Vamos conhecer LISBOA juntos | KinderKraft

Viajar de carro com bebés e crianças não é fácil, exige bastante planeamento, é verdade...mas quer seja para uma viagem longa ou uma viagem curta para descobrirmos um novo lugar, é possível tornar-mos esse momento um sucesso. Aventuramo-nos a descobrir um pouco mais de Lisboa juntos!

Assim que vi o slogan "Discover the World Together" que vinha escrita na caixa da Cadeira Auto MYWAY (aqui) da Kinderkraft, refleti sobre o significado disso e foi aí que decidi que estava na hora de começarmos a explorar e descobrir, não o mundo (para já...) mas Lisboa e os seus arredores que apesar de já cá vivermos à 5 anos, ainda não conhecemos muitos dos seus recantos. Lanço o desafio de: vamos conhecer Lisboa (e arredores) juntos?

Se nunca viajaste com bebés e/ou crianças, no caso dos bebés recém-nascidos (até cerca de 28 dias de idade), é recomendado limitar as viagens de carro a 30 minutos de cada vez. Até aos 2 anos de idade, o bebé ainda exige bastante atenção e é por norma mais dependente emocionalmente dos pais e aqui é recomendado que o bebé não permaneça mais de 2 horas na cadeira auto.
Se ainda não viajaste com o teu bebé, podes começar por organizar uma viagem de carro mais rápida (de preferência que não demore mais de 2 horas de caminho até ao local). É comum nós deslocarmo-nos em viagem ao norte de Portugal (aqui as viagens são mais de 3 horas) e por norma nós optamos pelo horário de soneca do Dinis para realizar este tipo de viagem. 

Este ano não iremos passar férias no estrangeiro na ilha de Córsega (também tínhamos vontade de percorrer Portugal ou Espanha de autocaravana, mas para já é "Coronavírus" inviável para nós) mas o prenúncio que o coronavírus veio para ficar mais uns tempos, fez-nos repensar e optamos por "parcelar" os dias. O nosso objetivo é fazer uma viagem mais descontraída e de passeio, para que toda a família possa confortavelmente e descontraidamente conhecer um novo local juntos - perto da nossa casa de Lisboa. Portanto, iremos fazer até ao final de Agosto, pequenos passeios para conhecer novos locais na região de Lisboa e para isso iremos deslocarmo-nos de carro.

Para que a viagem de carro com bebés e/ou crianças possa ocorrer de forma segura, é indispensável uma cadeira auto. A cadeira auto MYWAY (aqui) da Kinderkraft e ainda o porta bebés HUGGY STARS (aqui) são as aliadas perfeitas nestes passeios de carro aventureiros em família. 
Lê o post anterior no blog sobre a cadeira auto MYWAY da Kinderkraft aqui.





A cadeira auto da criança deve ser do tamanho adequado para manter o bebé/criança confortável e seguro. A marca Kinderkraft dispõe de alguns modelos que poderão ser adquiridos conforme o nível de necessidade e utilização. Neste caso, nós pretendíamos um modelo que pudesse ser instalado na carrinha do meu sogro e no meu carro (no carro do pai temos outra cadeira auto) onde faço trajetos mais curtos e esporádicos - e que fosse apta para ser utilizada pelo Dinis pelo maior tempo possível, por isso optamos pelo modelo MYWAY (aqui) que pode ser utilizado até aos 36kg (cerca de 12 anos de idade). Se a viagem de carro tiver como destino outro país, não dispenses consultar as regras locais de utilização das cadeiras auto.

Transportadora HUGGY STARS
Esta transportadora proporciona conforto para os pais e bebés. Tanto eu como o meu marido sofremos muito de dor lombar quando estamos com o Dinis muito tempo no colo. Portanto, num passeio como este, para mim é muito importante munir-me desta "arma" para enfrentar os percursos aventureiros. Para além de ser um enorme aliado no meu conforto (e do pai), o Dinis consegue estar numa posição que se sente protegido e mimado...e também pronto para a soneca (que aconteceu) a bordo da transportadora HUGGY STARS.

