Bomba de extração de leite

Extração de leite materno através de bomba
Muitas mães mal podem esperar para começar a extrair o leite, mas geralmente recomenda-se aguardar o bebé completar um mês de vida. Porquê? Porque, quando passas a bombear, a tua produção de leite fica confusa. Podes não ter leite suficiente para a próxima mamada ou, de repente, acabar por ficar com leite demais nos seios (devendo aqui ser utilizada a bomba para extrair o leite necessário para conforto). O bombeamento precisa ser iniciado com cuidado e ser ajustado todos os dias.

Por que bombear ou tirar o leite
1) O bebé não está a ganhar peso suficiente
Se o médico disser que a tua produção de leite precisa aumentar, está na hora de bombear. Alguns bebés não conseguem sugar todo o leite por terem nascido prematuros ou com baixo peso e por isso precisam receber mais leite. Neste caso, deves bombear o leite diariamente após cada mamada durante apenas 5 minutos. A isto chama-se “power-pumping” (bombeamento de leite até esvaziar a mama) e ajuda a aumentar a produção de leite. Podes misturar doses de leite retiradas no mesmo dia, num único saquinho de armazenamento ou no biberão, não esquecendo de colocar a data no recipiente.

Após cada mamada ou de duas em duas mamadas, dá ao teu tesouro o leite bombeado, para isso utiliza uma colherzinha ou copinho. Procura não dar biberão até o bebé completar um mês de vida - isto porque ele pode não querer mais pegar o peito. Ficar aconchegado no seio traz muitos benefícios: a circulação sanguínea e a respiração do bebé melhoram no contato pele a pele, células da boca do anjinho entram no teu seio e modificam o leite materno de acordo com as necessidades dele durante a mamada, e os dutos ao redor do teu mamilo criam anticorpos que protegem o pequenino.

2) Os teus mamilos estão muito doridos
Se não estiveres a conseguir colocar o bebé no peito por causa de dor no mamilo, podes bombear o leite e alimentá-lo usando um copinho ou colherzinha. Conversa com um consultor em lactação para verificar a pega do bebé. Além disso, utiliza um creme à base de lanolina e umas conchas de amamentação, que irão ajudar na recuperação rápida.

3) Não estás autorizada a amamentar
Se tiveres uma infecção como a hepatite, uma lesão sifilítica ou HIV, não serás autorizada a amamentar o teu bebé. Neste caso, podes procurar bancos de leite, que existem na maioria dos países. A OMS recomenda informares-te se bancos de leite estão disponíveis antes de optares pelo leite em pó, o qual possui apenas 40 ingredientes, ao passo que o leite materno tem mais de 200. Além disso, o leite em pó é feito à base de leite de vaca, que alguns bebés não toleram.

Como escolher uma bomba de extração de leite
Aspectos a levar em consideração antes de comprar uma bombinha:
Quanto dinheiro podes gastar para adquiri-laCom que frequência pretendes usá-laQual é a idade do seu bebé/quanto leite vais bombearO quão acessível e portátil a bombinha precisa ser (por exemplo, vais levá-la para o trabalho?)Quais bombinhas as suas amigas usamSe gostarias ou não de alugar uma bomba

Quando tiveres comprado a tua, lê as instruções do fabricante antes de usá-la. A maioria das bombinhas precisa ser esterilizada antes do uso, o que pode levar algumas horas. Se estiveres a utilizar um aparelho alugado, deves ter o teu próprio kit de bombeamento. Não dividas a bombinha com ninguém, a menos que seja no hospital e que os funcionários troquem todos os tubos.
Como começar a extrair leitePede ajuda a alguém quando começares a bombear o leite. O melhor é se uma enfermeira, doula ou consultor em lactação estiver ao teu lado durante o primeiro bombeamento.Começa a espremer um pouco de leite com as mãos. Massaja o seio por alguns minutos.A borda precisa ser do tamanho exato do teu mamilo e ser encaixada na área uniformemente.Começa por experimentar o número menor e vai aumentando aos poucos.Não desanimes se não sair quase nada nas primeiras vezes em que bombeares o leite. O teu corpo precisa de algumas tentativas para reagir a uma demanda maior.Bombear o leite em um seio ao mesmo tempo em que amamenta o bebé no outro é uma estratégia eficiente para muitas mulheres.Relaxa enquanto estiveres a bombear o leite, não fiques a observar constantemente para ver se o leite está a sair. Técnicas de visualização podem ser úteis: por exemplo, imaginar uma cachoeira, ou colocar uma música com imagem de uma paisagem relaxante. Estudos mostram que isso pode aumentar o fluxo de leite em 40%.No primeiro dia, tira leite bombeando durante 5 minutos após cada mamada (“power pumping”). Isso aumentará os teus níveis de prolactina (a prolactina produz leite materno).

