Manual de Prevenção Anti-doenças para Crianças

As crianças podem ficar constipadas até cerca de oito vezes por ano e o inverno é a época mais suscetível. Com algumas destas dicas poderás ajudar os mais pequenos na defesa das agressões no tempo frio.

O inverno é a época do ano em que as crianças adoecem mais e ficam mais suscetíveis a possíveis infeções. A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a desidratação e a irritação da mucosa das nossas vias áreas. Além disso, a maior concentração de pessoas em locais fechados e menos arejados irá, nestes meses mais frios, favorecer a transmissão dos vírus. Embora pareça inevitável o aparecimento de constipações nos meses de inverno, criei este pequeno manual de prevenção com dicas e sugestões, que se podem tornar relevantes na melhoria do sistema de defesa dos mais pequenos e essenciais para que toda a família passe a estação mais fria do ano de uma forma tranquila.

A exposição ao frio, à poluição e ao ar condicionado favorece a transmissão de vírus, a desidratação e a irritação da mucosa das vias aéreas.

LAVA BEM AS MÃOS

Levamos as mãos à cara em média cerca de 16 vezes por hora. Sabendo que a boca é uma das principais vias de entrada para os vírus, é importante fazer uma correta higiene das mãos: lava-as com água e sabão durante cerca de 20 segundos, especialmente antes das refeições e após as idas à casa de banho.

NÃO RESPIRES PELA BOCA
Esta é a dica mais valiosa que te posso dar, no fundo, a minha arma secreta para não ficar doente. Se estimulares os mais novos desde cedo a não respirarem pela boca e sim pelo nariz, estará grande parte do processo anti-doenças estabelecido.

MANTÉM A MUCOSA NASAL HIDRATADA
A lavagem nasal diária com soro fisiológico é também uma maneira de remover secreções e manter a mucosa saudável, impedindo a entrada de vírus no organismo. 

RESPONDE AOS PRIMEIROS SINTOMAS 
Em caso de primeiros sintomas de nariz congestionado, poderás optar por uma solução salina com ácido hialurónico. Podes também optar pela utilização de um produto com um jato suave e controlado, para reduzir a congestão nasal, ou um spray descongestionante à base de solução salina sem vasoconstritores. No aparecimento de uma tosse inicial, poderás optar por xaropes à base de plantas, com a adição de vitamina D ou vitamina C ou mesmo com o ingrediente especial como o mel de manuka. Para além disto, beber água...muita água - cerca de 2 litros irá de imediato abrandar qualquer sintoma.

PROMOVE UM DESCANSO NOTURNO ADEQUADO
Uma criança deverá dormir em média entre 8 e 14 horas por cada dia ou por cada período de 24 horas, numa base regular.

Horas de Sono Diárias Recomendadas (incluindo sestas)
1 a 2 anos - 11 a 14 horas
3 a 5 anos - 10 a 13 horas
6 a 12 anos - 9 a 12 horas
13 a 18 anos - 8 a 10 horas~
*DADOS: AMERICAN ACADEMY OF SLEEP MEDICINE (AASM) OFFICIAL CONSENSUS RECOMMENDATIONS

BEBE LÍQUIDOS EM ABUNDÂNCIA 
A hidratação faz com que as secreções nasais sejam mais fluídas, o que permite uma defesa mais eficaz contra os germes. Estimula o reforço de ingestão de água, de sopas, de chás e infusões e/ou de sumos de fruta naturais (sem açúcares adicionados).
FAZ UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM PRODUTOS FRESCOS E COLORIDOS que fornecem compostos antioxidantes. Promove o consumo mínimo de cinco porções de frutas e legumes por dia. Procura frutas e verduras ricas em vitamina C. 

ESTIMULA O SISTEMA DE DEFESA
Destaco as vitaminas C e D e o óleo de fígado de bacalhau (pela sua riqueza em vitamina A e D). Outras opções para a prevenção e ajuda no reforço das defesas são o sabugueiro (Sambucus nigra), que contribui para o suporte da defesa do organismo, e o própolis, uma substância única e nutritiva elaborada pelas abelhas.
NÃO TE ESQUEÇAS DE PROMOVER UMA CORRETA HIDRATAÇÃO DIÁRIA, UMA ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA, UMA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR (evitando o exterior, no caso de existir bloqueio das vias respiratórias nasais) E UM SONO DESCANSADO. ESTES SÃO HÁBITOS QUE MANTÊM UMA RESPOSTA ADEQUADA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO E AJUDAM A AFASTAR O RISCO DO APARECIMENTO DE GRIPES E CONSTIPAÇÕES.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!