Cuidados de Beleza para Desportistas

Fazer desporto faz bem à nossa saúde física e emocional, disso ninguém tem dúvidas. No entanto, há cuidados a adotar que previnem o envelhecimento precoce. A prática de exercício físico regularmente, quer seja no interior ou ao ar livre, deve ter em atenção alguns cuidados. A transpiração e os agentes externos, como o sol, frio, o vento e a chuva, podem afetar o equilíbrio da pele. Descobre os principais cuidados de beleza que devem ser adotados por desportistas.

ATENÇÃO AO ENVELHECIMENTO PRECOCE
O exercício físico está associado à prevenção de doenças crónicas, no entanto, segundo alguns investigadores, quando este é praticado de forma intensa, pode também contribuir para uma maior produção de radicais livres. Estes podem esgotar as reservas de antioxidantes do nosso organismo e aumentar o risco de dano celular. Os radicais livres danificam importantes estruturas da pele, como o colagénio e a elastina, causando um envelhecimento precoce devido ao desenvolvimento de rugas, manchas, perda de elasticidade e brilho da pele.

UMA SOLUÇÃO: ANTIOXIDANTES
Os antioxidantes são substâncias protetoras, uma vez que têm a capacidade de estabilizar os radicais livres, prevenindo que os mesmos danifiquem as células saudáveis. Os antioxidantes mais comuns incluem as vitaminas E e C, minerais como o selénio, zinco, manganês, cobre e outras substâncias como os carotenoides e os flavonoides. Estes podem ser obtidos não só através de uma alimentação variada e equilibrada, mas também através de suplementos alimentares.

Com o intuito de retardar o envelhecimento precoce da pele, atualmente existe uma diversidade de produtos de cosmética com a adição de antioxidantes, como por exemplo: 

♡ A Vitamina C, que é um poderoso antioxidante que auxilia a síntese do colagénio, a renovação celular e a uniformização do tom da pele. 
♡ A Vitamina E que apresenta um efeito anti-inflamatório e ajuda a suavizar e a tornar a pele mais flexível.. 
♡ O Co-Q10 que contribui para a neutralização da ação dos radicais livres, sendo um ingrediente largamente utilizado para prevenir e combater o envelhecimento precoce.

A IMPORTÂNCIA DO ÁCIDO HIALURÓNICO 
O ácido hialurónico está envolvido no suporte das tuas células, para além da reparação de tecidos. Presente quer na derme (camada interior da pele), quer na epiderme (camada exterior da pele), “prende” as células no respetivo local e ajuda a manter a sua textura e  elasticidade. Quando os radicais livres atacam a pele, esta fica irritada e a derme deixa de produzir ácido hialurónico, enfraquecendo, assim, o suporte da epiderme e derme, levando à formação de rugas. Assim sendo, a reposição de ácido hialurónico, através de suplementos alimentares e de produtos de cosmética, pode auxiliar a manter a elasticidade e o tónus da pele.

PREVENIR A DESIDRATAÇÃO DA PELE
A pele desidratada é comum nos desportistas, principalmente naqueles que praticam exercício físico ao ar livre. A camada mais superficial da pele é revestida por um filme hidrolipídico, que serve de barreira entre o meio exterior e o interior. Esta barreira tem como função regular a hidratação da pele, impedindo a evaporação da água quando contacta com o ar. No entanto, inúmeros fatores podem destabilizar o equilíbrio hidrolipídico, nomeadamente a poluição, as variações de temperatura, os baixos níveis de humidade, a exposição solar, os banhos muito quentes e o vento são alguns desses fatores. Uma pele desidratada pode apresentar falta de brilho e rugas de desidratação. A chave para tratar a secura da pele é mantê-la hidratada e protegida todos os dias.

PROTEÇÃO CONTRA RAIOS SOLARES
Sabias que atualmente existem produtos de cosmética que para além de conferirem cuidados de beleza, também fornecem magnésio? O magnésio transdérmico permite repor o magnésio perdido através do suor mais rapidamente do que qualquer outra forma digestiva, uma vez que pode ser rapidamente absorvido através da pele. 

Já ouviste falar em magnésio transdérmico? Apresenta a capacidade de suavizar e hidratar a pele, sem a deixar oleosa, e melhorar o seu brilho, enquanto ajuda a protegê-la contra agressores ambientais. A exposição à radiação solar ultravioleta é um dos principais fatores de envelhecimento da pele. Por um lado, destrói o colagénio e reduz os níveis de ácido hialurónico nos tecidos cutâneos e, por outro, estimula a produção de melanina, que causa o aparecimento de manchas de hiperpigmentação. Como tal, antes da prática desportiva ao ar livre, é fundamental a aplicação de um protetor solar adequado ao tipo de pele.

SABIAS QUE...
A romã contém poderosos polifenóis antioxidantes, antocianinas, aminoácidos essenciais, minerais e as vitaminas A, C e E. É uma fruta mística e única que tem sido amplamente utilizada em produtos de cosmética.

A Manteiga de Karité apresenta a capacidade de suavizar e hidratar a pele, sem a deixar oleosa, e melhorar o seu brilho, enquanto ajuda a protegê-la contra agressores ambientais.


Sabias que atualmente existem produtos de cosmética que para além de conferirem cuidados de beleza, também fornecem magnésio? O magnésio transdérmico permite repor o magnésio perdido através do suor mais rapidamente do que qualquer outra forma digestiva, uma vez que pode ser rapidamente absorvido através da pele.

O exercício físico está associado à prevenção de doenças crónicas. No entanto, segundo alguns investigadores, quando este é praticado de forma intensa, pode também contribuir para uma maior produção de radicais livres, que podem esgotar as reservas de antioxidantes do nosso organismo.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!