Dicas para ajudar o bebé a adormecer e dormir toda a noite

Alguns pais têm bebés que dormem bem desde o início. Já outros, há meses em que não desfrutam de mais de três horas de sono ininterrupto.
Quer o teu bebé tenha dificuldade para dormir frequentemente, quer estejas a lidar com um problema esporádico, há várias coisas que podes fazer para ajudá-lo a pegar no sono.

Muitos pais consideram importante fazer o bebé dormir a noite toda. Porém, quando se trata de bebés, o que significa exatamente "dormir a noite toda"?

Quando pensas na questão, imaginas oito horas de sono tranquilo e ininterrupto. O teu bebé tem uma ideia diferente, dependendo do estágio de desenvolvimento em que estiver. Por exemplo, recém-nascidos costumam dormir e acordar várias vezes ao longo do dia. O horário noturno não significa muito para um bebé com três semanas de vida.

Entretanto, quando o teu pequenino for um pouco maior, o fato de dormir a noite toda pode consistir em períodos de seis a doze horas de sono. Na verdade, nas primeiras vezes em que isso acontecer, provavelmente irás dar um pulinho no quarto do bebé para verificar se está tudo OK.

Deixa o quarto com uma luz menos intensa na hora de levá-lo para a cama. Entrar com o bebé em um quarto bem iluminado à noite, ou acender as luzes no meio da madrugada, não o ajuda a cair nos braços de Morfeu. A baixa luminosidade incita o cérebro a produzir o hormónio melatonina, o qual faz o pequenino penetrar no reino dos sonhos.

Como referido anteriormente em outros posts, também é importante não estimular demais o bebé antes de colocá-lo para dormir. Momentos para brincar são ótimos, e os bebés precisam deles para se desenvolverem, porém, brincadeiras que provocam muita agitação devem ser feitas apenas durante o dia. À noite, prefere atividades calmas. Canta ou conversa baixinho com o bebé para ajudá-lo a relaxar.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!