Como instaurar bons hábitos de sono

O teu bebé precisa de algumas coisas essenciais: alimentos, brincadeiras, sono e amor. Não parece muito complicado, certo? Mas, quando se trata de sono, as coisas nem sempre correm tranquilamente. 

Colocar o bebé para dormir às vezes pode ser um desafio. Das cólicas aos dentinhos a nascer, passando pela ansiedade de separação, há muitas razões pelas quais o teu bebé pode não estar a dormir bem. A boa notícia é que há várias medidas que podes tomar para ajudar o pequenino a instaurar uma boa rotina de sono.

Desenvolver bons hábitos de sono pode ajudar o bebé a adormecer mais facilmente e aproveitar o devido descanso. Bons hábitos de sono também podem prevenir futuras dificuldades para dormir.

Um hábito muito recomendado pelos especialistas consiste em colocar o bebé no berço quando ainda está cansado, e não quando já está a dormir. No entanto, cada bebé é diferente. Aprende a identificar a maneira como o teu bebé costuma agir quando está cansado. Por exemplo, alguns bebés esfregam os olhos, choram ou puxam as orelhas quando estão com sono. O teu bebé também pode ficar emburrado e chatinho quando está cansado. Colocá-lo no berço quando ele está sonolento ajuda-o a adormecer sozinho. E também ensina-o como se acalmar até pegar no sono novamente quando acorda antes da hora.

Colocar o bebé para dormir ou descansar mais ou menos no mesmo horário todos os dias também é uma boa dica. O teu bebé adaptar-se-á melhor a uma rotina se esta for coerente. É claro, a vida é cheia de imprevistos, e às vezes vais precisar alterar algumas coisas. Não fiques angustiada se o bebé pular um sono ou for dormir um pouco mais tarde, simplesmente volta à rotina assim que puderes.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!