Como saber se o bebé está a mamar o suficiente

Como saber se o bebé está a mamar o suficiente?
A primeira regra da amamentação é observares o teu bebé, e não o relógio. Impor um horário ao bebé pode prejudicar a tua produção de leite. Ao contrário, se deixares o bebé determinar a frequência e duração das mamadas (em vez de deixar o relógio ditar essas regras), o bebé irá mamar leite suficiente, e a tua produção permanecerá alta. Quando o bebé adormecer ou passar a sugar mais devagar ou largar o seio sozinho, troca de lado. Se ele ainda estiver com fome, vai mamar mais,mas se ele não mamar, oferece primeiro o outro seio na próxima mamada.

Sinais que indicam que o bebé está a mamar o suficiente:
O recém-nascido mama 8-12 vezes em 24 horas
O bebé evacua pelo menos 3 vezes por dia após o quarto dia de vida
A evacuação do bebé muda de cor, indo do preto ao verde e depois ao amarelo à medida que o teu leite descer (e as fezes devem ficar amarelas após o quarto dia de vida)
•O bebé deve deixar 5-6 fraldas bastante molhadas por dia após o quarto dia de vida
•O bebé ganha 110-200 gramas por semana após recuperar o peso do nascimento (geralmente por volta dos 10-14 dias)
Todos os bebés têm dias em que mamam com mais frequência, e alguns bebés gostam de concentrar as mamadas (mamar a cada hora durante algumas horas). Estes comportamentos são normais, fazem parte da amamentação e não indicam que algo esteja errado.

O hormonio prolactina produz o teu leite. Se deres o peito mais vezes, o nível de prolactina continua elevado e também pode atingir um nível mais alto. Se apresentar um nível mais alto, terás mais leite, e o bebé ganhará peso mais facilmente. Portanto, é importante amamentar várias vezes e durante pouco tempo, em vez de fazê-lo com menor frequência e com mamadas demoradas. Se amamentares com menor frequência – e, por conseguinte, ofereceres mamadas mais demoradas –o teu nível de prolactina ficará mais baixo. Portanto, o ideal é amamentar frequentemente, isto é, 8-10 vezes em 24 horas, durante cerca de 15-45 minutos por mamada.

O peso do teu bebé
Bebés que mamam no peito costumam ganhar peso rapidamente durante os seis primeiros meses e mais lentamente a partir daí.
Alguns bebés perdem um pouco de peso nos primeiros dias. A perda de até 10% do peso do nascimento é considerada normal. Se o teu bebé perder acima de 10% do peso do nascimento, a amamentação deverá ser avaliada com atenção para certificares-te de que o bebé está a ingerir leite suficiente. A maioria dos bebés recupera o peso do nascimento por volta dos 10-14 dias (embora alguns possam levar até 21 dias).

Será que a minha produção de leite está baixa?
Primeiro, precisas determinar se a tua produção está realmente baixa. O teu bebé está a mamar com frequência, a molhar e sujar muitas fraldas e a ganhar peso? Ouves deglutições regulares durante uma mamada e o teu bebé parece satisfeito depois? O teu bebé está a atingir marcos de desenvolvimento? Então a tua produção de leite está adequada ao teu bebé.

Por volta dos 7-10 dias após o parto, muitas mães notam uma diminuição do inchaço nos seios. É uma alteração normal, e não uma indicação de que "perdeste leite". Da mesma forma, 4-6 semanas após o parto, a produção de leite ficará constante, adequando-se perfeitamente às necessidades do bebé. Além disso, o pequenino pode passar por picos de crescimento por volta da terceira, sexta e nona semana e do terceiro, sexto e nono mês. Ele pode querer mamar com mais frequência durante alguns dias durante essas fases para estimular a tua produção de leite.

Como aumentar a minha produção de leite?
Tirar leite é o segredo para aumentar a tua produção. Se achas que a tua produção está realmente baixa, as medidas a seguir podem ajudar:

Certifica-te de que o bebé está a ingerir leite
•Amamenta com maior frequência
Troca de seio durante cada mamada
Evita mamadeiras e chupetas (exceto devido a razões médicas) – satisfaz todas as necessidades de sucção do bebė no seio
Acrescenta a extração de leite à tua rotina ao longo do dia – podes bombear durante 5-10 minutos após cada mamada ou encontrar alguns momentos por dia para realizar um bombeamento mais demorado
Acorda para amamentar ou bombear leite pelo menos uma ou duas vezes durante a noite

•Em último caso pondera galactogogo – uma substância que favorece a secreção láctea –além de amamentar ou bombear leite com maior frequência
•Conversar com um conselheiro em amamentação ou consultor em lactação bem informado pode ser essencial quando estiveres focada em aumentar a produção de leite. Ele pode ajudar-te  adeterminar a origem da tua baixa produção e dar mais sugestões para aumentar a quantidade de leite que estás a produzir.


Mitos sobre a produção de leite
Vê abaixo alguns mitos comuns sobre a produção de leite materno:
•“Tem a ver com o tamanho dos seios.” Não, nada a ver. A proporção de tecido adiposo e glandular e a quantidade e tamanho dos dutos de leite não estão associados à produção de leite.
•“Não estou a beber líquidos suficientes.” Segundo os especialistas, embora devas hidratar-te, a produção de leite não é afetada se ingerires menos líquidos. Neste caso ficarás com sede durante a mamada por causa da liberação de ocitocina e pelo fato de um hormónio antidiurético (rim) estar ativo enquanto amamentas.
•“Estou a trabalhar demasiado e não estou  oa descansar o suficiente.” O descanso não está diretamente ligadoa uma produção maior de leite. Se não estás a produzir leite suficiente, normalmente é porque o bebé não está a mamar a cada 2-3 horas ou porque a pega não está correta. Conversa com um especialista em amamentação e mantém um contato pele a pele com o teu bebé na maior parte do tempo.
•“Estou stressada/tensa.” Felizmente, isso não exerce nenhum impacto na quantidade de leite que produzes. O stresse pode alterar o teu comportamento ou então o bebé pode sentir a tua tensão e mamar menos, o que, por sua vez, leva a uma produção de leite menor. Respira profundamente e concentra-te, acredita qur pode ser muito útil nos primeiros meses com o bebé.

5 comentários:

  1. Marta Semedo06 abril

    Estou a adorar este mês dedicado ao bebé, não perco um post. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ana Carolina Lopes06 abril

    Olá Delta, parabéns pela iniciativa. No meu caso eu tenho imenso medo de o meu leite não ser suficiente para a minha filha, mas desde que tenho lido os teus posts e falado contigo isso dá-me força para acreditar em mim. Obrigada ��

    ResponderEliminar
  3. Joana Lima06 abril

    Podes continuar com os posts diários para sempre? Pode não ser sobre maternidade {incluindo tb claro} mas sobre tudo o que falas aqui eu gosto e leio tudo. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi não conhecia seu blogue mas já tornei fã

    ResponderEliminar
  5. Liona Gert06 abril

    Amazing posts Delta

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!