Alguns pais e mães ficam preocupados com a quantidade de leite que o bebé costuma golfar quando arrota. Na maior parte do tempo, as golfadas significam simplesmente que o bebé mamou mais do que o estômago pode conter ou que um pouco de leite ficou por cima de uma bolha de ar que é liberada durante o arroto. Tem em mente que não é somente leite que está a ser golfado – está misturado com muco e saliva. Portanto, quando um bebé dá uma golfada, isso não quer dizer necessariamente que ele está a golfar tudo o que mamou.
Na maior parte do tempo, as golfadas são um problema de roupa suja, e não de saúde. No entanto, se o bebé manifestar algum dos sinais a seguir, talvez seja bom conversar sobre as golfadas com o médico: vomito forte que causa sofrimento ou desconforto no bebé, vomito com sangue ou algo semelhante a borra de café, vomito verde-claro ou amarelo, recusa a mama mais de duas vezes seguidas, ausência de ganho de peso e vomito acompanhado por outros sinais de doença, tais como febre ou dificuldade para respirar.
Desde 2012 que mergulhei no universo da produção e gestão de conteúdos digitais, com o blog Beleza Pura, um espaço que se tornou uma verdadeira escola de partilhas, experiências e descobertas. Entre formações e diferentes desafios profissionais, em 2015 dei início a este projeto que desde então, me tem proporcionado uma aprendizagem contínua e uma troca muito enriquecedora com a comunidade que se foi criando em torno dela. Hoje, o meu dia reparte-se entre várias dimensões da vida: ser mãe, esposa, dona de casa, produtora de conteúdos digitais e ao mesmo tempo, abraçar outros projetos profissionais que alimentam a minha curiosidade e criatividade. Tenho uma ligação muito forte às artes e às expressões criativas: seja pela escrita, pelo desenho e ilustração, pela pintura, pelo design, pelo vídeo ou pela fotografia. Mas o meu interesse não se esgota aí: sinto também um apelo genuíno por temas holísticos e de desenvolvimento pessoal, história, saúde e nutrição. Desde cedo que aprendi a ouvir o meu corpo e a dar-lhe prioridade. Esse respeito pelo equilíbrio interior guia-me ainda hoje, através de práticas que fortalecem o meu bem-estar físico, emocional e mental. A natureza e os seus sons, o exercício físico consciente, a alimentação consciente e adaptada às necessidades do meu organismo, bem como o autoconhecimento profundo do corpo... são pilares que cultivo. Acredito que a vida se torna mais leve quando vivida com consciência, criatividade e respeito pelo corpo e pela alma.



Olá querida Delta, inicialmente eu colocava sempre a minha bebé a arrotar entre mamadas ou trocar de mama... rapidamente percebi que estava a estragar os sonos da minha bebé quando falaste sobre isso no Instagram e a importância de caso eles adormeçam os deixar a dormir e não procurar tentar colocá-los a arrotar. O certo é que desde que faço isso a minha bebé nunca mais passou mal de tanto a acordar. Agora dorme super bem e quando acorda muitas vezes arrota é feito. Obrigada por me ajudares. Beijo enorme
ResponderEliminar