2 Medieval Costumes | Fancy Dress Worldwide

Setembro é o mês das Festas Medievais e eu já escolhi os meus trajes deste ano. A Fancy Dress Worldwide tem uma vasta coleção de trajes que irão deixar-te apaixonada e tal como eu... indecisa! Eu escolhi duas fantasias incríveis que assentam lindamente (até estando grávida)!


 

ROMEU E JULIETA
Juliet Female Costume (aqui)

Romeu e Julieta, a história trágica do amor de dois jovens, é o título de uma tragédia de Shakespeare (1597), uma obra imortal da literatura, que começa da seguinte forma: "Duas famílias notáveis da linda Verona, onde a história se passa, transformam em guerra as desavenças antigas, manchando de sangue as suas mãos. E do seio destas duas famílias inimigas nascem dois amantes predestinados". 

A história desenrola-se em Verona, em Itália, incidindo na rivalidade entre as casas dos Capuleto e dos Montéquio, que se envolviam permanentemente em lutas. Romeu, filho de Montéquio, era o único que se afastava das lutas, o que intrigava as duas famílias. Certo dia, o jovem revelou a seu primo Benvólio que estava apaixonado por Rosalina. Entretanto, a Senhora Capuleto revelou à sua filha Julieta, de catorze anos, que o seu parente Páris pretendia casar-se com ela.

Num jantar da família Capuleto, Romeu e os seus homens entraram disfarçados com a curiosidade de ver o que se passava. Romeu viu, então, pela primeira vez, Julieta e, deslumbrado com a sua beleza e atitude, ficou perdidamente apaixonado. Um homem da casa dos Montéquio, o primo Tebaldo, descobriu que o jovem disfarçado era Romeu e quis atacá-lo. No entanto, o pai Capuleto impediu-o, já que a conduta pacífica de Romeu fazia dele um filho amado da cidade de Verona. 

Romeu, que pensava que Julieta era uma convidada da família, cortejou-a e beijou-a, antes de saber, pela ama de Julieta, que esta era uma Capuleto. Quando a festa acabou, Julieta perguntou à ama quem era o jovem que tanto a impressionara e descobriu que estava apaixonada por Romeu Montéquio, filho da casa rival. Romeu cortejou Julieta às escondidas, no jardim da casa dos Capuleto, e ambos juraram um amor tão fiel que repudiariam as respetivas famílias, caso fosse necessário. 

Mais tarde, Romeu confessou a Frei Lourenço o seu amor por Julieta, e este aceitou casá-los, em segredo. Romeu pediu à ama de Julieta que dissesse à senhora que esta deveria encontrar-se com ele no confessionário de Frei Lourenço para aí se casarem, tendo, todavia, de voltar depois às suas casas. 

Numa praça de Verona, Tebaldo encontrou Romeu e desafiou-o, assim como aos seus companheiros. Apesar de Romeu não querer lutar, Tebaldo feriu de morte Mercúrio, um dos seus amigos. O jovem Romeu viu-se, assim,obrigado a matar Tebaldo e, em consequência desse ato, foi expulso de Verona, por ordem do príncipe Escalo. 

Julieta pediu à ama que preparasse um encontro de despedida com o seu marido Romeu, que estava escondido na cela de Frei Lourenço. Desesperado, Romeu pensou em suicidar-se, mas Frei Lourenço acalmou-o e aconselhou-o a esconder-se em Mântua enquanto os ânimos não serenassem; em seguida, anunciaria o casamento, que poderia proporcionara reconciliação entre as famílias. 

Entretanto, o pai Capuleto pretendia que Julieta se casasse com Páris logo que terminasse o luto pela morte de Tebaldo. Romeu despediu-se de Julieta, visitando-a secretamente no seu quarto e, quando saiu, entrou a mãe Capuleto, que informou a filha não só da sua intenção de mandar envenenar Romeu, como também do casamento com Páris. Perante a mãe e o pai, Julieta invocou várias razões para não se casar, menos a verdadeira, contudo o pai Capuleto, renitente, não lhe deu ouvidos. 

Páris foi marcar com Frei Lourenço o casamento e, na mesma altura, entrou Julieta que foi confessar-se ao clérigo. A sós, Frei Lourenço contou a Julieta um estratagema para impedir o seu casamento com Páris. Segundo o plano, Julieta deveria fingir que aceitava o casamento. Beberia uma poção que a daria como morta e, quando estivesse no túmulo dos Capuleto, seria resgatada por Romeu, entretanto avisado, fugindo, depois, com ele para Mântua. 

Julieta assim fez, mas, à cautela, guardou, entre as vestes, um punhal para utilizar caso a poção não resultasse. Tudo aconteceu conforme o planeado, só que Romeu foi apenas avisado da morte de Julieta e não da trama de Frei Lourenço explicada numa carta a Frei João, que não conseguiu entregá-la a Romeu. Em Mântua, Romeu comprou um veneno letal e dirigiu-se, em seguida, ao túmulo de Julieta, em Verona. 