Comecemos pela apresentação desta incrível transportadora para bebés!
Antes de utilizar é sempre indispensável a leitura do Manual de Instruções que acompanha o artigo, não só para termos noção dos cuidados a ter na sua utilização, mas também para garantirmos que estamos a utilizá-lo em todo o seu potencial.

Características
O HUGGY STARS (aqui) é fabricado 100% algodão e com material antialérgico e respirável, que pode ser utilizado a partir dos 3 meses de idade (até atingir 20kg) tanto em casa como em caminhadas em climas diversificados, pois possui um capuz removível e uma malha respirável (de poliéster antialérgico) que pode ser utilizada nos dias mais quentes. 
Garante uma posição segura e ergonómica já que as pernas do bebé são dispostas no formato da letra "M", e portanto, a posição mais indicada para um bom desenvolvimento - atestado pelo certificado do Instituto Internacional de Displasia das Ancas. 

O painel de transporte ajusta-se facilmente, proporcionando um suporte indicado para a cabeça do bebé. Pode ser utilizado a partir dos 3 meses de idade na posição de frente em direção a nós pais, mas nas costas apenas a partir dos 6 meses, quando o bebé já se mantiver sentado sozinho com afinco.
Além de conseguirmos ajustar a largura do painel, também possui até 6 pontos de ajuste - 4 nos cintos dos ombros, 1 no cinto do quadril e 1 nas costas ou no peito, dependendo se o utilizamos nas costas ou na nossa frente. Isto permite que possamos ajustar confortavelmente a transportadora às nossas necessidades individuais e no que melhor nos parecer confortável para o bebé. Além disto, a transportadora dispõe de elásticos especiais localizados nas extremidades dos cintos, para que possam ser facilmente enroladas e não causem embaraço.

As alças de ombro são extremamente confortáveis e ainda vêm acompanhadas de protetores especiais de algodão macio, que podemos localizar próximo do rosto do bebé, especialmente nos momentos durante ou após as refeições ou quando o bebé se baba (muito frequente quando os dentes estão a nascer), para que seja fácil e rápido de limpar,

Em dias instáveis climaticamente é muito útil podermos ter um capuz e um painel de proteção que seja amovível. No caso desta nossa viagem isto foi um "plus" que deu imenso jeito, já que o dia começou muito cinzento, ventoso e frio e terminou super quente com 23ºC. Guardamos tanto o capuz como a rede no prático bolso debruado, onde podemos também facilmente guardar alguns pequenos itens como um brinquedo compacto (como o caso do carrinho que o Dinis transporta na mão nas fotografias com o pai no Cristo Rei), o telemóvel ou as chaves do carro.

Numa viagem de carro onde exploramos vários locais diferentes e efetuamos caminhadas é ideal que a transportadora possa ser facilmente dobrada e que caiba na nossa mochila.
Após utilizarmos a transportadora nesta viagem, decidi colocá-la a lavar na máquina de lavar a roupa a 30ºC (coloquei dentro de um saco rede de lavagem, para evitar possíveis danos no tecido).

ROTEIRO DE VIAGEM
Vamos conhecer Lisboa e arredores juntos? Lisboa é uma cidade encantadora principalmente para quem a visita. Lisboa é a capital de Portugal e a cidade mais populosa do país com uma população de 506 892 habitantes. Na Área Metropolitana de Lisboa, residem 2 821 697 pessoas, sendo por isso a maior e mais populosa área metropolitana do país. É um dos principais centros económicos do continente europeu, graças a um progresso financeiro crescente favorecido pelo maior porto de contentores da costa atlântica da Europa e mais recentemente pelo Aeroporto Humberto Delgado, que recebe mais de 20 milhões de passageiros anualmente (2015). A cidade é a sétima mais visitada do sul da Europa, depois de Istambul, Roma, Barcelona, Madrid, Atenas e Milão, com 1 740 000 de turistas em 2009, tendo em 2014 ultrapassado a marca dos 3,35 milhões. A nível global, Lisboa foi a 35.ª cidade com maior destino turístico em 2015, cerca de 4 milhões de visitantes. Em 2015, foi considerada a 11.ª cidade turística mais popular, à frente de Madrid, Rio de Janeiro, Berlim e Barcelona. Em 2018 conquistou nos World Travel Awards os galardões de “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break” a nível mundial.

