Ler encoraja o desenvolvimento linguístico

Ler continua a ser uma das formas mais importantes de ajudar a construir o cérebro do teu bebé e estimular o desenvolvimento linguístico. 

O teu bebé é capaz de concentrar-se por mais tempo e interagir mais com o que está a ler. Usa diferentes vozes enquanto estiveres a narrar, faz expressões faciais de acordo com o que está a acontecer na história, para e faz perguntas ao teu bebé, aponta ilustrações interessantes ou engraçadas.

Livros com texturas nas ilustrações podem criar uma atividade interativa, e aqueles com pop-ups são divertidos nesta idade. Pondera em criar um álbum para o teu bebé com fotos de pessoas da tua família.

O teu bebé está a prestar atenção ao que fazes enquanto lês. Passa o dedo sobre as palavras que lês, para que o bebé comece a associar as formas na página com as palavras que estás a dizer. Ensina o teu bebé a virar as páginas com a mão e aponta para as palavras que estás a dizer. Não fiques surpresa se o bebé começar a repetir as palavras emitindo sons parecidos ao que estás a dizer, nem se o livro acabar na boca do bebé de vez em quando (principalmente se um dentinho estiver a nascer!). Procura por livros de pano ou vinil, capazes de Iidar com este manuseio.

Livros de papelão duros são mais resistentes que os de papel. Mantem-nos numa cesta ou numa prateleira baixa para que o bebé possa brincar com eles e manuseá-Ios. Especialistas acreditam que esta é uma das melhores formas de ajudar o bebé a tornar-se uma criança que gosta de ler.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!