Como cuidar do coto umbilical

Coto umbilical
Quando o bebé nasce, o cordão umbilical é pinçado e cortado rente ao corpo dele num procedimento indolor, deixando um coto.

Dobra a fralda do bebé abaixo do coto, para que ele fique exposto ao ar e não entre em contato com a urina. Evita mergulhar a zona, no banho de banheira por exemplo, enquanto o coto não tiver caído.

Mantém o coto o mais limpo e seco possível até ele secar completamente e cair, o que normalmente leva entre 10 e 21 dias. Ele dará lugar a um umbigo levemente sem pele, que pode levar mais alguns dias até sarar completamente. (Quando o coto cair, podes notar um pouco de sangue na fralda, o que é normal.)

Nos dias mais quentes, aconselho vestir o recém-nascido apenas com uma fralda e uma camisola solta, para que o ar circule e ajude no processo de cicatrização. Evita vestir o bebé com roupas muito apertadas até o coto cair.

Pergunta ao teu médico se ele recomenda desinfetar o coto umbilical. A maioria já não recomenda, pois pesquisas mostram que o coto cicatriza mais rápido sem isso (no entanto se não verificares progressos na secagem, pondera desinfetar). Para manter o coto umbilical limpo, basta dar banho de esponja no bebé.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!