momento, aconselho a guardares a comida para o momento em que o bebé/criança demonstrar apetite novamente. É importante demonstrar ao bebé/criança que não existe uma alternativa de substituição da refeição. E se novamente ele se recusar a comer a refeição, oferece-lhe fruta e mais nada.

Respeita o momento com paciência
Ser mãe e pai é muito desafiador... e observar que os nossos filhos não querem comer pode ser assustador. No entanto, os bebés e crianças passam por diversas fases de desenvolvimento neurológico motor e social, e por isso, isso pode refletir-se de diversas formas no seu comportamento. No entanto, se o bebé/criança mantém-se activo, hidratado e come mesmo que pouco (frutas ou legumes na sopa, por exemplo), não há motivo para preocupação. Apenas mantenham a calma, mudem de ambiente na próxima refeição (façam um picnic, por exemplo... jantem ou almocem no chão da sala, tomem o pequeno almoço no quarto), por vezes resulta!

Oferece alimentos saudáveis
Alimentos mais saudáveis e naturais do que frutas, legumes, leguminosas, grãos e proteínas animais não existe. Claro que podemos oferecer produtos ultraprocessados, mas sempre como última opção, um recurso para um momento em que isso se justifique, e sempre optando pelo produto com menor adição de ingredientes extra possível.

Oferece variedade na confeção de alimentos
É importante variar quer no tipo de alimentos que oferecemos, quer no tipo de confeção ou como os apresentamos no prato. Um prato colorido, com diferentes texturas irá despertar a atenção do bebé/criança. Inclusive, optarmos por ofertar os alimentos em pratos com designs atrativos como o Conjunto de Jantar de 5 Peças de Bamboo da Tommee Tippee poderá fazer toda a diferença no momento chave para experimentar novos alimentos ou novas receitas.



CONJUNTO DE JANTAR DE 5 PEÇAS DE BAMBOO DA TOMMEE TIPPEE
A partir dos 18 meses, o bebé já assimila de forma observadora os objetos utilizados na hora da refeição. Este conjunto de jantar ecológico é fabricado em fibra de bamboo e amido de milho. O bamboo é uma planta sustentável de crescimento rápido que pode ser cultivada sem o uso de pesticidas, permitindo obter produtos livres de BPA ou toxinas.






Um material muito leve, durável e confortável de segurar, já que a faca e o garfo têm um tamanho perfeito, proporcionando um manuseamento confortável e uma sensação macia. A tigela, o prato e o copo são fáceis de manusear, robustos e duráveis. Um conjunto projetado para os incentivar a se alimentarem de forma autónoma, com um design de monstros super divertido, resistente e seguro, já que, apesar de o material poder rachar, não se quebrará em pedaços (ou ficará partido com arestas vivas), o que o torna muito mais seguro do que a cerâmica ou o vidro. 
Apesar de não serem indicados para serem utilizados no micro-ondas, após a utilização poderemos colocá-los na prateleira superior da máquina de lavar loiça ou lavar à mão.


Mas tão importante como a refeição e aceitação dos alimentos é o consumo de líquidos antes, durante, e após as refeições. Com o Copo 360º da Tommee Tippee, beber água passou a ser muito mais divertido para bebés a partir dos 6 meses de idade. Apesar das minhas tentativas, o Dinis começou a interessar-se por utilizar um copo apenas a partir dos 21 meses (o mais comum é que isto aconteça mais cedo, mas como bem sabemos, cada bebé é um bebé), até então só tinha utilizado copo com palhinha. Quando lhe dei o Copo 360º da Tommee Tippee pela primeira vez, ele não assimilou de imediato a necessidade de sugar, ficou à espera que a água caísse (e isso não acontece, porque possui sistema anti-gota), então eu decidi começar a fazer o movimento de sugar no outro lado do copo e pedi para ele fazer o mesmo...e voilá... o Dinis adorou-o tanto que nunca mais o largou!
COPO 360º
Este Copo 360º de 200ml de capacidade e com asas, funciona como um copo convencional, mas não permite o derrame líquido. A válvula anti-gota é acionada facilmente conforme o contacto com os lábios, permitindo ao bebé beber em qualquer parte da borda, tornando este copo 360º muito simples para os bebés beberem e para os pais limparem entre utilizações, já que apenas possui válvula de uma peça - basta lavar com água morna e detergente da loiça (idealmente indicado para bebés e crianças, para não deixar sabor e odor) e o copo estará esterilizado e pronto a ser utilizado novamente (não utilizem esterilizadores, água a ferver ou micro-ondas). Eu utilizo-o essencialmente para colocar água, mas podemos adicionar leite ou bebidas vegetais (frias) ou sumos sem polpa. O bebé será capaz de autonomamente segurar no copo pelas asas e beber água sempre que quiser, promovendo a sua autonomia. 

Os médicos dentistas aconselham promovermos e incentivarmos os bebés a beber em copo o mais cedo possível, com o objetivo de prevenir as cáries vinculadas à sucção prolongada. Além disso, ao nosso filho utilizar copo, iremos contribuir no desenvolvimento bucal ao promover o uso dos músculos da boca (o que também contribui para o desenvolvimento adequado da fala). 




