A 4ª semana do recém-nascido

O teu bebé tem quase um mês! Em breve, terás que começar a entreter o teu pequenino. Por agora, tudo se resume a mamar e dormir.

Padrão das mamadas
É provável que comeces a notar que há um padrão a formar-se em torno das mamadas. O teu bebé provavelmente continuará a mamar à noite, ele precisará mamar bastante para ficar satisfeito até o dia seguinte. Mas tu também serás capaz de identificar quando o bebé estiver com fome, precisar trocar a fralda ou sentir cólicas. Podes tentar alimentá-lo por mais tempo à noite para que ele durma mais de madrugada.

Cordão umbilical
O coto já deve ter sarado por esta altura. Poderás observar que o umbigo do bebé agora tem uma forma convexa, mas ele mudará novamente ao longo dos próximos meses e provavelmente será "sugado" para dentro.

Mobilidade
O teu bebé se moverá cada vez mais e ficará mais forte. Você pode notar que ele já é capaz de sustentar melhor a cabeça na hora de arrotar e que tem mais força nas mãos. Alguns bebês também conseguem virar para o lado quando são colocados para dormir. Não coloque nada no berço que possa ficar em contato com o rosto do bebê.

Comunicação
Esta será a maior alegria da sua vida: o primeiro sorriso do seu bebê! Entre 3 e 4 semanas, os bebês começam a sorrir para os pais, o que compensa todas as noites mal dormidas.

Unhas e pele
Você pode notar que as unhas do seu anjinho estão ficando longas: é possível apará-las delicadamente usando uma lixa. Tome muito cuidado com os dedos do bebê ao fazê-lo. As unhas do recém-nascido são muito macias, então é fácil machucar um dedinho sem querer. Se você notar que o bebê está se arranhando apesar das unhas mais curtas, vista-o com luvinhas ou estique as mangas compridas de uma roupinha de modo a cobrir as mãos dele.
A pele dos bebês é muito delicada. Se você der banho no bebê diariamente, certifique-se de que a pele dele aguenta. Às vezes, a pele pode ficar muito seca. Neste caso, dê banho no bebê apenas uma ou duas vezes por semana. A temperatura correta para um recém-nascido é a temperatura corporal. A melhor maneira de descobrir se a temperatura está adequada é verificando-a com seu pulso, e não com a mão. Sua mão está muito mais acostumada às mudanças de temperatura, e você pode achar que a água está muito fria quando, na verdade, está ideal. Deixe uma toalha (aquecida) por perto para que você possa enrolar o bebê assim que tirá-lo da banheira. Os bebês gostam de mamar logo após o banho. Você pode enrolá-lo em uma toalha seca depois de enxugá-lo e amamentá-lo imediatamente com contato pele a pele.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!