Sobre a amamentação

Parabéns pelo nascimento do teu bebé! Sabemos que estás cansada e que provavelmente estás em êxtase a admirar o teu bebé neste exato momento. Gostarias de amamentar, o que é uma notícia maravilhosa, já que a amamentação é a escolha mais saudável tanto para ti quanto para o teu bebé. A OMS e a UNICEF recomendam que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva nos 6 primeiros meses de vida e continuem sendo amamentadas em paralelo de uma alimentação complementar adequada até os 2 anos de idade ou mais. Para amamentar corretamente, é importante começar com o pé direito e não desanimares se as coisas se mostrarem um pouquinho difíceis no início.

As primeiras 48 horas com o teu bebé
Mantém o bebé no teu peito durante as primeiras horas após o nascimento. Coloca o teu bebé no contato pele a pele sempre que possível, de modo que possam conhecer-se um ao outro desta nova maneira. Geralmente, na sua primeira hora de vida, o bebé começa a procurar o mamilo da mãe. Não hesites em pedir ajuda à parteira, doula ou enfermeira para fazer o bebé pegar o peito corretamente. No início, o teu pequenino pode não sugar de imediato ou não fechar a boca em torno do mamilo completamente. Tem paciência, ele vai acabar por aprender. Quando o bebé pegar o peito direitinho, sentirás um leve puxão no mamilo.

O ideal é colocares o pequenino para mamar no peito nas 2 primeiras horas após o parto. Os bebés que sugam o seio nas primeiras 2 horas ingerem uma quantidade de leite significativamente maior no quarto dia de vida do que os que não fazem isso. Depois desse intervalo inicial, tanto tu quanto o bebé ficarão bastante sonolentos, e a amamentação será menos importante nessa hora. Descansa e tenta acordar para amamentar o bebé a cada 3 horas aproximadamente. Tenta amamentar pelo menos 8 vezes nas primeiras 24 horas após o nascimento do bebé. Em geral, é melhor amamentar a cada duas a três horas durante o primeiro mês para manter a produção de leite e ajudar o bebé a ganhar peso.

A pega
Para ajudar o teu bebé a pegar o peito, um contato pele a pele é sempre a melhor opção. Retira as diversas camadas de roupa que o teu bebé estiver a usar para que ele não sinta muito calor durante a mamada. Isso inclui luvas, já que o bebé massageia o seio com a mãozinha enquanto está a mamar, liberando assim a ocitocina de que precisas para produzir leite. O bebé deve pegar o peito "assimetricamente" ou "com o nariz contra o mamilo", de modo que precise subir um pouquinho para introduzir o mamilo na boca, alinhando este último corretamente na garganta. Certifica-te de que o pequenino está a abrir bem a boca e deixa-o abocanhar o mamilo de baixo para cima (pode parecer estranho, mas, na verdade, o teu mamilo deve ficar em frente ao nariz do bebé antes da pega). Basicamente, deves ver grande parte da aréola a aparecer na frente do nariz do bebé, e não na frente do lábio inferior.

Posiciona o corpo do bebé com a barriguinha colada contra a tua ou com o peitinho encostado no teu seio, flexionando o quadril dele em forma de C. Os ombros e o quadril devem estar alinhados, e os braços e as mãos devem ficar em volta do teu seio.

Ouro líquido
Cerca de três dias após o parto, o teu leite vai "descer". Antes disso, o leite materno contém o colostro, que é muito importante nos primeiros dias após o nascimento. O colostro é o principal ingrediente que proporciona ao bebé o seu primeiro sistema imunológico e flora intestinal. Quando o leite desce, isso significa que o seu corpo está a produzir leite maduro. Os sintomas que podes ter incluem seios muito quentes, dor nas mamas, inchaço, calafrios e às vezes febre. Se o bebé não estiver a conseguir pegar direito porque os teus seios estão inchados, aplica um pano quente sobre a região antes de amamentar. Massageia as mamas e espreme um pouco de leite para que elas fiquem mais macias. Após amamentar, podes resfriar os seios com compressas frias. Também poderás utilizar a bomba para retirar leite e aplicar um creme á base de lanolina para prevenir gretas nos seios.

Procura amamentar de forma exclusiva!
O leite em pó altera o pH do bebé durante 6 semanas, tornando-o mais propenso a infecções. O leite materno é o "alimento perfeito" para os bebés, sendo facilmente digerido e fornecendo a melhor composição de nutrientes e anticorpos necessários para eles crescerem. A amamentação permite que o trato gastrointestinal (e sistema imunológico) do teu pequenino se desenvolva e favoreça a saúde, isto é, reduz a incidência de icterícia, alergias, asma, SMSL e cancro infantil. Além disso, a amamentação promove o crescimento e diminui o risco de obesidade mais tarde.

Medicamentos
Quando são usados medicamentos durante o trabalho de parto, incluindo fluidos intravenosos, os bebés perdem mais peso nos primeiros dias pós-parto do que quando a mãe não recebe nenhum medicamento. A explicação é que os ingredientes do leite ficam um pouco diferentes e os bebés nascem com um peso artificialmente mais alto quando a mãe recebe fluidos intravenosos. Se tiveres tomado peridural ou feito cesariana, o teu bebé vai precisar ser observado mais de perto para garantir que seja suficientemente alimentado durante os primeiros dias de vida.

A nicotina e a maioria dos remédios passam diretamente para o leite materno. Conversa com o teu médico sobre quais medicamentos estás autorizada a tomar enquanto amamentas.

Amamentação é diversão e trabalho ao mesmo tempo!
Embora ela exija muito esforço, certamente vais achar a amamentação uma experiência agradável e um momento de cumplicidade com o teu bebé. Lembra-te das dicas a seguir ao longo do caminho:
Dorme quando o teu bebé estiver a dormirAproveita os momentos calmos com o teu bebé e sente orgulho de ti própria por continuares a dar o melhor de ti para produzires leite rico em tudo o que é necessário para ele se desenvolver.Conversa com o teu parceiro para manter uma harmonia em casa e seres paparicada com pequenos gestos de forma a não afetar a relação do casal.Cuida de ti mesma e desfruta desses momentos preciosos com o teu bebé!

2 comentários:

  1. Anne Philips10 abril

    I found your post because I am also experiencing leaking and was trying to figure out what I'm doing wrong! I contacted Elvie customer care and after some troubleshooting they thought it was the fact that I'd been steam sterilizing the parts in my Baby Brezza as they said there have been issues with steam sterilization, so they sent me new breast shields earlier this week and since then I've stopped using the Brezza and have only been sterilizing them in boiled water. Just this afternoon at the office I've had another leak with the new and never steam sterilized breast shields. I'm pretty bummed about it bc I have the double pump which I've obviously paid a good amount of money to be able to use in the workplace, but also it's the only pump I've ever used and the trouble it will take me to switch to a new routine I'm not sure is worth it. Next time I will attempt to use them without the extenders and perhaps that will help. I'll keep trying for now, but ultimately if I can't solve this issue I suppose I'll have to switch to my back-up Spectra pump which I've never used and I'm sure will not be as convenient of a setup at work as the Elvie. Being a breastfeeding working first-time mom is hard enough without having to worry about walking around all day with the milk that you were supposed to be providing to your baby spoiling

    ResponderEliminar
  2. Carla Pereira10 abril

    Que posts incríveis e amando acompanhar seu bebé no insta

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!