Com estes aliados a hora da refeição será mais tranquila de enfrentar!
Deixo também uma sugestão de refeição que tenho a certeza que os vossos filhos irão adorar. É uma adaptação do tradicional "Strogonoff", com carne de vitela, cogumelos e molho de leite de coco, e um "Creme de Abóbora Manteiga e Cenoura". Para jantar, uma receita de "Feijoada de Tofu"

CREME DE ABÓBORA MANTEIGA E CENOURA
Ingredientes
1 abóbora manteiga (reserva 1/3 para a receita Abóbora com Canela na Frigideira)
5 cenouras 
2 cebolas
3 dentes de alho
sal q.b.
pimenta q.b.
1 fio de azeite
gengibre em pó q.b. (opcional)

Preparação
Descasca e corta a abóbora manteiga em cubos. Descasca as cenouras, corta em rodelas. Descasca e corta em metades os dentes de alho e a cebola. Numa panela, coloca todos os legumes e cobre-os com água. Acrescenta o sal após levantar fervura e deixa os legumes cozerem até ficarem macios. Adiciona a pimenta, o gengibre e o fio de azeite e reduz a um creme aveludado. Ajusta os temperos se necessário. Serve morna ou fria.

STROGONOFF DE VITELA COM MOLHO LEITE DE COCO
Ingredientes
500g de carne de vitela
100g de cogumelos 
1 lata de leite de coco
1 cenoura em tiras ou ralada
1 cebola picada
1 colher de chá de mostarda em pó
3 colheres de sopa de ketchup
pimenta q.b.
arroz cozido q.b.
manteiga ghee q.b. (ou manteiga com o menor número de ingredientes possível - ideal: nata pasteurizada e sal)

Preparação
Numa frigideira coloca a manteiga ghee, acrescenta a cebola e cozinha até que fique translucida. Acrescenta os cogumelos e a carne de vitela e deixa cozinhar bem. Tempera com sal e pimenta e adiciona a cenoura. Adiciona o leite de coco , a mostarda e o ketchup e deixa engrossar o molho. Serve com arroz cozido.

ABÓBORA COM CANELA NA FRIGIDEIRA
Ingredientes
1/3 de abobora manteiga
pimentão doce q.b.
canela q.b.
pimenta q.b.
sal q.b.
1 fio de azeite

Preparação
Num recipiente coloca a abóbora cortada em cubinhos e os restantes ingredientes e mistura. Coloca na frigideira e deixa cozinhar mexendo a cada 5 minutos em lume médio/alto. Retifica os temperos se necessário. Serve morno ou frio, como acompanhamento de refeição.





Feijoada de Tofu
Ingredientes
100g de tofu fumado
1 cebola
1 alho francês
100g de feijão manteiga (previamente cozinhado)
espinafres q.b.
massa espiral q.b.
pimenta preta q.b.
pimentão doce q.b.
azeite q.b.

Preparação
Numa panela coloca um fio de azeite, a cebola picada e o alho francês cortado em rodelas, deixa refogar em lume médio. Adiciona o tofu e deixa refogar mais um pouco. Acrescenta 50ml de água, os espinafres e o feijão e deixa cozinhar por cerca de 10 minutos. Coze a massa espiral em água temperada com sal e acrescenta ao preparado anterior. Serve morno.

Sumo de Maçã e Pêssego
Ingredientes
1 maçã
1 pêssego
100ml de água 

Preparação
Descasca e descaroça a maçã e o pêssego, corta em pedaços e coloca num copo alto (ou no liquidificador), acrescenta água e reduz a puré. Está pronto a consumir de imediato.

SOBRE A TOMMEE TIPPEE
A Tommee Tippee é a empresa líder em produtos infantis do Reino unido e uma marca que pertence ao grupo Mayborn e tem várias linhas de produtos destinadas a cuidados com os bebés. 

A empresa surgiu nos anos 50 fruto do empreendedorismo de três irmãos da Califórnia e tem uma história muito curiosa. Um médico pediu-lhes para criar um copo, mas quando os irmãos lhe mostraram o resultado final, ele não gostou. Este objeto tinha o desenho do cão da família, chamado Tommee, e foi elaborado com uma base que evitava derramar o seu conteúdo.

Contudo, e algum tempo mais tarde, um empresário descobriu os irmãos e a sua invenção revolucionária. Pareceu-lhe uma ideia fantástica, e juntos, decidiram criar uma marca orientada para a alimentação infantil. Marca esta, que ficaria para sempre com o nome do cão Tommee.

Tommee Tippee defende uma filosofia baseada na oferta de produtos coloridos, práticos, inovadores e de qualidade que permitem que os mais pequenos cresçam de forma saudável, e aprendam, pouco a pouco, a serem autónomos e independentes.

REDES SOCIAIS

6 comentários:

  1. Catarina Lopes15 setembro

    Delta este post está soberbo

    ResponderEliminar
  2. Vanessa Lino15 setembro

    Oi Delta mara vc sabe se tem de tema mais de menina?

    ResponderEliminar
  3. Madalena Soares15 setembro

    Vi nas histórias em Julho que tinhas o copo 360º e numa pesquisa comprei a lunch box para o meu filho levar para o colégio e adoramos. Vou fazer uma surpresa e presenteá-lo com este conjunto também e o copo aberto! :D bjs

    ResponderEliminar
  4. Liliana Santos15 setembro

    Estou a passar por isto com o meu filho :'c

    ResponderEliminar
  5. Gisela Simão15 setembro

    Descobri o seu blog e estou a adorar, continue o excelente trabalho

    ResponderEliminar
  6. Blog Mãe Montessori15 setembro

    Muito boas dicas

    @blogmaemontessori

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!