Plantas adaptogénicas


O termo adaptogénico é usado na fitoterapia para caracterizar plantas que ajudam a aumentar a resistência do organismo ao stresse. Conhece as minhas preferidas!

As plantas adaptogénicas permitem aumentar a capacidade de adaptação do organismo aos fatores
ambientais: acalmando-nos quando estamos stressados e aumentando a nossa energia quando nos sentimos esgotados. Até à data, vários estudos têm demonstrado que os adaptógenicos de origem vegetal são uma espécie de fitoterapia de elite, que desempenham um papel importante na defesa do organismo contra os vários fatores de stresse: físico e mental.

Ashwagandha
A ashwagandha, também conhecida por ginseng indiano, é uma planta usada na fitoterapia indiana há
muitos anos. Encontra-se associada a um efeito na regulação dos níveis de stresse e da ansiedade, tão
frequentes na sociedade atual. É por vezes denominada de erva-moura-sonífera e ajuda a manter a capacidade física e mental em situações de stresse acompanhadas de fadiga, exaustão e perda de concentração.

Ginseng
O ginseng coreano é uma das plantas mais utilizadas na medicina tradicional chinesa. Através
dos seus princípios ativos - os ginsenósidos - tem a capacidade de otimizar o equilíbrio do organismo e estimular a sua resistência física e mental. Apresenta ligeiras propriedades estimulantes, ajuda a promover a vitalidade, a atenção e a manter um bom desempenho cognitivo.

Rodiola
A rodiola é uma planta que cresce em regiões frias do hemisfério norte, onde é referida como a
“raiz de ouro” (golden root). Esta planta acalma o sistema emocional e influencia a libertação das hormonas do stresse. Contribui para uma normal circulação sanguínea cerebral, associada à performance e à reatividade cerebral, e também para uma ótima atividade mental e cognitiva.

Irei trazer mais plantas adaptogénicas nos próximos posts!


1 comentário:

  1. Catarina Lopes27 novembro

    Os teus posts sobre nutrição são os melhores

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!