Vivemos nos arredores de Lisboa desde 2016 e ainda não conhecemos muitos lugares desta imensa cidade. Foi por isso que decidimos que este Verão iremos fazer passeios de 1 dia e conhecer um novo local em família munindo-nos do nosso carro para chegar até aos locais. Portanto, irei apresentar-te as minhas sugestões de locais a visitar (numa primeira viagem) para percorreres Lisboa (e arredores) com bebés e crianças a bordo.

PARQUE DAS NAÇÕES
Construído para a grande Exposição Mundial de 1998, é um bom exemplo de reabilitação urbana, já que é a zona mais moderna de Lisboa. A sua arquitetura contemporânea, os espaços de convívio e todo o projeto de urbanização urbana trouxeram uma "nova vida" à zona oriental da cidade de Lisboa.
Começa pela Gare do Oriente, polo central de vários meios de transporte. Em frente, encontra-se o Centro Comercial Vasco da Gama, atravessa-o e saindo do lado oposto, encontramos as bandeiras dos países do mundo hasteadas. Aqui conseguirás ver a enorme Ponte Vasco da Gama e a Torre Vasco da Gama. A calçada portuguesa presente em todo o trajeto e os “caminho de água”, onde os “vulcões de água” lançam jatos em intervalos regulares, dão um encanto único à Alameda dos Oceanos. Seguindo pela direita, chegarás ao Oceanário de Lisboa. Aqui a paragem é obrigatória porque adultos, bebés e crianças irão adorar. O oceanário tem um aquário central gigantesco, diversas espécies de animais e plantas marinhas, bem como muitas outras atrações como exposições em exibição.
Para além disso, o Pavilhão do Conhecimento, possui exposições de Ciência muito interessantes para adultos e crianças. Podem também desfrutar da paisagem deslumbrante em Telecabine.





BELÉM
Começando pelo Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, passando pelo Museu Nacional dos Coches, onde estão as antigas carruagens das famílias reais portuguesas e de outras personalidades, como por exemplo, a carruagem do Papa (este é o museu mais visitado de Portugal). Saindo do museu, passamos em frente ao Palácio Nacional de Belém, e pouco mais de 100 metros à frente, chegaremos à Antiga Confeitaria de Belém, que vende os autênticos Pasteis de Belém, o doce tradicional português que é produzido pela mesma família desde 1837 e em que atualmente apenas três mestres pasteleiros detêm o segredo da receita (e que assinaram um termo de responsabilidade para não o divulgarem).

Seguindo em frente, chegamos ao imponente Mosteiro dos Jerónimos, onde podes admirar o expoente máximo da arquitetura manuelina. A entrada na igreja é gratuita e além de ser belíssima, poderás ver os túmulos de Vasco da Gama, Luís de Camões e de outros Reis e Rainhas portugueses. Poderás também visitar o antigo Claustro dos Jerónimos e ter acesso ao bonito jardim, salas e ao coro alto da igreja. 
Saindo do Mosteiro para a direita, encontrarás o Museu da Marinha e o Planetário Calouste Gulbenkian, que valem a pena ser visitados. Atravessa a estrada e percorre o bonito jardim com a enorme fonte, em frente. Passa também pelo Centro Cultural de Belém, onde têm lugar vários eventos artísticos e culturais. 

No lado oposto, encontra-se um túnel que passa por baixo da movimentada avenida marginal e da linha do comboio, para chegares ao Padrão dos Descobrimentos, que foi inaugurado em 1960, para homenagear os descobrimentos portugueses. Podes caminhar junto ao rio, ou pegar no carro e chegar até à magnifica Torre de Belém, um monumento construído em 1520 que era utilizado como ponto de vigia para controlar e impedir que embarcações não autorizadas entrassem na cidade de Lisboa.




