Desfralde conduzido pelo bebé | Handy Potty

O Dinis tem demonstrado interesse contínuo em se sentar na sanita, copiar o nosso movimento de descer as calças e retirar a fralda... está a guiar o seu desfralde desde o ano passado, através de atitudes que demonstram o interesse em abandonar a fralda. O termo "desfralde conduzido pelo bebé" é ainda pouco explorado em Portugal... conhece este método e o acessório que pode ser o teu melhor aliado quer pratiques Higiene Natural ou não.

Primeiramente, na minha perspetiva, o desfralde está mais relacionado com o desenvolvimento infantil do que com a idade, propriamente dita. O bebé deve estar pronto não só do ponto de vista físico, mas também emocional, psicomotor e neurológico. Acho extremamente importante conhecer as partes do corpo, sentir e percecionar como funcionam. Isto pode demorar 1, 2, 3 ou 4 anos...já que é um processo diretamente relacionado a uma evolução individual da criança. O Dinis começou a utilizar o Handy Potty em Outubro de 2021 e hoje ainda não concluiu o desfralde [nem conto que o faça tão cedo - sem pressões nem pressas :)].

De forma geral, podemos lidar com três situações diferentes: 
- uma em que o bebé é exposto à utilização de fraldas desde o nascimento e em determinado momento abandona as fraldas e passa a utilizar cuecas; 
- outra em que é exposto desde o nascimento e durante o processo de desfralde, apesar de continuar a utilizar fraldas, evita a sua utilização efetiva; 
- e por último, em que a retirada de fraldas ocorre até aos 4 meses de idade (higiene natural). 

O Dinis sempre lidou bem com a utilização da fralda industrial ou reutilizável, e portanto, para nós e a nossa realidade, não fez sentido colocar em prática a metodologia "em que é exposto desde o nascimento e durante o processo de desfralde, apesar de continuar a utilizar fraldas, evita a sua utilização efetiva".

Para que faça sentido enquadrar a temática do Desfralde Conduzido pelo Bebé, irei apresentar de forma suscita o conceito de Higiene Natural e de que forma podemos aliá-lo ao processo de Desfralde Conduzido pelo Bebé.

Higiene Natural
Esta técnica incentiva os pais a observarem e percecionarem os sinais que o bebé apresenta quando está com vontade de fazer xixi ou cocó. É recomendado que a higiene natural seja introduzida no período de recém-nascido até três meses de idade. Resumidamente, os pais transportam o bebé para o penico e as fraldas não são utilizadas.

Como o recém-nascido não tem desenvolvimento motor efetivado para se sentar no penico, os pais devem auxiliar e posicionar o bebé. Primeiramente é importante aprimorar a observação e assim fazer uma boa leitura do comportamento do bebé, de forma a que permita compreender os sinais que demonstrem a sua necessidade fisiológica.

É essencial que antes de tentarem aplicar este método, os pais e restantes cuidadores se informem de forma categórica. Se bem conduzido e aplicado, melhorará a comunicação entre o bebé e os pais, resultará em menos desconforto por contacto com fezes (e assim evitará assaduras), e ajudará na criação da consciência corporal.

Devo mencionar que alguns pais ficam receosos de que o método impulsione uma dependência afetiva entre eles e a criança, já que os pais estão por consequência sempre perto e atentos na interpretação dos sinais do bebé, que ainda não sabe expressar-se verbalmente.
A aplicação deste método envolve a necessidade de um apoio emocional e afetivo sem igual ao nosso bebé, e portanto é importante que os pais estejam abertos a aceitar que eles próprios e o próprio bebé pode não aceitar bem esta metodologia... e está tudo bem! Cada bebé tem o seu ritmo e necessidade e o mais importante é respeitá-los!

IMPORTÂNCIA DO DESFRALDE CONDUZIDO PELO BEBÉ
Apesar de muitas indicações relativas à idade, não é possível determinar uma idade ideal para o desfralde. Todavia, observando os sinais que o bebé vai apresentando, é possível identificar o momento ideal para iniciar o longo processo de apresentação de como ocorre o desfralde.

