5 Receitas sem Carne

Comer menos carne é mais saudável, mais barato e melhor para o ambiente - vários relatórios relatam uma correlação entre o consumo regular de carnes vermelhas e uma maior propensão para certas doenças (cancro, doenças cardiovasculares e respiratórias, diabetes, AVC’s, doenças renais e doenças hepáticas).


Para além da saúde pessoal, muitas pessoas estão a escolher uma dieta sem carne por outras razões: para além de existirem relatórios que indicam que o consumo de carne contribui para o aquecimento global, as notícias sobre o abuso e a crueldade animal na indústria alimentar levam a que muitas pessoas percam o apetite por carne.

Por tudo isto, nos últimos anos são cada vez mais as pessoas que têm tentado reduzir o seu consumo de carne. E, apesar de ainda existirem preconceitos e mitos em relação a este tipo de dieta alimentar, os pratos sem carne não precisam de ser mais complexos, morosos ou caros do que a alternativa “carnívora”. Deixamos-te aqui algumas receitas, caso queiras começar a dar os primeiros passos neste mundo gastronómico.


Lasanha de Legumes
Esta receita de lasanha vem do blog Half Baked Harvest e é mais fácil do que muitas. Porquê? Não é preciso cozer a massa, colocá-la em camadas, fazer um molho à parte ou demorar uma hora na cozinha.

Vais precisar de azeite, uma curgete cortada em pedaços, cogumelos picados, um pimento vermelho picado e sem sementes, dois dentes de alho picados, molho de tomate, leite, piripiri, tomates secos, lentilhas, massa de lasanha, espinafres, manjericão fresco, mozzarella, provolone, parmesão e, se quiseres, molho pesto para servir.

Quanto à receita propriamente dita, é mais simples que uma típica lasanha de carne. Começa por pré-aquecer o forno a 190o C. De seguida, aquece uma frigideira grande com um fio de azeite, em lume médio. Quando estiver quente, junta a courgette cortada em pedaços, os cogumelos e o pimento. Tempera com sal e pimenta e deixa cozinhar até os legumes ficarem ligeiramente caramelizados. Se preferires, também podes cozer os vegetais.

Junta o alho e deixa cozinhar durante mais um minuto. De seguida acrescenta o molho de tomate, o leite e uma pitada de piripiri. Junta os tomates secos, as lentilhas e 1/4 de chávena de água. Entretanto, parte as folhas de massa de lasanha em dois ou três pedaços e mistura-as no molho, garantindo que ficam submersas. Cozinha até a massa da lasanha ficar al dente e as lentilhas macias (cerca de 15 minutos). Nesta altura, podes juntar os espinafres e o manjericão e deixá-los a cozinhar até mirrarem ligeiramente. Retira a frigideira do lume e junta a mozzarella fatiada, o provolone e o parmesão ralados.

Coloca a frigideira num tabuleiro grande e leva-a ao forno durante 10 minutos (ou até os queijos começarem a derreter e a borbulhar). Depois, retira-a do forno e deixa assentar durante 5 minutos. Serve com o pesto e decora com mais parmesão.

Cogumelos Recheados
Esta simples receita pode funcionar como entrada para um jantar ou como uma refeição só por si. Precisas apenas de cogumelos portobello, molho pesto, quinoa, uma lata de feijão branco, queijo parmesão, sal, pimenta preta e azeite.

Com os ingredientes prontos, começa por pré-aquecer o forno a 180o C. Lava e limpa bem os cogumelos, retirando-lhes o pé com uma faca. Entretanto, cozinha a quinoa e mistura-a, numa taça, com o molho pesto e o feijão branco. Põe de parte.

Coloca os cogumelos num tabuleiro, tempera-os com sal e pimenta e espalha por cima um fio de azeite. Recheia cada cogumelo com a mistura de quinoa e leva ao forno durante 20 a 25 minutos. Acrescenta o queijo parmesão ralado por cima e leva novamente ao forno até o queijo começar a derreter e ficar dourado (aproximadamente 5 minutos).

Caril de Batata Doce
Este caril com apenas cinco ingredientes vem do blog Pinch of Yum e precisas apenas de tofu, batata doce, pasta de caril verde, leite de coco, brócolos e passas douradas. Para temperar, basta azeite e flor de sal.

Primeiro é preciso cozinhar o tofu. Aquece um fio de azeite numa panela em lume médio. Junta o tofu, tempera com sal e deixa cozinhar durante 10 a 15 minutos, até os cubos de tofu ficarem dourados. Depois é só retirá-los do lume e deixar de lado.

Entretanto, junta as batatas doces, o leite de coco e a pasta de caril na panela que usaste. Deixa ferver durante 5 a 10 minutos, até as batatas doces ficarem macias. Finalmente, acrescenta os brócolos, o tofu cozinhado e as passas e deixa cozinhar mais 3 a 5 minutos. Serve com arroz basmati e decora com coentros. Se te apetecer mudar um pouco a receita, experimenta trocar o tofu por camarão.

Hambúrguer vegetariano
Não precisas de carne para que o teu próximo jantar de amigos seja um sucesso. E este prato é um bom exemplo disso. Vamos aos ingredientes? Vais precisar de milho, ervilhas, coentros frescos, pimentão doce, cominhos, limão, farinha, alface, tomate, pães de hambúrguer e sal e pimenta.

Começa misturar as ervilhas, o milho e os coentros num processador de comida. A seguir, junta todas as especiarias, a farinha e a casca de limão. Depois de picares a mistura, molda-a em quatro discos e coloca-os no frigorífico, para ficarem firmes. Depois de 30 minutos no frio, aquece óleo ou azeite numa frigideira, frita os hambúrgueres até ficarem dourados e voilá!

Para acompanhamento, as hipóteses são infinitas - uma salada, batatas doces cozidas, arroz basmati, batatas fritas…tu é que decides.

Pudim de chia e smoothie
Se te quiseres aventurar ainda mais no mundo vegetariano, podes experimentar fazer um pudim de chia como sobremesa e um smoothie para acompanhar a refeição ou até como alternativa ao pequeno-almoço. O smoothie que a Minimalist Baker apresenta tem apenas seis ingredientes: melancia, morangos, uma banana madura, leite de amêndoa, sumo de lima e sementes de chia. Basta juntares todos os ingredientes num processador de alimentos até obteres um batido macio.

A receita do pudim de chia com frutos vermelhos vem da Lauren Caris Cooks e é igualmente simples. Para o pudim necessitas de sementes de chia, leite de amêndoa ou de coco, xarope de ácer e extrato de baunilha. O creme de frutos vermelhos faz-se com uma banana, morangos e mirtilos congelados e água.

Coloca todos os ingredientes do pudim numa taça e mexe bem. Deixa repousar durante 15 a 20 minutos, mas vai mexendo de vez em quando, para as sementes ficarem bem distribuídas. Entretanto, podes misturar todos os ingredientes do creme de frutos vermelhos na liquidificadora até obteres uma mistura homogénea. No final tens apenas de dividir o pudim de chia e o creme por camadas.

NOTA: Este post é uma colaboração Worten

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!