DIY | Ninho Redutor de Berço

Com uma máquina de costura e alguns conhecimentos básicos, poderás facilmente fazer o Ninho Redutor de Berço para o teu bebé. Sabe como fiz este DIY!



















MATERIAL
✂️Tecido 100% Algodão (Tecido ILGRID by IKEA): mínimo de medida 1,50cmx2,00cm
✂️Enchimento de Almofada
✂️Esponja 2 a 4 cm - 80cmx40cm (ou 3 camadas de Batting de Algodão, se para utilizares somente em cima de camas)
✂️Papel de Molde
✂️Lápis
✂️Máquina de Costura
✂️Ferro de Engomar
✂️Linha de Costura Bege ou Azul Marinho
✂️Tesoura
✂️Alfinetes de Marcação
✂️Régua
✂️Compasso
✂️Lápis de Tecido
✂️Tira de Velcro, 30cm (ou fecho de 30cm ou 40cm)

EXECUÇÃO
4Primeiramente, necessitas de fazer as marcações de medidas no papel de molde. Eu não utilizei um molde pré-cedido, fiz o meu próprio com as medidas acima (e a ajuda de um lápis convencional e compasso para a entrada ).
4De seguida, utilizei o molde dobrado a meio para marcar no tecido, deixando cerca de 1cm de margem de corte com a tesoura. Como utilizei o mesmo tecido, repeti o procedimento, já que necessitamos de duas peças de tecido iguais (tendo a atenção que terás de iniciar a marcação de molde no tecido por um canto lateral, para aproveitar o máximo de tecido possível, também para a "fita de viés" e o fio de cordão como fecho).
4Faz as marcações com a ajuda do molde de papel no tecido (tal como é explicado neste vídeo), costura ambos os lados do tecido de forma que ao virar fiquem com a estampa para fora e o excesso de 1cm para dentro (podes aparar o excesso de tecido com a tesoura). 
4Para confecionar a "fita de viés" necessitamos de cerca de 3cm de largura visível, mais 3,5cm de largura interior não visível, isto é: necessitaremos de 6,5cm de largura de fita, por cerca de 2,30m de comprimento, o que implicou unir também dois tecidos, já que apenas possuía 2m de comprimento de tecido [se não tiveres à vontade com a execução deste passo, aconselho-te a comprares fita de viés]. 
4Para costurar a fita de viés, marca 6cm de largura e traça com a régua e lápis, acrescenta mais cerca de 0,5cm de largura no tecido e corta com a tesoura. Para que o tecido não se mexa, podes utilizar alfinetes. Cose pela marcação de 6cm de largura. Corta o excedente de tecido o mais aproximadamente possível da costura. Com a ajuda de um ferro de engomar centra a zona da costura ao meio, marca com alfinetes e passa a ferro a fita. Inicia a costura de ambos os tecidos pelas marcações correspondentes.
4A fita de viés irá tapar a união de ambos os lados do tecido, pelo que estes devem fazer centro com a costura não visível acabada de costurar. Para centrares, utiliza alfinetes no centro, visto que irás costurar uma linha de cada lado da fita de viés, com apenas cerca de 2 milímetros de distância da lateral da fita de viés (verifica na 9ª e 10ª fotografias), colocando cerca de 1cm e retirando os alfinetes conforme vais cosendo e verificando sempre o centro das costuras. Como pretendia que o ninho não ficasse "afunilado", coloquei a fita de viés até ao final central do molde onde colocamos os flocos de enchimento. Além disso, o topo de baixo do ninho, possui 20cm (e não a habitual medida igual de largura lateral de 15cm) para possibilitar o formato mais quadrado, caso contrário obteríamos um formato mais "afunilado".
4Após a costura do viés, marca nos tecidos 15cm de largura com uma caneta de tecido e coloca alfinetes para que ambos os tecidos não se movam. Como utilizei espuma de colchão de 3cm (e não batting) costurei em toda a volta de uma ponta à outra da marcação e deixei uma abertura de 30cm (para posteriormente adicionar a fita velcro) para permitir a entrada do colchão espuma.
4De seguida fiz o cordão com dois pedaços de tecido de 4cm de largura e 3m de comprimento (unidos em costura cerca de 1,50m cada, para aproveitar o tecido disponível ao máximo). Assim os tecidos dobrados com 2cm de largura por 2 vezes e passado a ferro para auxiliar a costura a meio. O tecido foi virado mais uma vez e costurada a fita em comprimento, resultando em 1cm de largura de cordão.
4 Costurei bainha de 2cm e adicionei o pedaço de velcro correspondente na entrada para o colchão. Com a ajuda de um alfinete, passei a o cordão por dentro da fita de viés. 
4Marquei a largura de colchão na esponja e recortei. Visto que a altura do colchão é de 3cm, convém diminuir em cerca de 1cm a marcação de largura, ou seja, de 30cm para 28cm. 
4Enchi as laterais do ninho com enchimento para almofadas e costurei com ponto escondido. Ajustei as laterais para ganhar forma, puxando o cordão. 
4Coloquei o colchão e fechei com a fita velcro. Alisei e ajustei o ninho para lhe dar um formato visualmente agradável.

Nota: Se a capacidade da máquina de lavar roupa permitir, pode ser colocado na máquina de lavar, sem necessitar de retirar a esponja. 

Vídeos que utilizei para auxiliar na execução:


2 comentários:

  1. Catarina Fonseca12 setembro

    Olá Delta, tens imenso jeito ^-^ Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Laura Feeney12 setembro

    This post is REALLY helpful for this upcoming first time mama! Thank you so much xoxo

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!