Perder Peso e Celulite


Após o confinamento, com restrições à prática de exercício físico e um estado de ânimo que poderá ter impulsionado algumas escolhas alimentares mais desequilibradas, chegou a altura de pensares na tua forma física e bem-estar.
Sabemos que o excesso de peso e a obesidade são claramente o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais. A causa multifatorial do excesso de peso desafia os pesquisadores a identificar estratégias permanentes e eficazes para a perda de peso e sua manutenção. Confira algumas ideias que podem fazer diferença no controlo do peso, na sua imagem corporal e na tentativa de impulsionar o seu metabolismo.

Quantidade ou qualidade
O conceito de que a perda de peso requer um balanço energético negativo, com a ingestão de energia inferior ao gasto, é amplamente aceite. Contudo, parece que a estratégia mais eficaz para alcançar a perda de peso a longo prazo é apostar na qualidade e mudar para um padrão alimentar saudável: restringir o consumo de açúcares simples, grãos refinados e alimentos processados e incluir frutas, vegetais, alimentos integrais e laticínios com baixo teor de gordura.

Aumento da atividade física
O aumento da atividade física é um componente essencial de uma estratégia abrangente de redução de peso. Desenvolver e manter um programa de exercício físico é um importante fator preditor de sucesso na manutenção a longo prazo. Para indivíduos previamente sedentários, uma progressão gradual na atividade física é recomendada, de forma a que sejam alcançados os 30 minutos de exercícios diários. Quando o treino de força ou exercícios de resistência são combinados com uma atividade aeróbica, os resultados a longo prazo podem ainda ser mais positivos. Os treinos de força tendem a preservar ou a aumentar a massa corporal magra, o que poderá ajudar a atenuar a diminuição da taxa metabólica de repouso.

DICA
Altera o ambiente que te rodeia
Uma parte significativa da perda e controlo de peso envolve a reestruturação do ambiente que o rodeia. Deve incluir uma maior disponibilidade de alimentos como frutas, vegetais, laticínios magros e outros alimentos de baixa densidade energética e de alto valor nutricional. Exercícios e técnicas de relaxamento podem ajudar a reduzir o stresse — estratégias essenciais para quem tem a tendência para consumir em excesso em resposta ao stresse.

Gordura abdominal
Ganhar peso e gordura ao longo dos anos está mais relacionado com o estilo de vida do que apenas com o simples avançar da idade. A razão que nos leva a acumular gordura abdominal à medida que envelhecemos está provavelmente associada ao facto de nos tornarmos cada vez menos ativos (muitas vezes até sem nos apercebermos). Uma das principais estratégias para evitar a acumulação de gordura é, assim, manter um nível adequado de atividade física.

Gordura e processo inflamatório
Sabemos hoje que as células de gordura não desempenham apenas um papel no armazenamento de energia que consumimos em excesso. Na presença de obesidade, a massa gorda liberta substâncias inflamatórias, induzindo um estado inflamatório de baixo grau, o que pode explicar a ação da obesidade como fator de risco no aparecimento de diversas doenças crónicas. Assim, o perímetro da cintura ou abdominal é um excelente meio para avaliar a deposição de gordura visceral no organismo, assim como para avaliar o possível risco metabólico e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

O ideal no adulto é ter um perímetro abdominal ou de cintura inferior a 94 centímetros no homem e inferior a 80 centímetros na mulher. Se os valores forem superiores a 102 cm no homem e a 88 cm na mulher, o risco metabólico e de desenvolvimento de doenças cardiovasculares é muito elevado. Esteja atento e evite acumular gordura ao nível abdominal.

Combate à celulite
Independente do peso corporal existente, a inestética celulite pode aparecer dando um aspeto irregular à pele. O problema afeta sobretudo as mulheres após a adolescência, e isso deve-se principalmente a alterações hormonais. Apesar das causas serem variadas, as principais medidas preventivas consistem na prática de uma alimentação saudável e de atividade física regular. Assim, e para atenuar esta deposição de gordura nas camadas mais profundas da pele, é importante evitar o consumo de açúcares, gorduras e sal, beber muita água e escolher alimentos com elevado teor de água (como a maioria dos legumes).

Escolher o suplemento 
O suplemento alimentar deve ser direcionado à situação e objetivo. Os compostos à base de chá verde ou matcha, café verde, guaraná ou de Garcinia cambogia (hidroxicitrato) são muito utilizados para ajudar no objetivo de reduzir os depósitos de gordura e ajudar a alcançar uma composição corporal mais adequada. No que diz respeito à celulite, o objetivo da suplementação é, sobretudo, ajudar na função circulatória, através de plantas como a videira vermelha, castanha-da-índia, gilbardeira e ainda a centelha asiática (ou Gotu kola), por exemplo. A aplicação tópica de cremes com ingredientes estimulantes, como a cafeína, pode ainda, em alguns casos, ajudar a atenuar a celulite. No entanto, nenhuma destas soluções pode ser aplicada a grávidas, ou mulheres que estão a amamentar.

A gordura localizada é caracterizada como o excesso de acumulação de gordura em determinadas áreas do corpo, contudo, e tendo em conta os estudos mais recentes nesta área, a gordura armazenada ao nível abdominal é considerada a mais preocupante.

1 comentário:

  1. Joana Castro15 agosto

    Olá Delta
    gostava que gravasse podcasts
    parabens

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!