Quando o choro é considerado normal?

É difícil definir uma quantidade "normal" de choro, pois todos os bebés choram. Na verdade, alguns especialistas estimam que recém-nascidos choram em média uma hora e meia por dia, e que aumente para três horas por dia por volta das 6 semanas de vida. E essas são apenas estimativas, o que significa que variações de aproximadamente uma ou duas horas podem perfeitamente ocorrer.

No entanto, há tipos de choro que definitivamente não são normais. Como reconhecê-los e o que fazer se considerares que o teu bebé está a chorar muito?
Se tens um bebé que chora bastante, provavelmente já ouviste de um amigo ou parente bem-intencionado que ele pode estar com cólicas. Bebés com cólicas tendem a chorar mais à noite, começam a chorar sem aviso nem motivo e resistem a qualquer reconforto quando tentas consolá-los. Eles também choram durante longos períodos e contraem o rosto com frequência como se estivessem com dor.

Antigamente, os especialistas consideravam que os bebés que sofriam de cólicas tinham problemas abdominais, mas atualmente... os especialistas não têm tanta certeza disso. Na verdade, alguns acreditam até que as cólicas são normais, pelo menos em termos do que é considerado normal em bebé que passam por isso.
A boa notícia é que as cólicas diminuem com o tempo. Mas como saber se o bebé está a sofrer de cólicas ou com dores? A resposta é que nunca deves hesitar em consultar um pediatra se estiveres preocupada se o teu bebé está a chorar mais do que o "normal". Às vezes, o bebé tem reação a comidas que ingeres enquanto estás a amamentar ou à composição do leite em pó – e isso pode realmente contribuir para causar muita dor, bem como ainda mais choro. Portanto, confia na tua intuição e não tenhas medo de pedir orientação médica se estiveres preocupada. Ainda assim, podes perceber que tudo o que o teu bebé está a sentir, está dentro dos padrões normais – mas, pelo menos, ficarás com a consciência tranquila depois de obteres uma confirmação oficial de que ele está bem.

Se o teu bebé estiver a chorar mais do que o costume ou se o choro for agudo, entra em contato com o teu médico. Como mencionado em outros posts, tu conheces o comportamento do teu bebé melhor do que qualquer um. Portanto, se notares algo estranho, tal como um lamento fraco, gemido ou um tipo de choro diferente, ou se tiveres a impressão de que o pequenino está com dor, não hesites em entrar em contato com o pediatra. Um súbito grito estridente, seguido por um breve silêncio e depois mais choro, também pode indicar dor.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!