- Senta-te numa posição confortável. Desfruta do momento em que estiveres a segurar o bebé no colo e olha nos olhos dele enquanto estiveres a dar o biberão. A hora do biberão é uma oportunidade de criar um vínculo com o bebé e conhecê-lo melhor.
- Segura o bebé numa posição inclinada na vertical para dar o biberão. Sustenta a cabeça do pequenino, de forma que ele possa respirar e engolir confortavelmente. Passa o bico do biberão nos lábios do bebé e, quando ele abrir bem a boca, deixa-o abocanhá-lo.
- Dá biberão ao bebé com tempo e dá tempo ao bebé para ele mamar com tranquilidade.
- Troca de lado no meio do biberão: isso estimula e desenvolve a visão do bebé, além de impedir que ele passe a preferir um lado só.
- Quando estiveres a dar biberão mantém o bico cheio de leite, senão o bebé engolirá ar. Se o bico ficar achatado quando estiveres a dar biberão, enfia delicadamente um dedo limpo no canto da boca do bebé para interromper a sucção. Se o bico ficar entupido, substitui-o por um outro esterilizado.
- É provável que o bebé precise fazer pausas curtas enquanto toma o biberão e, às vezes, arrotar. Quando ele não quiser mais leite, segura-o em posição vertical e massaja suavemente ou dá tapinhas leves nas costinhas dele para fazê-lo arrotar (pode ser que o arroto seja bem pequeno).
Desde 2012 que mergulhei no universo da produção e gestão de conteúdos digitais, com o blog Beleza Pura, um espaço que se tornou uma verdadeira escola de partilhas, experiências e descobertas. Entre formações e diferentes desafios profissionais, em 2015 dei início a este projeto que desde então, me tem proporcionado uma aprendizagem contínua e uma troca muito enriquecedora com a comunidade que se foi criando em torno dela. Hoje, o meu dia reparte-se entre várias dimensões da vida: ser mãe, esposa, dona de casa, produtora de conteúdos digitais e ao mesmo tempo, abraçar outros projetos profissionais que alimentam a minha curiosidade e criatividade. Tenho uma ligação muito forte às artes e às expressões criativas: seja pela escrita, pelo desenho e ilustração, pela pintura, pelo design, pelo vídeo ou pela fotografia. Mas o meu interesse não se esgota aí: sinto também um apelo genuíno por temas holísticos e de desenvolvimento pessoal, história, saúde e nutrição. Desde cedo que aprendi a ouvir o meu corpo e a dar-lhe prioridade. Esse respeito pelo equilíbrio interior guia-me ainda hoje, através de práticas que fortalecem o meu bem-estar físico, emocional e mental. A natureza e os seus sons, o exercício físico consciente, a alimentação consciente e adaptada às necessidades do meu organismo, bem como o autoconhecimento profundo do corpo... são pilares que cultivo. Acredito que a vida se torna mais leve quando vivida com consciência, criatividade e respeito pelo corpo e pela alma.
0 comments:
Enviar um comentário
Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!