A importância do arrotar

Alguns bebés que são amamentados simplesmente não precisam arrotar muito. Outros, que engolem rápido muito leite no seio, podem precisar ser colocados para arrotar. Algumas mães colocam o bebé para arrotar quando trocam de seio, já outras esperam até perceber que o bebé está incomodado. Ambas as formas estão corretas.

Alguns pais e mães ficam preocupados com a quantidade de leite que o bebé costuma golfar quando arrota. Na maior parte do tempo, as golfadas significam simplesmente que o bebé mamou mais do que o estômago pode conter ou que um pouco de leite ficou por cima de uma bolha de ar que é liberada durante o arroto. Tem em mente que não é somente leite que está a ser golfado – está misturado com muco e saliva. Portanto, quando um bebé dá uma golfada, isso não quer dizer necessariamente que ele está a golfar tudo o que mamou.

Na maior parte do tempo, as golfadas são um problema de roupa suja, e não de saúde. No entanto, se o bebé manifestar algum dos sinais a seguir, talvez seja bom conversar sobre as golfadas com o médico: vomito forte que causa sofrimento ou desconforto no bebé, vomito com sangue ou algo semelhante a borra de café, vomito verde-claro ou amarelo, recusa a mama mais de duas vezes seguidas, ausência de ganho de peso e vomito acompanhado por outros sinais de doença, tais como febre ou dificuldade para respirar.

1 comentário:

  1. Filipa Albuquerque10 abril

    Olá querida Delta, inicialmente eu colocava sempre a minha bebé a arrotar entre mamadas ou trocar de mama... rapidamente percebi que estava a estragar os sonos da minha bebé quando falaste sobre isso no Instagram e a importância de caso eles adormeçam os deixar a dormir e não procurar tentar colocá-los a arrotar. O certo é que desde que faço isso a minha bebé nunca mais passou mal de tanto a acordar. Agora dorme super bem e quando acorda muitas vezes arrota é feito. Obrigada por me ajudares. Beijo enorme

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!