MARGEM SUL
Com crianças o ideal é atravessar a magnífica Ponte 25 de Abril de carro, mas se tiverem interesse, podem passar também de barco (cacilheiro). Para começar, visita a Fragata D. Fernando II e Glória, considerado o 8º navio mais antigo do mundo. 

De seguida, vai de carro até ao Cristo Rei e desfruta de uma magnífica vista para Lisboa. A estátua de Cristo Redentor, existente no Rio de Janeiro, no Brasil, inspirou, em 1934, durante uma visita àquela cidade, o Cardeal-Patriarca de Lisboa de então, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, a construir um monumento similar em Lisboa, sendo inaugurado em 1959. Segue para a zona de praia, como as magnificas praias da Costa da Caparica, ou para Setúbal, para almoçares Choco Frito e navegarem no Rio Sado para observarem os golfinhos.

Se procuras também fazer umas compras e visitar um centro comercial, o Freeport Lisboa Fashion Outlet pode ser uma excelente opção com bebés e crianças. Foi inaugurado a 9 de Setembro de 2004 e está localizado a 30 minutos de Lisboa através da Ponte Vasco da Gama, em Alcochete. Possui uma vasta gama de lojas de vários tipos e é um grande chamariz para os turistas que visitam Portugal por ter lojas de marcas de luxo como Carolina Herrera, Hugo Boss, Burberry, Armani, Trussardi, Coach, Purificación García, Calvin Klein, Tommy Hilfiger, entre outras. 
Em tempo de COVID e mesmo sendo um espaço ao ar livre, é necessário a utilização de máscara, o que torna o passeio menos prazeroso em dias mais quentes. No entanto, o Dinis adorou ver a água e passear na nossa transportadora HUGGY STARS da Kinderkraft, tanto que até acabou por adormecer! *-*




















Há muito mais para ver por Lisboa, mas estes são os locais que eu considero que os pais na companhia de bebés e crianças irão adorar visitar. Poderia ter incluído locais mais centrais de Lisboa, ou ter alargado o roteiro até Sintra, mas na minha perspetiva Sintra é um local para irmos como "próximo destino", após experienciarmos estes locais mais alternativos. 




Mas uma coisa é certa, com planeamento e organização, as viagens de carro, quer sejam curtas ou de longa duração, poderão ficar ainda mais prazerosas se seguires também tu estas dicas que nós pusemos em prática para que esta aventura corresse tão bem:
1- Manutenção automóvel
Se queremos evitar momentos chatos, devemos fazer, no mínimo, uma verificação do óleo, da água do radiador e do limpa vidros e da pressão de ar dos pneus antes de iniciar a viagem. Idealmente enchemos também o depósito com combustível para reduzir o número de vezes que teremos de fazer paragens.

2- Plano de viagem
Quantificar o tempo iremos demorar a chegar ao destino, que locais iremos visitar e em que sequência, pode permitir agilizar a viagem e evitar momentos de stress com as crianças. Também é importante verificar se é necessário efetuar reservas de hotéis ou restaurantes, por exemplo.

3- Levar o indispensável
Faz uma mala com artigos úteis que necessitas de utilizar com o bebé/criança. Eu escrevi num papel todos os artigos que necessitava e assinalei com um visto, o que já tinha colocado na mala e no dia (ou momentos) antes de sairmos de casa verifiquei o que faltava colocar e nada ficou esquecido. Para o momento de sesta enquanto estamos a passear, estão cansados de andar ou querem colo - um porta bebés irá fazer toda a diferença - o HUGGY STARS (aqui) como fez connosco!

4- Preparar lanches
Eu sou apologista de lanches rápidos e fáceis para comermos em viagem. Levo sempre frutas como (uvas e mirtilos) e cenouras cozidas para comer como snack - o Dinis adora! Além disso, levamos também alguns snacks da Urban Foods aqui. Quando vamos em viagens curtas (duração de 1 dia), eu adoro preparar marmitas porque nos permite fazer as refeições de forma rápida e cómoda em qualquer lugar que consideremos conveniente (podes inspirar-te em algumas receitas aqui). Não te esqueças também de levar bastante água e os copos que as crianças utilizarem.

