A importância de estabelecer uma rotina de sono

Se tiveres lido livros sobre bebés ou conversado com outras mães e pais, talvez tenhas entendido a importância de uma rotina de sono. Um ritual relaxante e consistente no momento de ir para a cama dá ao bebê uma indicação de que está na hora de dormir. Uma rotina no horário de deitar ajuda o pequenino a sossegar e cair no sono.

Uma rotina de sono também é uma ótima maneira de criar um vínculo com o teu bebé. É o momento ideal para relaxar e abraçar o teu pingo de gente. Se fores uma mãe que está a amamentar, mas que em breve terá de voltar ao trabalho, considera em retirares leite para permitires que o papai também coloque o bebé para dormir, e assim ele possa aos poucos habituar-se com outras pessoas. Se o bebé recusar o biberão, pede para o pai assumir o ritual da hora de dormir após a mamada em certas noites.

Embora não precises preocupares-te com uma rotina de sono logo a partir do primeiro dia, até mesmo recém-nascidos podem beneficiar-se com um pouco de estrutura. Rotinas de sono permitem que os bebés aprendam a diferença entre o dia e a noite e estabeleçam o ritmo circadiano deles.

Para ajudar o teu bebé a entender a diferença, interaje com ele ao máximo durante o dia. Deixa a claridade entrar nos quartos. Vai dar um passeio e aproveita um pouco a luz do sol. Todas essas coisas levam o bebé a entender que o momento de ficar acordado é de dia. Ao contrário, na hora de ir para a cama, mantém a casa silenciosa e as luzes fraquinhas. Ensina ao bebé que a noite é para dormir.

Transforma o ritual da hora de dormir em uma rotina que ajude o bebé a relaxar. Podes incluir atividades como banho, massagem, mamada, cantigas de embalar e, é claro, muito carinho. Evita atividades que o deixem muito agitado. Portanto, se o bebé mostrar euforia e tiver dificuldade em adormecer, faz as brincadeiras durante o dia.

Seja qual for a atividade que escolheres, o segredo é ser coerente. Também podes modificar o ritual e realizá-lo antes dos sonos durante o dia. Tem em mente que talvez precises mudar um pouquinho as coisas à medida que o teu bebé for crescendo. Também pode ser necessário proceder por tentativa e erro para determinar quais atividades dão certo com o teu bebé nos diferentes estágios de desenvolvimento.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!