GRÉCIA | Atenas


Se nunca estiveste em Atenas, este é um dos lugares favoritos do planeta - não há muitos entre eles. É a capital da Grécia, é claro, mas também muito mais: o lar de alguns dos artefactos culturais mais valorizados do mundo, o paraíso dos apreciadores de comida e uma cidade contemporânea que nunca se contentou em apenas reviver seus dias de glória.

Curiosidade:
Atenas é a capital mais antiga da Europa.

Athens, Greece
N 37.98° / E 23.72°





QUANDO VISITAR
Mês de Março
Vence o calor e as multidões ao optares por visitar Atenas no auge da primavera. O Dia da Independência da Grécia é a 25 de Março e é uma ocasião alegre marcada por desfiles e comida especialmente deliciosa (experimenta o bakaliaro skordalia, um bacalhau panado servido com molho de alho). E quem visitar em Abril pode vivenciar a Semana Santa, uma celebração da Páscoa que dura uma semana.


Mount Lycabettus | @taimklavs

Para onde vão os lobos
Para uma vista ainda mais deslumbrante de Atenas, sobe até o Mount Lycabettus a pé ou de funicular. (O primeiro é mais uma caminhada, mas o último passa por um túnel que é consideravelmente menos pitoresco.) Com um nome que significa “para onde vão os lobos” quando chegares ao topo encontras mais coisas para fazer do que simplesmente apreciar a vista - há também um teatro, um restaurante e a Capela de São Jorge — outra parada obrigatória numa cidade repleta deles.


Stavros Niarchos Foundation Cultural Center | @george_komvokis

Ver para crer
Depois de visitares as partes mais antigas de Atenas, experimenta algo totalmente moderno: o Museum of Illusions. Embora a maioria das suas atrações sejam da variedade óptica, o espaço também é totalmente experiencial e permite muito mais do que simplesmente observar fenómenos visuais. Podes ver de perto o túnel de vórtice, a ilusão da cadeira, a sala antigravidade e outras exposições que alteram a perspectiva. Para expandir ainda mais a tua percepção, visita o Stavros Niarchos Foundation Cultural Center – a Biblioteca Nacional da Grécia e a Ópera Nacional Grega o chamam de lar.  


Acropolis - Parthenon, Athens, Greece | @nathan_jermy

Alta Cidade
Só porque é óbvio, não significa que não devas dizé-lo: a Acropolis é uma das janelas vitais do mundo para o passado e uma atração absolutamente imperdível em Atenas. A antiga estrutura, que tem sido tudo, desde uma cidadela e centro religioso até a casa mítica dos deuses gregos, tem vista para a cidade a partir do glorioso ponto de vista de uma colina de calcário. O Partenon é talvez o mais famoso dos seus templos, embora esteja longe de ser o único que vale a pena ver - visitar o que resta do Erecteum, dos Propileus e do Templo de Atena Nike faz com que a história pareça viva de uma forma única. E já agora, vai até o Acropolis Museum para aprender mais sobre a “Cidade Alta”.  


Monastiraki | @amberstorie

Bugigangas, guloseimas e muito mais
Em algum lugar entre um mercado pequenino e uma verdadeira praça comercial, Monastiraki é também um dos locais mais animados da cidade. Há muito que é um favorito entre os habitantes locais e visitantes pela sua energia movimentada, especialmente nas suas duas ruas principais: Pandrossou e Adrianou. É lá que encontrarás artistas de rua, arquitetura neoclássica, bugigangas, guloseimas e todo tipo de comida de rua.  


@kirstenwendlandt

DESCOBERTAS DA KIRSTEN
@kirstenwendlandt
“É incrível pensar que ainda hoje podemos observar pessoalmente algo tão histórico e antigo, não achas!? Eu era obcecada pela mitologia grega quando era criança, então visitei Atenas e vi as ruínas antigas foi inacreditável para mim. Ser capaz de ver pessoalmente algo que sonhei quando criança foi verdadeiramente surreal."


Lost Athens | @stefanakis_vasilis

Hora das refeições mediterrâneas
Se ainda não comeste comida grega na Grécia, então realmente comeste comida grega?! Uma refeição no Efcharis pode mudar a sua resposta. Situado em Monastiraki, a poucos passos da Porta de Adriano, oferece todos os clássicos – moussaka, giroscópios e, sim, saladas gregas – preparados com mais elegância e delícia do que provavelmente estás acostumada. Uma experiência mais contemporânea pode ser vivida no Lost Athens, que oferece de tudo, desde ravioli e enguia defumada até tacos de frango e costeletas.


Four Seasons Astir Palace Hotel Athens | Four Seasons Athens

Um hotel para todas as estações
Se é a estética do mármore grego que procuras, não procures mais, InnAthens. A experiência decididamente urbana e atual que oferece contrastará fortemente com as atrações mais importantes da cidade, mas não penses que é inautêntica - o hotel tem uma localização central e é tão grego quanto o queijo feta. Também podes ir para a Riviera e visitar o Four Seasons Astir Palace, onde poderás desfrutar de vistas à beira-mar que parecem algo saído da Ilíada. Possui três praias particulares, oito lugares diferentes para fazer uma refeição e/ou beber, um spa inspirado em Hipócrates e, claro, quartos realmente chiques.  


Athens, Greece | @mattjamesferg


Penteie as ruas
"Atenas, o olho da Grécia, mãe das artes e da eloquência, não irás decepcioná-lo de forma alguma, há algo maravilhoso em cada canto." – @aljapoharc

Vista aérea
"De monumentos antigos a museus de classe mundial e boutiques sofisticadas, Atenas é imperdível para qualquer viajante, amante da gastronomia ou fã de historiadores. Existem ruínas impressionantes, igrejas medievais, comida incrível e vistas magníficas por toda parte da cidade. Durante o dia, deves ver atrações famosas como a Acrópole, a Ágora Antiga e o Partenon, mas não te esqueças de tentar chegar no início do dia para evitar multidões. Quando o pôr do sol chegar, definitivamente, podes ir a um dos muitos bares e restaurantes da cidade para ter um momento absolutamente inesquecível olhando a cidade e para o Mar Egeu." – @mattjamesferg

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!