A melhor rotina para descontrair antes de dormir

Um sono reparador é essencial para a saúde e bem-estar. Porém, o ritmo de vida acelerado, que caracteriza a sociedade atual, nem sempre permite descomprimir o suficiente, comprometendo um descanso de qualidade. No entanto, há formas de conseguir dormir melhor e acordar com energia “para dar e vender”. CONFERE ESTAS DICAS PARA UMA ROTINA RELAXANTE ANTES DE DORMIR E PASSA A ACORDAR COM MAIS ENERGIA.

JANTA CEDO

Tenta jantar cerca de três horas antes de te deitares, para que o organismo tenha tempo de processar a digestão. Evita refeições pesadas e alimentos estimulantes.

TOMA UMA BEBIDA RELAXANTE
Bebe uma infusão de plantas com propriedades relaxantes como a camomila, a tília, a passiflora ou a valeriana. Em alternativa, experimenta uma bebida vegetal morna, de amêndoa, por exemplo. Saboreia e descontrai. Confere estas duas receitas de bebidas que publiquei recentemente aqui.

NÃO USES TECNOLOGIAS ANTES DE TE DEITARES
A chamada luz azul brilhante, emitida pelos ecrãs dos telemóveis, computadores ou televisões, suprime a melatonina, a hormona do sono. Estes ecrãs afetam a qualidade do sono e a rapidez com que se adormece. Evita ver televisão e navegar nas redes sociais pelo menos uma hora antes de ir para a cama. Opta por ler um livro durante cerca de 15 minutos.

TOMA UM DUCHE RELAXANTE
Um duche quente ajuda o organismo a abrandar. Uma vez por semana podes preparar um banho mais prolongado com óleos essenciais, aromáticos e relaxantes, como o de lavanda, por exemplo, ou sais de Epsom.
FAZ ALGO DE QUE GOSTES
Toca um instrumento, ouve a tua música preferida ou outro hobby que te dê prazer, reservando algum tempo só para ti.

REFLETE E MEDITA
Recapitula o teu dia, sente-te grata e pensa de que forma podes melhorar o que não correu tão bem. Reserva alguns minutos para focares-te no teu eu. Relaxa, faz
 algumas respirações mais profundas, esquece os pensamentos e preocupações do dia. Experimenta também algumas posições de ioga mais suaves.

PREPARA E ORGANIZA O DIA SEGUINTE
Tenta elaborar uma lista com as prioridades do dia seguinte, para que possas adormecer sem tantas preocupações. Uma boa organização ajuda a gerir o stresse.

 

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!