1 | Plano de Recuperação Pós-Parto

Alguns meses após o parto é a altura ideal para a mãe começar a ter cuidados extras com a sua alimentação para regular o seu peso após a gravidez. 

No meu caso, durante a minha gravidez, engordei no total 8Kg, que foram perdidos na primeira semana de pós-parto. No momento, quero manter o meu peso atual de 56Kg. De modo a ajudar outras mamãs neste processo de pós-parto, irei trazer algumas dicas, inclusive receitas que poderão ser confecionadas a pensar no pós parto, mas que se adequam também para os outros membros da família (marido, namorado, filhos...)

PROCURAR UM PESO ADEQUADO APÓS A GRAVIDEZ:
Através de uma alimentação racional e da prática regular de exercício físico - só juntando estas duas componentes é que conseguirás controlar o peso, de uma forma eficaz, sem voltar a recuperar qualquer quilo perdido.

AS REFEIÇÕES DIÁRIAS DEVEM SER BAIXAS EM GORDURA SATURADA:
O consumo excessivo de gorduras saturadas e açúcar deverá ser evitado: diminuir a ingestão de carnes vermelhas, lacticínios gordos, produtos de pastelaria, folhados, enchidos, bolos, refrigerantes e doces em geral.

NEM TODOS OS TIPOS DE GORDURA SÃO PREJUDICIAIS:
Alguns tipos de gordura são essenciais e não deverão ser suprimidos do Plano Alimentar, tais como os ácidos gordos das famílias Ómega 9 (ácido oleico, no azeite), Ómega 6 (ácido linoleico, nos cereais integrais) e Ómega 3 (ácido alfa-linolénico, nos peixes). A sua ausência na alimentação poderá influenciar o normal funcionamento do organismo.

A FRITURA, MESMO QUE SEJA EFETUADA COM ÓLEOS VEGETAIS ENCONTRA-SE PROIBIDA:
A fritura aumenta o valor calórico dos alimentos, sendo desaconselhada em contexto de emagrecimento. Evita também o consumo de álcool: o álcool, não sendo considerado um nutriente, fornece 7kcal de energia por cada grama, que ao mesmo tempo, provoca desidratação e que poderá levar a perda de alguns nutrientes.

Aconselho-te a consultares um nutricionista de modo a adequar o teu plano alimentar atual, tendo em conta a situação em particular.

1 comentário:

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!