5- Roupas Extra
Não apenas para os bebés e crianças no caso de se sujarem, mas também para nós adultos é importante, isto porque para além de também nos podermos sujar e transpirar, por vezes, é comum a manhã ser fria e a tarde ser bastante quente, por exemplo. Portanto, roupas e calçado extra e para alguns tipos de cenários de tempo irão ser uma mais valia.

6- Atividades no carro
Selecionar algumas possíveis atividades para distrair os bebés e crianças durante as viagens pode ajudar a reduzir o risco de momentos de stress. Atividades como colagens costumam distrair as crianças por um longo período. Além disso, jogos simples como procurar veículos com cores diferentes pode manter as crianças ocupadas e consiste numa oportunidade da criança expandir o seu vocabulário e a capacidade de observação. Para um bebé, um brinquedo novo ou que emita sons pode ser uma excelente distração na viagem.

Tudo a postos para iniciares a tua próxima viagem de carro até um novo destino, divertidamente com os teus filhos?

ONDE COMPRAR
É possível encontrares a Transportadora/Marsúpio HUGGY STARS para venda direta do web-site da Kinderkraft (aqui) e a Cadeira Auto MYWAY (aqui) nos países: Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Polónia, Rússia, Roménia e China.
Se resides em Portugal ou outros países, poderás encontrar a Cadeira Auto MYWAY e a Transportadora HUGGY STARS ou outros artigos da marca Kinderkraft em lojas físicas revendedoras e web-sites especializados em puericultura (numa pesquisa google aqui). 

SOBRE A KINDERKRAFT
A Kinderkraft é uma marca cuja missão é facilitar aos pais e crianças a exploração conjunta do mundo, oferecendo produtos que combinam soluções inovadoras e a melhor qualidade.
Criam com paixão, e os seus produtos são sempre "EASY": disponíveis para todos graças ao fácil manuseamento, preço atrativo e entrega rápida, "MOBILE": permitem partilhar viagens e explorar o mundo para que possamos estar sempre juntos e "SMART": combinam as melhores características, alta qualidade e design moderno.
A segurança das crianças é a sua prioridade, e é por isso que os seus produtos cumprem todos os requisitos de segurança internacionais. Para a Kinderkraft cada detalhe importa, e as crianças inspiram-os como uma fonte infinita de engenhosidade e determinação para explorar novas possibilidades.

REDES SOCIAIS
Web-site Kinderkraft
Instagram Kinderkraft
Facebook Kindrkraft
Youtube Kinderkraft


*ESTE POST MENCIONA ARTIGOS KINDERKRAFT ENVIADOS COMO OFERTA

12 comentários:

  1. Catarina Lopes05 julho

    O que dizer Delta ☺️ este post está brutal

    ResponderEliminar
  2. Madalena Santos05 julho

    O Dinis faz hoje 22 meses né, parabéns aos papás e restante família ��

    ResponderEliminar
  3. Renata05 julho

    Olá Delta parabéns ��������

    ResponderEliminar
  4. Sara Matos05 julho

    o Marsúpio dá para colocar virado para a frente? Obgado

    ResponderEliminar
  5. Cristina Gama05 julho

    Excelente roteiro ��

    ResponderEliminar
  6. Joana Lima05 julho

    Olá Delta, tudo bem? Já te disse isto mas tenho de dizer novamente:
    És sem dúvida a melhor Blogger de Portugal! Enquanto que muitas só se concentram em mostrar lixo publicitário, tu crias uma verdadeira experiência publicitária dos produtos. Que post espetacular cheio de boa informação ���� beijocas

    ResponderEliminar
  7. Liliana Fonseca05 julho

    Delta sabes me dizer quanto custa o Oceanário para uma família de 2 adultos e 2 crianças? Não encontro a informação no site.

    ResponderEliminar
  8. Maria Inês05 julho

    Espetacular queremos mais posts destes

    ResponderEliminar
  9. Filipa Borges05 julho

    Os teus guias de viagem são muito bem feitos e eu conheci te através do guia de Bordeaux!! Muito tua fã e do teu trabalho <3

    ResponderEliminar
  10. Maria Inês13 julho

    És a melhor

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!