GEORGIA | Tbilisi

Aqueles que tiveram a sorte de visitar a Geórgia serão os primeiros a enaltecer sua beleza. Rodeada pelas majestosas montanhas do Cáucaso e pelo solitário Mar Negro, esta nação fica entre a fronteira do leste e oeste, e está repleto de tesouros naturais escondidos.

Um passeio por Tbilisi, a capital, parece familiar e ao mesmo tempo estranho. Os toques europeus característicos misturam-se com a influência da Ásia Ocidental – os banhos turcos ficam ao lado de lojas elegantes e cafés artísticos se alinham na rua que leva às igrejas ortodoxas. Você começará a esquecer exatamente onde está, mas apenas ignore esse sentimento e lembre-se: "É Tbilisi".

#RepeteDepoisDeMim:
"Tib-ill-ee-see" (rima com khaleesi). A cidade recebeu o nome da antiga palavra georgiana para "quente", referindo-se às fontes naturais de enxofre que correm abaixo dela.

Tbilisi, Georgia
N 41.72° / E 44.83°

Quando Visitar
Março a Junho e Setembro a Novembro
O clima em Tbilisi é ameno e temperado durante todo o ano. No entanto, as temperaturas no verão podem subir rapidamente e, durante a noite, a cidade é bastante quente e húmida. Os invernos são sem neve e hospedam as maiores celebrações de Tbilisi com o Natal Ortodoxo (celebrado a 7 de janeiro) e Ano Novo (14 de janeiro). Maio é um claro favorito entre os moradores e turistas. Com um clima quente, dias ensolarados e celebrações como o New Wine Festival ou a feira internacional do livro, há muito para ver e fazer durante a curta primavera de Tbilisi.


Old Tbilisi | @s.lovetravel

Um ponto de paragem obrigatório
Nenhuma visita a esta cidade deslumbrante está completa sem passar pelo menos um dia inteiro na Cidade Velha da cidade (Altstadt), um labirinto de ruas inclinadas e arquitetura incrivelmente única. As principais atrações incluem a torre do relógio do teatro de marionetes, a Praça da Liberdade e vários edifícios religiosos impressionantes. Entra numa das igrejas majestosas, como a Catedral de Sioni ou a Catedral de Semba e pode ser que consigas ouvir o canto polifónico georgiano listado pela UNESCO. Tira uma foto do lado de fora da colorida Mesquita de Jumah e encontra outros cantos fotogénicos ao redor de cada prédio em ruínas.

Abanotubani | @aleksey_morozov

Mergulho imperdível
O nome da cidade tem origem nas fontes subterrâneas de enxofre, então parar em Abanotubani, os famosos banhos abobadados, é uma obrigação. Há vários para escolher se desejares um mergulho nas águas quentes, como o luxuoso Gulo's Spa. Se o relaxamento não chegar até ti na forma de banho, atravessa a incrivelmente moderna Ponte da Paz até o Rike Park, onde podes fazer um piquenique ou admirar a fonte de água musical. Procura a cachoeira (queda de água) escondida da cidade descendo o rio em direção a Leghvtakhevi – se estivr calor podes até dar um mergulho na água refrescante.



Experiencia o artesanato local
Encontra a influência oriental de Tbilisi no Meidan Bazaar, uma jóia escondida repleta de arquitetura histórica e artesanato autêntico. Também podes ir até à Ponte Seca, onde o "flea market" diário se instala ao longo da calçada. Qualquer um pode participar, então os artigos exibidos podem ser um sucesso ou um fracasso, de qualquer modo é um ótimo lugar para conheceres artesãos locais. Por fim, se procuras algo mais moderno, não te esqueças do Fabrika, um espaço multiconceito com lojas de roupas e livrarias locais. Procura a loja conceito Chaos para uma experiência única em Tbilisi.


Vistas deslumbrantes
A joia da coroa de Tbilisi é a Fortaleza Narikala, um complexo medieval com vista para a cidade. Guardado pela imponente estátua da Mãe da Geórgia, podes fazer um passeio de teleférico até o topo, apreciando as vistas aéreas da Cidade Velha durante o caminho. Se estiveres disposto a caminhar, vai até o distrito de Betlemi, que é construído na montanha e oferece vários miradouros.

"O mais bonito é o Kartlis Deda com flores, belas vistas e gatinhos fotogénicos." - @48in48europe. Se preferires um pouco mais de aventura, então vai para as montanhas fora da cidade: Gudauri oferece ski de classe mundial (a um preço invejavelmente barato).


Aberto a novas experiências
Não demorará muito para te apaixonares pela culinária georgiana. Claro, podes hesitar na primeira vez que vires alguém quebrar um ovo em cima de um pão e queijo, mas mantém a mente aberta a novas experiências. Por toda a cidade, podes sentar e desfrutar de um banquete georgiano a preços incrivelmente baratos. Dos bolinhos de sopa georgianos (khinkali) ao reconhecível khachapuri (pão e queijo com gema de ovo crua), podes te empanturrar na companhia do típico doce vinho georgiano. Delicia-te com Maspindzelo e Shavi Lomi, ou aprecia as vistas no Restaurante Funicular. Se precisares de uma pausa na comida pesada, senta-te um pouco num dos charmosos cafés de arte, como o Café Leila.


Hotéis para todos os gostos
No extremo barato da Europa, Tbilisi tem várias ótimas opções de estadia. Há um número abundante de pousadas acessíveis em todo o centro histórico, mas se queres a experiência tradicional do hotel, o Rooms Hotel está no topo da lista dos favoritos dos viajantes. Trendy e moderno, este hotel está localizado numa antiga editora e fica perto de todas as principais atrações. Se preferires ficar um pouco afastado do circuito principal, experimenta o Terrace Boutique Hotel, situado na colina de Mtatsminda. Se estiveres a seguir a rota dos hostels, a melhor escolha é a Fabrika, que não só oferece acomodações claras e limpas, mas é um dos melhores lugares para curtir a vida noturna de Tbilisi.


Segurança e língua falada
"Muitas pessoas me perguntaram se Tbilisi é segura. Definitivamente é, tanto quanto qualquer outra capital europeia. Muitas pessoas também pensam que a Geórgia é muçulmana, mas é principalmente ortodoxa, embora, claro - também haja muitos muçulmanos que vivem lá - por isso verás mais igrejas do que mesquitas. O georgiano é uma língua única com seu próprio alfabeto. Mas não te preocupes, eles falam inglês muito bem." - @48in48europe

Para e observa
"Uma das melhores coisas para ver em Tbilisi é encontrada na parte norte da cidade, perto do mar de Tbilisi. Chama-se Chronicle of Georgia em inglês e, pelo que sei, perguntei aos moradores locais que moram ali perto, os georgianos nem têm nome, mas é um monumento enorme que retrata uma cena da vida de Cristo fora do Novo Testamento, além de momentos importantes da história georgiana, como o reinado do rei Tamar (que na verdade era uma mulher, mas ela era tão grande que lhe deram o título de rei)." - @lindsaymeganb


Se vais visitar ou tens dicas sobre este destino, deixa nos comentários!

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!