5 tarefas domésticas que o teu bebé irá adorar

O teu bebé ainda não tem idade para fazer a parte dele nas tarefas domésticas. Mas não desanimes, mas daqui alguns anos, ele vai estar a pedir para lavar os pratos (mesmo que tenhas de lavar novamente depois); para colocar a roupa na máquina (e, quando ele não estiver a olhar, vais ter que tirar aquela meia vermelha do meio das roupas brancas - lol); e para molhar as plantas (enquanto rezas para que elas não encharquem).
Enquanto isso, ele só vai servir de companhia enquanto limpas a casa.


A ideia de fazeres o trabalho doméstico enquanto cuidas do bebé pode parecer impossível, mas ele vai adorar participar de várias coisas, acredita. Aqui estão cinco afazeres domésticos que o teu bebé vai adorar:

1. Separar a roupa para lavar
Que chato, não? Nada disso! O cesto de roupa suja é a caverna do Aladdin, cheia de cores, texturas e formas maravilhosas. O teu bebé ama o cesto de roupa suja. Ele vai entrar nele e mandar as roupas para fora e de seguida colocá-las dentro do cesto de novo. Sem dúvida, isso vai atrasar o teu trabalho, mas vai servir para tirar umas fotos muito fofas e criar lembranças divertidas. Para aproveitar ao máximo esta oportunidade, fala com o bebé sobre as cores, formas e tipos de roupa enquanto tu as separas. Lembra-te que quanto mais palavras o teu bebé ouvir durante o dia, mais oportunidades ele tem de desenvolver as habilidades linguísticas.

2. Sujo de terra
Para alguém que adora sujar-se, ama insetos e gosta de estar ao ar livre, cuidar do jardim é a forma perfeita de passar a tarde. Assegura-te de que o bebé está a utilizar proteção solar adequada e roupas apropriadas para sujar-se (a terra pode não sair fácil com uma lavagem, por mais que esfregues). Se for um dia quente, coloca o bebé na sombra para evitar a luz direta. O teu bebé vai adorar explorar aromas, texturas e objetos diferentes no jardim. Se lhe deres uma pazinha, ele pode até ajudar a cavar. Porém, fica de olho para que ele não coloque terra na boca.

3. Brincar de empregado(a) doméstico(a)

O teu bebé não vai ajudar muito na hora de limpar as janelas ou de tirar as teias de aranha do teto, mas isso não significa que ele não possa ajudar na limpeza. Se for dia de limpezas, pede ajuda para o bebé. Dá-lhe um pano limpo para ele brincar de limpar o chão, incentivá-lo a pegar no cabo do aspirador, mantendo-o assim perto de ti. Não te esqueças de deixá-Io longe de qualquer produto químico que estiveres a utilizar. 

4. Bebé ajudante de cozinha Os bebés não são famosos pelas suas habilidades culinárias, mas isso não significa que eles não saibam desenrascar-se na cozinha. Ajuda o bebé a começar bem na vida incentivando-o a participar na preparação das refeições da família. Embora ainda não possa usar muitos utensílios, ele pode passar os legumes para ti ou ajudar a escolher uma receita num livro de culinária. Durante o processo, conversa com ele sobre o que estás a fazer, o nome dos utensílios, cores dos alimentos, etc. Não te esqueças de colocá-Io num lugar seguro, longe de facas afiadas ou do forno quente. 

5. Cuidar do animal de estimação 
Se tiveres algum animalzinho de estimação, o bebé pode ajudar a cuidar dele. Podes começar por ensinar o bebé a tratar o animalzinho da família com compaixão e gentileza tendo-te como modelo. O bebé pode acompanhar-te quando sais para levar o cão para passear ou pode ajudar a alimentá-lo.
Á medida que o teu bebé vai crescendo, vai poder participar em mais coisas. Mas, por enquanto, até as coisas mais básicas podem ser divertidas. Não tires o olho do bebé enquanto ele está perto dos animaizinhos. Lembra-te que o bebé ainda não sabe qual é a maneira certa de agir com os animais. Então, és tu quem deve garantir a segurança tanto dele quanto dos animais. 

5 comentários:

  1. Diana Brito04 agosto

    Olá querida Delta,
    Tenho adorado acompanhar todos estes guias. Vou colocar em prática. Beijoca

    ResponderEliminar
  2. Filipe Borges04 agosto

    Como pai divorciado tenho tentado trazer atividades novas sempre que estou com o meu filho e sem dúvida que tens sido uma grande ajuda. Mandei te um e-mail a pedir aconselhamento de nutrição porque agora que sou eu a cozinhar quero mudar os meus hábitos.
    Filipe Borges

    ResponderEliminar
  3. Liliana Fonseca04 agosto

    O melhor blog para seguir sobre maternidade é o teu. Super leve de ler e colocar em prática. Continuo a preferir ler posts a ver vídeos. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adriana Fonseca04 agosto

    Delta já pensaste em criar podcast? Tu és uma mãe tão especial, preocupada e meiga com o teu bebé. Sempre ponderada e muito criativa. Adoro seguir-te, pensa nisso. ��

    ResponderEliminar
  5. Amarílis Lopes04 agosto

    Oi Delta meu bebê ama cuidar do cachorro e eu amo que ele o faça. Irei colocar suas dicas em prática com certeza. Um beijo guria

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!