Páris, que visitava o túmulo de Julieta, escondeu-se, quando Romeu e o seu criado Baltasar se aproximaram do túmulo. Romeu despediu-se do criado,entregando-lhe uma carta para o pai. Mas Baltasar, temendo pelas ações de Romeu, escondeu-se também. Entretanto Páris revelou-se a Romeu e, após uma luta, Páris caiu morto. Romeu, desesperado com a morte da amada, bebeu o veneno e caiu ao lado do túmulo de Julieta. 

No mesmo momento, Frei Lourenço aproximou-se para libertar Julieta do seu túmulo e do seu sono. Julieta acordou e, encontrando o seu amado morto, decidiu morrer também. Dado que Romeu não deixou nem uma gota de veneno no frasco, pegou no punhal e cravou-o no peito. 

Quando os guardas chegaram, depararam com todo o horror e logo correram a chamar os Capuletos, os Montéquios e o Príncipe Escalo, que se inteiraram de toda a verdade pelas revelações de Frei Lourenço e pela carta de Romeu. As famílias, chocadas pela tragédia e pelo ódio que a originou, resolveram reconciliar-se ali mesmo. Para a história ficou um amor intenso e trágico que nem a morte conseguiu separar.





A MULHER NA ERA MEDIEVAL

Wench Medieval Adult Female Costume (aqui)
É comum ouvir-se que na Era Medieval as mulheres tinham os seus direitos suspendidos pelas autoridades eclesiásticas, as quais pregavam total submissão da mulher ao homem, não permitindo que as mulheres pudessem ocupar cargos importantes na sociedade. Na verdade, tal suspensão de direitos das mulheres é característico do direito romano, onde a mulher não possuía existência propriamente dita, e da democracia ateniense, onde estima-se que cerca de 10% da população possuía direito político e as mulheres nem sequer eram consideradas cidadãs.


Foi na Era Medieval (também chamada de Idade Média) que as mulheres passaram a possuir autonomia para conduzir os seus próprios negócios sem tutela dos seus maridos, terem liberdade de escolha e direito à propriedade e à educação. Tais liberdades foram conquistadas graças à difusão religiosa de aditamentos como "O homem e a mulher foram criados por Deus com uma igual dignidade enquanto pessoas humanas e, ao mesmo tempo, numa complementaridade recíproca enquanto masculino e feminino".

As mulheres não só trabalhavam com o cultivo do solo, como também exerciam outras profissões. Algumas delas eram consideradas unicamente femininas, como as fiandeiras de seda, trabalhadoras de tecido de seda, tecedeiras de chapéu de seda, etc. Eram ainda mais numerosas em profissões alimentares, sendo padeiras, carniceiras, salsicheiras, forneiras, queijeiras, leiteiras, negociantes de galinhas, vendedoras de peixes e frutas. A padaria foi um ofício exclusivamente feminino em muitas comunas, como em Périgueux e Troyes, na França. As mulheres estavam presentes no pequeno e grande comércio e tomaram a parte mais ativa na vida económica das cidades.


1. MEDIEVAL LACE UP GOWN ADULT FEMALE COSTUME
2. MEDIEVAL HUNTRESS FULL FEMALE COSTUME
3. MEDIEVAL MAIDEN FULL FEMALE COSTUME
4. LADIES RUBY SORCERESS MEDIEVAL DRESS
5. MEDIEVAL PRINCESS COSTUME
6. MEDIEVAL WARRIOR PRINCESS COSTUME
7. MEDIEVAL QUEEN COSTUME
8. MEDIEVAL WARRIOR LADY COSTUME

Esta sessão fotográfica ocorreu com 38 semanas e 3 dias de gravidez.

10 comentários:

  1. Catarina Lopes14 setembro

    Adoro a tua criatividade. Ficas sempre super diferente em cada fantasia que vestes, muito linda mesmo. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Juk Isle14 setembro

    I'm already thinking about Halloween too Kisses from Jamaica

    ResponderEliminar
  3. Joana Pereira14 setembro

    Estás tão linda grávida! ^^

    ResponderEliminar
  4. Marta Correia14 setembro

    Estas fotos fazem mesmo lembrar o vintage, estão mesmo giras Deltinha. És uma grávida mesmo linda!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14 setembro

    Halloween coming! Nice post!

    ResponderEliminar
  6. Fátima Costa14 setembro

    Tu estás tão linda em todas as fotos :d

    ResponderEliminar
  7. Francisca Silva14 setembro

    Parabéns pelo bebé princesa! Muitas felicidades :)

    ResponderEliminar
  8. Gaby Gómez14 setembro

    Me encanta los trajes! Maravilloso estas embarazada! Gaby

    ResponderEliminar
  9. Anónimo14 setembro

    You're beautiful

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!