Como identificar que a criança quer iniciar o processo de desfralde?
- observamos a necessidade de imitar o "assentar na sanita"
- o bebé começa a demonstrar estar incomodado com o xixi ou cocó na fralda
- o bebé começa a indicar por gestos ou vocalizações que está a fazer ou vai fazer xixi ou cocó

Para que seja possível iniciar o processo em que é o bebé que decide quando efetiva o desfralde, é importante focarmo-nos em alguns sinais comuns:
- o bebé olha fixamente para um objeto ou direção
- flexiona as pernas ligeiramente ou drasticamente à barriga
- o corpo (costas e pernas) ficam mais rígidas
- o bebé fica vermelho no momento de "puxar o cocó"

O que necessitas para iniciar o desfralde:
- penico de viagem (normalmente mais compacto e que pode ser transportado para todo o lado)
- fraldas (idealmente tipo cueca)

Numa grande maioria dos casos, as fraldas são um apego afetivo e de segurança emocional para o bebé. Ele evolui emocionalmente, fisicamente e psicogicamente com fraldas, portanto, é necessário respeitar que o bebé necessita de tempo para se "desapegar" e compreender o processo de cada etapa: o xixi e o cocó - diurno ou noturno. Necessita que o processo metabólico e de desenvolvimento ocorra para igualmente compreender que é necessário efetivar o "controlo do reflexo esfincteriano".

Mas acreditem, pais, é importante evitar a todo custo que desfraldar seja um processo traumático para os nossos filhos... existe uma pressão social (muito por culpa de muitos profissionais de saúde e escolas) que as crianças quanto mais cedo desfraldarem melhor... ERRADO!
 
Muitas famílias precisam deixar os seus filhos nas creches e escolas que a partir de determinada idade, exigem que a criança esteja desfraldada. Apesar de ser uma infeliz realidade não termos muitas opções contrárias para os nossos filhos, é tão incoerente que a iniciativa de desfraldá-los parta de uma imposição definida por uma escola, e não da criança.
Cada bebé é um bebé, e por mais "chato" que trocar fraldas seja, respeitemos o tempo que a criança necessita para que o processo se efetive. Tanto se prega acerca do bem estar e direitos das crianças e tanto se tem para trabalhar...

Não queremos que o processo de desfraldar seja traumático e que embora o bebé aparente não ter frustração, as consequências podem surgir a curto, médio e longo prazo. As consequências podem surgir de diversas formas, por exemplo, da incontinência urinária (incapacidade de controlar a não saída de xixi), da enurese noturna (xixi na cama), a constipação fecal (dias sem fazer cocó) ou de crianças que já desfraldadas para o xixi diurno e noturno fazem cocó apenas com a fralda colocada. Inclusive na idade adulta, não é assim tão pouco frequente pessoas que não conseguem fazer cocó fora de casa e sempre que viajam sofrem com intestino preso por dias.

Não te admires se parecer que a criança quer desfraldar, mas repentinamente, evitar o assunto ou fazer xixi na roupa, na cama... a criança necessita de perceber que é fundamental que tem de segurar a vontade, ir até ao wc, baixar a roupa e só aí soltar o xixi ou cocó... e isso pode demorar TEMPO.

DESFRALDE GUIADO PELO BEBÉ
Neste processo de desfralde em que o bebé decide quando está pronto para largar a fralda, acho importante destacar o que diferencia do processo "tradicional"

Consciência Corporal
É importante que o bebé conheça o seu corpo e saiba identificar o que é xixi, o que é cocó, mas também nomear as outras partes do corpo do sistema reprodutor feminino ou masculino.
Tendo consciência do seu corpo e dos sinais de evacuação, a criança irá começar a ir por iniciativa até ao penico, sem 

Mantém a fralda
Os pais reforçam a utilização da fralda (idealmente fralda cueca) e permitem que o bebé identifique a necessidade de baixá-la para efetivar o xixi ou cocó no penico.

Não existem recompensas
Quando o bebé fizer xixi e cocó no penico, isso será encarado como algo natural e expectável e por isso, não existe recompensas ou brincadeiras associadas ao ato.

