Atitudes para teres uma casa mais sustentável e ecológica


Cada vez é mais importante termos consciente noção das nossas escolhas, quer para ter uma alimentação ou casa mais sustentável e ecológica. Conhece algumas das minhas dicas!
Faz a tua própria horta de ervas aromáticas e pequenos legumes
Numa lógica de diminuição do consumismo e uma maior consciência e percepção do que é consumido, porque não aproveitar um cantinho do jardim, varanda ou mesmo dentro da tua casa e plantar as tuas próprias ervas aromáticas e legumes? Escolhe um local com luz direta q.b., reutiliza sementes ou compra-as em locais que provenham de origens orgânicas e segue as instruções!

Instala economizadores de água nas torneiras
Estes dispositivos que se instalam de forma muito fácil nas torneiras domésticas e que reduzem o caudal da água, ao mesmo tempo que aumentam a pressão da mesma, podem diminuir o consumo em cerca de 50%. 

Faz uma revisão à iluminação lá de casa
Se ainda és daquelas pessoas que utiliza lâmpadas incandescentes ou até mesmo fluorescentes, altera isso com urgência. As lâmpadas tipo LED, apesar de exigirem um investimento inicial um pouquinho maior, a médio/longo prazo compensam imenso, já que este tipo de lâmpada consome até menos 80% de energia.

Usa o sol a teu favor
Em termos de iluminação de uma casa, há uma regra de ouro que nunca deves ignorar: tira o máximo partido da luz natural proveniente do sol! Analisa bem a exposição solar da tua casa e organiza o mobiliário e decoração de acordo com a mesma, tendo em conta onde colocas objetos e móveis que possam bloquear a luz

Verifica o isolamento de casa
Evita usar sistemas de aquecimento e ar condicionado ao fazer uma vistoria geral a todas as janelas, portas e postigos e coloca vedante, borrachas e afins para garantir que a passagem de ar indesejado é muito próximo do zero. Esta dica é importante e valiosa a vários níveis: poupança de recursos, de energia, de dinheiro e até de resfriados! 

Reutiliza a água
Quer a água que usamos para lavar legumes e frutas, quer a água da máquina de lavar roupa são perfeitamente reutilizáveis. No caso da água da máquina de lavar roupa, é possível utilizarmos um balde que recolha a água e utilizá-la para lavar as varandas, por exemplo.

Sistema de autoclismo ecológico
Equaciona investir na colocação de um sistema de dupla descarga e se possível coloca uma ou duas garrafas de água com areia no interior do depósito. Para quê? Assim conseguirás poupar até três litros de água por cada descarga que efetuares!

Investe em equipamentos sustentáveis
É uma excelente solução para poupar energia, tempo, e para se tornar ainda mais consciente ao nível ambiental. Colectores solares térmicos (equipamentos que captam a energia do Sol e a transformam em calor, permitindo poupar até 70% da energia), painéis solares fotovoltaicos (para aproveitamento de energia solar) e painéis solares sanitários para o aquecimento de águas.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!