7 benefícios dos puzzles para o desenvolvimento infantil


Treinam a concentração e o foco, ajudam na capacidade de resolução de problemas e no desenvolvimento da linguagem. Conhece mais sobre estes e outros benefícios dos puzzles para as crianças.

1. Ajudam no desenvolvimento da linguagem e no relacionamento interpessoal
Os puzzles têm imagens que servem como mote na construção de um diálogo e na invenção de uma história. Quando a imagem fica completa, deve-se convidar a criança a descrevê-la, contando assim uma história sobre o que vê e o que falta ou quem falta na figura. Esta é ainda uma excelente atividade de partilha e de trabalho colaborativo, mesmo entre pais e filhos.

2. Treinam a concentração visual e o foco na tarefa
Se queremos ajudar uma criança a focar a sua atenção e a conseguir fazer uma tarefa do princípio ao fim, um puzzle é uma boa estratégia.
Se for um puzzle pequeno, a criança sabe que só pode sair da tarefa quando a completar, conseguindo assim gerir a sua permanência no mesmo local. Ao ser necessário procurar peça a peça para construir o todo, ajuda à concentração visual, mas também à capacidade de raciocínio abstrato: uma peça azul por si só não significa nada, mas junta com outras peças azuis pode formar o céu.

3. Estimulam a curiosidade
Ao construir um puzzle, a criança descobre uma imagem, criando um todo a partir de pequenas partes. Para os pais, é interessante observar como vai descobrindo cada pedacinho dessa imagem, sendo que devem ir colocando perguntas: Como achas que vai ficar determinada figura? A quem pertence certo acessório? De que personagem é a peça que tem cabelo loiro?
Nunca se devem ainda esquecer que as crianças curiosas são as que aprendem melhor, mas que são também as mais motivadas para a escola e para o estudo.

4. São uma ferramenta para a autorregulação emocional
Sendo uma tarefa altamente “cognitiva”, que utiliza toda a concentração e foco, não permite ativar a parte emocional. Não é possível fazer um puzzle e pensar em problemas ao mesmo tempo.
Desta forma, tem a capacidade de acalmar, de suscitar o mindfulness e a atenção plena: existem poucas atividades que ajudem tanto a alcançar este objetivo como esta.
Mas claro, para que os puzzles sejam assim benéficos para as crianças e promovam o seu desenvolvimento, é necessário que se mantenham no seu dia a dia.

5. Desenvolvem competências de planeamento e organização
Por exemplo, ao organizar as peças do puzzle por cores, construir a moldura, separar as peças pelas suas formas de encaixe, mas também ao decidir por onde começar, já se está a organizar. Esta organização, bem como todas estas tomadas de decisão, servem de modelo para outras decisões que a criança tenha de tomar na sua vida.
Um bom exemplo é transpor estas aprendizagens para a organização dos seus cadernos e do seu material escolar: começar a escrever na linha, ir mudando de cor ao escrever e sublinhar o mais importante.

6. Facilitam a coordenação olho-mão
Os puzzles são dos principais aliados nesta construção, sendo que a criança tem de ter uma boa coordenação olho-mão para realizar esta tarefa.
A sua coordenação é essencial para competências básicas como copiar coisas escritas do quadro, copiar do caderno para uma folha, responder a um teste recorrendo a um texto, entre muitas outras atividades importantes na escola, mas que começam a ser desenvolvidas já enquanto bebés.

7. Favorecem a capacidade de resolução de problemas
Quando se abre uma caixa de um puzzle e se observam todas as pequenas peças, o cérebro começa a desenvolver estratégias para resolver aquele “problema”.
Estas serão muito úteis quando é apresentada uma nova tarefa na escola, um desafio de matemática, entre outros exemplos.

2 comentários:

  1. Maria do Carmo Belesa09 abril

    Olá Delta espero que esteja tudo bem consigo e o seu filho. Os meus filhos também adoram puzzles mas nunca tinha parado para ler sobre a importância deles. Muito obrigada por este seu post tão informativo.

    Maria do Carmo Belesa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09 abril

    que interessante nao sabia

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!