Não há repreensão
Como o ato é encarado como natural e expectável, se o bebé não conseguir fazer xixi ou cocó no penico ou se não baixar a fralda corretamente, nós devemos apenas auxiliar e por ventura limpar, sem qualquer tipo de repreensão.

Mais higiénico
Como a criança ainda utiliza fralda, mantemos o bebé e a casa limpos, resultando em menos constrangimentos e stress para todos.

Despertar noturno
Apesar do bebé dormir com fralda à noite, é importante passar a mensagem ao bebé que se ele quiser fazer xixi à noite, ele deve levantar-se e ir até ao penico.

Rotina de fezes
Como o bebé começa a estabelecer conhecimento do seu corpo e do seu relógio biológico, é expectável que as fezes passem a ser regradas e a ocorrer recorrentemente a determinado período do dia.




BACIO E REDUTOR HANDY POTTY (aqui)
O Bacio e Redutor Handy Potty da Nikidom para além de um prático bacio de viagem com saco, é um redutor para o assento de WC dobrável e anti deslizante. O bacio penico tem pernas que se dobram e vem de oferta com três sacos descartáveis com interior absorventes incluídos. 
Pode ser utilizado como bacio de viagem (com saco) desde os 12 meses (ou antes se aplicares a metodologia da Higiene Natural) e como assento redutor de sanita a partir dos 24 meses.

Para além de podermos utilizar em casa ou casas de familiares/amigos, é também o aliado perfeito para levarmos para picnics, hotéis, shoppings, e todos os locais que fores com o teu bebé. É uma solução muito prática e muito mais higiénica do que utilizar casas de banho públicas!

É o parceiro ideal para bebés e crianças que vão de férias e estão em processo de desfralde que vão de férias, por exemplo. Ainda mais maravilhoso é para ser utilizado na metodologia de "Desfralde Guiado pelo Bebé", já que o bacio é prático, leve e com um bom tamanho. Para além disso vem com uma prática e conveniente bolsa transportadora para podermos levar o Bacio e Redutor Handy Potty da Nikidom para todo o lado!

Características
- É um 2 em 1: bacio e redutor para assento de sanita
- Redutor de assento para WC dobrável e anti-deslizante
- Bacio de utilização com sacos descartáveis com interior absorvente
- Compacto, prático e higiénico
- Bacio com pernas dobráveis e dimensões reduzidas
- Inclui 3 sacos descartáveis com interior absorvente grátis (compra as Recargas aqui)
- Inclui bolsa transportadora
- Ideal para viagens, picnics, praia, hotéis, shoppings, etc

Dimensões aberto: 23cm (largura) x 13,5cm (profundidade) x 23cm (altura)
Medidas: 23cm (largura) x 7,5cm (profundidade) x 23cm (altura)


Recargas para o Bacio Handy Potty (aqui)
Com capacidade de absorver 150ml de líquido graças ao seu interior absorvente, as Recargas para o Bacio Handy Potty da Nikidom são ideais para utilizar principalmente fora de casa.

Dimensões: 18cm (largura) x 3cm (profundidade) x 26cm (altura)

SOBRE A NIKIDOM
Desde 1998, a Nikidom importa e distribui os mais inovadores artigos de puericultura e brinquedos infantis em Espanha e Portugal.
O nosso catálogo cobre uma grande variedade de artigos de diferentes categorias: Alimentos, Banho, Higiene, Caminhada, Segurança, Brinquedos e muito mais.
A cada dia esforçamo-nos para oferecer itens inovadores e práticos para ajudar o cliente um pouco mais no cuidado do seu bebé. Alguns exemplos: o revolucionário carrinho de bebé YOYO da BABYZEN, os brinquedos de primeira infância da Benbat, a cadeira alta Ultra-compacta Flat Pack, a scooter Highwaykick One 2 em 1, os tapetes Toddlekind e Little Bot, os carrinhos de escola Roller e muito mais. As nossas marcas representadas são Nikidom, Nikidom Roller, BABYZEN, BenBat, Doona, Scoot and Ride, Toddlekind, Little Bot e Veer.

REDES SOCIAIS
Web-site
Instagram
Youtube
Facebook
Pinterest
Twitter

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!