Dores Menstruais: nutrientes e plantas úteis


Apesar de serem relativamente comuns, as dores menstruais podem, por vezes, ser incapacitantes. Experimenta estes nutrientes e estas plantas para fazer face à dor e ao desconforto.
O termo médico para as dores menstruais é dismenorreia, e ainda que, na maioria dos casos, não seja reflexo de doença, por vezes pode ser um sintoma secundário de outros distúrbios ginecológicos (como a endometriose ou a adenomiose). De acordo com alguns estudos, esta condição parece afetar entre 45 a 93% da população feminina. Desta, 3 a 33% tem sintomas incapacitantes, que duram entre um a três dias de cada ciclo menstrual e impedem as suas atividades quotidianas. Dependendo da intensidade da dor, podem surgir outros sintomas associados, como náuseas, vómitos, diarreia, fadiga, febre, enxaquecas e insónias. Na origem da dismenorreia está a produção excessiva de prostaglandinas, um tipo de químicos responsáveis pela regulação dos níveis de inflamação, o que resulta num aumento do tónus e da intensidade das contrações do útero.
"Dependendo da intensidade da dor, podem surgir outros sintomas associados, como náuseas, vómitos, diarreia, febre, fadiga, enxaquecas e insónias"
Quando existem alterações hormonais, como níveis baixos de progesterona, a intensidade dos sintomas também parece ser maior. Por outro lado, mulheres com quadros de depressão e ansiedade parecem apresentar queixas mais frequentes de dores menstruais. Nos casos mais graves e incapacitantes, que não desaparecem com a toma de anti-inflamatórios ou com o uso de contracetivos orais, pode haver outra condição de saúde subjacente, como a endometriose e adenomiose, que necessita de tratamento médico apropriado

Como reduzir o desconforto
Compilei uma lista de alguns nutrientes e plantas que podes consumir para reduzir o desconforto associado a esta condição ginecológica.

MAGNÉSIO
Este mineral é necessário para o funcionamento saudável dos músculos e do sistema nervoso, entre outras funções. Sabe-se que, na altura que antecede a menstruação, existe uma diminuição acentuada dos níveis de magnésio no organismo. Motivo pelo qual se pensa que as contrações neuromusculares sejam mais fortes durante a fase pré-menstrual e menstrual. Não é, por isso, de admirar que um estudo de revisão tenha encontrado uma ligação entre a suplementação com magnésio e o alívio das dores menstruais em voluntárias humanas. Os investigadores perceberam também que a importância deste mineral, no contexto analisado, estava relacionada com o seu efeito sobre a redução dos níveis de prostaglandinas pró-inflamatórias.

Alimentos
Sementes no geral, amêndoas, caju, feijão-mungo, soja, trigo-sarraceno, centeio, gérmen de trigo, quinoa, bulgur, cacau, amendoim, banana.  

VITAMINA B6
Como vitamina hidrossolúvel, intervém numa multiplicidade de funções no organismo, que vão desde o metabolismo de hidratos de carbono, proteínas e lípidos até à produção de neurotransmissores, entre outros. Alguns estudos revelaram que a suplementação com vitamina B6 tem um impacto positivo sobre a diminuição da dismenorreia, ao potenciar os efeitos do magnésio no organismo e ao produzir prostaglandinas com efeito anti-inflamatório.

Alimentos
Cereais de pequeno-almoço fortificados, soja, pistácios, gérmen de trigo, batatas, sementes de girassol, atum, banana, grão.  

ÓMEGA-3
Este ácido gordo essencial, assim designado porque o nosso corpo não o consegue produzir, desempenha várias funções no organismo envolvidas na proteção cardiovascular. Um dos aspetos mais importantes passa por contrariar o impacto negativo dos ómega-6, que estimulam a produção de prostaglandinas pró-inflamatórias. Por este motivo, algumas investigações demonstram que a suplementação com ómega-3 foi mais eficaz a reduzir os sintomas de dor, num grupo de mulheres com dismenorreia, em comparação com um placebo.

Alimentos
Óleo de linhaça, óleo de fígado de bacalhau, óleo de gérmen de trigo, salmão, atum, sardinhas, sementes de chia, nozes.

FUNCHO
O Foeniculum vulgare é uma planta utilizada na medicina tradicional pelas suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antiespasmódicas. Alguns estudos analisaram o impacto desta planta em mulheres com dismenorreia, para concluir que é uma alternativa viável para o alívio dos sintomas de dor. Pensa-se que o mecanismo subjacente associado a este efeito passa por diminuir as contrações uterinas, causadas pelas prostaglandinas pró-inflamatórias, e por facilitar a eliminação do sangue menstrual num período de tempo mais curto.


2 comentários:

  1. Anónimo17 setembro

    Oi amei seu blogg

    ResponderEliminar
  2. Joana Castro17 setembro

    Eu suplemento vitamina B6 :D fiquei feliz por saber que foi um dos motivos porque passei a sentir menos dor menstrual

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!