Desenvolvimento: bebé de 9 meses

Aos nove meses de idade, o teu bebé está a tornar-se uma verdadeira figurinha. Ele sabe o que quer, como um brinquedo preferido, e não se importa de gritar até consegui-lo. O teu pequenino também está a demonstrar cada dia mais a personalidade ímpar dele.

Desenvolvimento social e emocional
Enquanto o teu bebé aprende mais sobre o mundo, ele pode começar a ter mais medo de estranhos. Há alguns meses, ele não se importava de ficar no colo de desconhecidos. Mas, agora, talvez ele comece a chorar ou fique com medo de pessoas que não conhece muito bem.

Comunicação
Se não tiveres ouvido "mamã" ou "papá" ainda, provavelmente ouvirás em breve. O teu pequenino também está a começar a entender o significado de algumas palavras e pode até responder a algumas ordens. Se disseres "vem aqui", por exemplo, pode ser que ele engatinhe na tua direção. Ele também pode responder ao próprio nome e usar os dedos para apontar para os objetos.

Habilidades motoras
Bebés desta idade costumam ser capazes de levantar-se apoiando-se nas coisas. Não te surpreendas se um dia entrares no quarto dele e encontrás-lo de pé no berço. Ele também pode continuar a andar apoiado nos móveis.

Muitos bebés de nove meses engatinham. Na verdade, ele já pode estar a ficar especialista em engatinhar, e talvez consiga até subir as escadas. Mas lembra-te de que ele provavelmente começará a subir antes de aprender a descer em segurança. Supervisiona sempre a subida, para que ele não caia da escada.

Embora aqueles sapatinhos adoráveis da loja sejam tentadores, o teu bebé não precisará deles enquanto não começar a andar. Aprender a andar descalço é mais fácil. Além disso, ficar descalço ajuda o bebé a desenvolver os músculos dos pés.

Além da coordenação motora geral, a coordenação motora fina de teu bebé de nove meses também está a melhor. Ele já deve ser capaz de pegar pequenos objetos com ainda mais maestria que no mês passado. Ele também consegue coordenar melhor os movimentos das mãos, o que é muito útil na hora de comer sozinho ou bater com objetos.

Alimentação
Além de papinhas de frutas e legumes, já podes começar a dar pedacinhos de comida para que o teu bebé coma com as mãos. Ele já deve conseguir pegar a comida utilizando o polegar e o dedo indicador.

Corta a comida em pedacinhos pequenos para evitar o risco de asfixia e deixa o teu bebé tentar comer sozinho. Podes dar-lhe pequenos pedaços de banana, de pão ou macarrão do tipo espiral bem cozido, por exemplo.

Se ainda não tiveres experimentado dar um copinho para o teu bebé, talvez agora seja uma boa hora. Aos nove meses, a maioria dos bebés já consegue aprender a usá-lo.

Sono
Quando pensavas que o teu bebé estava a entrar numa boa rotina de sono, as coisas parecem ter mudado. Aos nove meses de idade, alguns bebés já estão prontos para abdicar de uma soneca e podem tirar apenas uma ou duas sonecas por dia.

Quando se trata do sono noturno, ele pode estar a começar a apresentar resistência. Para ele, a hora de dormir significa o fim da hora de brincar, e isso não é divertido. Além disso, a ideia de ficar longe de ti e do pai não o tem agradado muito ultimamente. Continua a seguir a rotina da hora de dormir. Se o teu bebé acordar a chorar no meio da noite, procura dar-lhe alguns minutos para que ele se acalme sozinho e volte a dormir.

0 comentários:

Publicar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!