Sono: pede a ajuda necessária!

Muitos pais têm dificuldade em colocar o bebé a dormir. Mesmo que as coisas estejam indo bem, problemas de sono podem surgir a qualquer momento. Alguns transtornos desenvolvem-se por causa de um distúrbio físico, tal como o refluxo. Já outros devem-se a uma questão emocional que leva o bebé a chorar para chamar o pai ou a mãe no meio da madrugada. Por exemplo, se um bebé de 10 meses de idade acorda repetidamente à noite, mas, fora isso, está bem, ele pode estar a sofrer de ansiedade de separação.

Se estiveres a enfrentar algum problema de sono com o teu bebé e achares que as coisas não andam bem, pede ajuda. O pediatra pode ser de grande utilidade. Ele pode eliminar certos distúrbios, tais como refluxo ou outros transtornos digestivos, e dar sugestões para ajudar o pequenino a relaxar.

Outras mães e pais também podem ser uma mina de informações. Se os teus amigos, vizinhos ou parentes tiverem filhos, recorre ao cérebro deles e descobre o que fizeram para ajudar os bebés a dormirem, acredita que podem dar ótimas dicas e pode valer a pena testá-las!

Também é essencial que os pais unam forças quando o bebé tem dificuldade para dormir. Se o teu filho não está a dormir bem, vocês também não devem estar. É natural ficar um pouco irritado(a) neste período. Procura manter o foco no problema e fazer um esforço conjunto com o(a) seu(sua) parceiro(a) para superarem esta fase. Quando ambos estão em sintonia e se apoiam, as coisas ficam mais fáceis.

Tenta ver por outro ângulo
Ter um bebé é maravilhoso, mas também traz muitas mudanças. Algumas delas significam novos desafios. O sono é uma necessidade humana básica, e a falta dele pode afetar outras áreas da tua vida. É importante fazer o máximo para obter o descanso de que tanto precisas.

Provavelmente já ouviste isto antes, mas procura dormir quando o teu bebé estiver a dormir. Por exemplo, quando ele estiver a dormir o sono da tarde em vez de arrumar a casa ou abrir o e-mail, considera dormires um pouco, por vezes uma hora é suficiente para recuperar energias e manter o foco.

Outra coisa útil é tentar ver os fatos por outro ângulo. Esta época da tua vida é preciosa. Naquelas noites em que tropeçares de sono até o quarto do bebé, lembra-te de que ele nem sempre precisará de um abraço teu no meio da madrugada. Portanto, aproveita este momento! O tempo passa muito rápido. Um dia, aquele teu bebezinho será um adolescente, e terás de lidar com um monte de novos problemas.

0 comentários:

Publicar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!