Como armazenar e usar o leite materno bombeado
Se pretendes dar o leite ao bebé nas próximas quatro horas, podes deixá-lo fora do frigorífico e oferecê-lo ao pequenino em temperatura ambiente. Senão, podes refrigerá-lo no máximo quatro dias e, se até então não o tiveres usado, congelá-lo.

A translactação
Mesmo que estejas a bombear leite, também existem ótimas táticas para colocar o bebé no peito. Uma delas é amarrar no teu ombro uma garrafinha de leite com um tubinho que vai até à boca do bebé, com isto, ele suga o mamilo, mas também toma leite através do tubinho.

Como dar leite materno bombeado ao bebé
Primeiro, dá preferência em alimentá-lo com copinho, em vez de biberão. Não existe bico de biberão que seja igual ao mamilo. Bebés que tomam biberão (com leite artificial ou materno) podem deixar de autorregular a sua ingestão corretamente, o que contribui para causar obesidade mais tarde. O uso do copinho é tão fácil quanto o método de biberão e pode ser feito tanto pela mãe quanto pelo pai.

Benefícios da alimentação com copinho:
A alimentação com copinho é a suplementação aconselhada pela OMS/UNICEF. O copinho tem baixo custo, não precisa ser constantemente esterilizado, e os bebés tomam o leite tão rápido quanto com o biberão.A frequência cardíaca dos bebés aumenta menos do que com o biberão.O teu bebé pode alimentar-se no seu próprio ritmo.Ele beneficia de uma melhor oxigenação.Se o anjinho tiver nascido prematuramente, a alimentação com copinho pode aumentar as chances de uma boa amamentação no futuro.

5 comentários:

  1. Marta Soares10 abril

    Olá Delta o conteúdo especial que criaste está fantástico. Parabéns a sério beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Lili Alberto10 abril

    Está previsto o meu parto para daqui a 2 semanas e estou a adorar os teus posts sobre o início do mundo dos bebés. Vou com certeza guiar-me nas tuas dicas e nestes guias fantásticos. Beijo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10 abril

    O melhor conteúdo de sempre

    ResponderEliminar
  4. Vanessa Lima10 abril

    Oi delta..os meus parabéns seu blog é maravilhoso. Seguindo!!!

    ResponderEliminar
  5. Anne Philips10 abril

    Hi Delta
    I found your post because I am also experiencing leaking and was trying to figure out what I'm doing wrong! I contacted Elvie customer care and after some troubleshooting they thought it was the fact that I'd been steam sterilizing the parts in my Baby Brezza as they said there have been issues with steam sterilization, so they sent me new breast shields earlier this week and since then I've stopped using the Brezza and have only been sterilizing them in boiled water. Just this afternoon at the office I've had another leak with the new and never steam sterilized breast shields. I'm pretty bummed about it bc I have the double pump which I've obviously paid a good amount of money to be able to use in the workplace, but also it's the only pump I've ever used and the trouble it will take me to switch to a new routine I'm not sure is worth it. Next time I will attempt to use them without the extenders and perhaps that will help. I'll keep trying for now, but ultimately if I can't solve this issue I suppose I'll have to switch to my back-up Spectra pump which I've never used and I'm sure will not be as convenient of a setup at work as the Elvie. Being a breastfeeding working first-time mom is hard enough without having to worry about walking around all day with the milk that you were supposed to be providing to your baby spoiling
    Thanks for this post

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!