O bebé permanecer em frente a um ecrã é nocivo para a sua saúde?

Algumas pessoas acreditam que ficar diante de um ecrã do telemóvel, tablet ou televisão é uma forma de distrair a criança para que o adulto possa cozinhar ou fazer o que precisa em casa. Outras acreditam que fazer isso prejudica o desenvolvimento do bebé. Existe um certo e um errado sobre isto?

Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou novas diretrizes sobre quanto tempo as crianças e bebés podem passar diante de ecrãs (se passarem) diariamente. (https://nacoesunidas.org/oms -divuIga-recomendacoes-sobre-uso-de -aparelhos-eletronicos-por-criancas-de-ate-5-anos/).

A OMS recomenda não deixar as crianças de menos de dois anos diante de qualquer tela isso inclui desenhos animados, jogos no telemóvel e filmes infantis. Dos dois aos quatro anos, recomendam apenas uma hora diante do ecrã por dia; embora, quanto menos, melhor.

A OMS tomou essa medida ousada depois que algumas pesquisas sugeriram que o tempo sedentário diante dos ecrãs está vinculado à obesidade, problemas no movimento, nas habilidades cognitivas e no bem-estar físico das crianças.

https://www.who.int/news-room/detail /24-04-2019-to-grow-up-healthy-children -need-to-sit-Iess-and-play-more (em inglês).

Por isso, a organização recomenda que o tempo sedentário deve ser dedicado à leitura, aos jogos e à interação com o teu bebé.

Nem todos concordam 
Entretando, o Royal College de Pediatria e Saúde Infantil no Reino Unido contestou as descobertas e não mudou suas próprias diretrizes a respeito (https://www.rcpch .ac.uk/sites/defauIt/flles/2018-12/rcpch _screen_time_guide_-_fmal.pdf) texto em inglés.

Eles dizem que nem todo o tempo diante de ecrãs é prejudicial e é preciso encontrar e estipular um limite "seguro". Também dizem que não há provas que respaldem que ficar diante de um ecrã é "nocivo" para a saúde.

Os pais devem saber que o tempo diante do ecrã deve ser controlado, que ele não deve interferir em outros aspectos da vida e só deve ser usado até uma hora antes de dormir. Também aconselham os pais a reflectirem sobre o tempo que eles mesmos ficam diante de ecrãs.

Já a Sociedade Portuguesa de Pediatria sugere "desencorajar, evitar e até proibir a exposição passiva em frente às telas digitais, com exposição aos conteúdos inapropriados de filmes e vídeos, para crianças com menos de 2 anos, principalmente, durante as horas das refeições ou 1-2 h antes de dormir".

Que conselho devo seguir?
Aha! O maior enigma para os pais e mães pela primeira vez. Quando és bombardeada com conselhos divergentes, como saber quais recomendações seguir?
Bem, só tu sabes o que é melhor para o teu bebé e para a tua família. Não há dúvidas de que o bebé entrará em contato com tablets e dispositivos electrónicos, mas é importante que ele também faça outras atividades e que o tempo diante do ecrã não cause um atraso nas outras atividades.

Podes considerar o tempo diante de ecrãs como um último recurso (quando estás desesperada e precisas de dez minutos para as atividades domésticas ou se a criança está doente, por exemplo) ou algo a ser usado somente para programas educativos (existem muitas opções instrutivas e divertidas). Ou por outro lado, podes proibir totalmente ou permitir um tempo controlado por dia.
Pais e mães devem estar ao lado das crianças enquanto elas assistem algo para ajudá-Ias a entender o que estão a ver e aplicar ao que aprendem ao mundo ao seu redor.
No final de contas, és tu e o pai/mãe quem faz as regras e decide o que é melhor para a tua família!

2 comentários:

  1. Joana Filipa02 setembro

    Muito bom este artigo Delta

    ResponderEliminar
  2. Alice Salazar02 setembro

    Oi delta amo os seus posts de maternidade seu blog é maravilhoso mesmo

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!