O Poder da Amamentação | #WBW2021 #SMAM2021


É de conhecimento geral que a o acto de amamentar é o mais nutritivo para um bebé. Os benefícios são inúmeros, mas os obstáculos também... o Poder da Amamentação é inegável e inigualável. Descobre tudo!
A Semana Mundial do Aleitamento Materno é comemorada anualmente, entre 1 e 7 de agosto, em mais de 170 países, com o objetivo de encorajar esta prática e fomentar a saúde dos bebés de todo o mundo.

A #SMAM2021 (#WBW2021) irá focar-se em como a amamentação contribui para a sobrevivência, saúde e bem-estar de todos, e o imperativo de proteger a amamentação em todo o mundo.

O tema está alinhado com a área temática 2 da campanha WBW-ODS 2030 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que destaca os vínculos entre amamentação e sobrevivência, saúde e bem-estar de mulheres, crianças e nações.

Uma abordagem de saúde pública para a amamentação é necessária para reconstruir sistemas melhores em situações normais e de crise.

O PODER DA AMAMENTAÇÃO
O leite materno é o melhor e mais completo alimento que existe para o bebé: previne infeções, e diversas patologias clínicas a curto, médio e longo prazo. Além disso, está sempre pronto e à temperatura ideal, sendo económico e de fácil digestão.
Para a mãe, a amamentação previne hemorragias no período pós-parto e promove a involução uterina. Estudos comprovam também uma elevada eficácia na redução do risco de osteoporose, cancro da mama e cancro do ovário, ajudando ainda a mãe a recuperar o peso inicial pré conceção mais rapidamente.

No entanto, apesar de se tratar de um ato natural e com inúmeros benefícios para a mãe e para o bebé, a amamentação requer um período de adaptação e a mãe deve estar bem informada para que usufrua desta fase com tranquilidade.

PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO
Alegadamente, a quantidade de leite produzida não depende da mãe, já que estudos indicam que esta é regulada pelo bebé segundo vários fatores: intervalo entre as mamadas, volume de leite ingerido de cada vez e se obtém leite de uma só mama ou das duas.
Pode haver uma grande variabilidade no intervalo entre as mamadas e no volume de leite ingerido por refeição e é preciso SEMPRE ter em consideração que cada bebé é um bebé. É importante observar o comportamento, pega e o estado emocional da mãe e do bebé, antes de aplicar qualquer alternativa à amamentação materna. É importante e crucial respeitar o período de adaptação da mãe e do bebé.

Durante a amamentação, sempre que o bebé suga, as terminações nervosas do mamilo iniciam um ciclo em que as hormonas ocitocina e prolactina intervêm e levam ao processo de produção de leite e à sua passagem da mama para o bebé.
A ocitocina estimula a contração das células musculares à volta dos alvéolos e o leite que está armazenado na mama flui mais facilmente durante a amamentação. Portanto, se o reflexo da ocitocina não funcionar bem, o leite permanece na mama e não sai, reduzindo a quantidade de leite ingerida pelo bebé.

Fatores como a mãe sentir-se contente, convicta da sua capacidade de amamentar e confiante que o seu leite é o MELHOR para o seu bebé, ter prazer quando vê ou sente o bebé (mesmo quando este chora), vão ajudar ao reflexo da ocitocina, e por isso, deve evitar fatores de stress ou ansiedade, mas se estes acontecerem, evitar que isso a incomode durante longos períodos.
O mistério do leite materno
O colostro contém traços elementares de minerais, tais como o zinco (o que o bebé necessita para crescer, desenvolver o seu cérebro e apoiar o seu sistema imunitário) e o cobre (necessário para o crescimento e para sustentar muitos órgãos, como o coração e o cérebro). Num estudo recentemente publicado, o nível de zinco era cerca de quatro vezes mais concentrado no colostro do que no leite maduro. Apesar de os cientistas não estarem certos de como ou porque isto acontece, é outro exemplo maravilhoso de como o teu leite materno é dinâmico – está sempre a mudar!
PROLACTINA
A prolactina atua na mama, fazendo com que as células secretoras produzam leite. A prolactina faz com que a mãe se sinta relaxada e algumas vezes sonolenta. Cerca de 30 minutos após a amamentação, a prolactina atinge o pico máximo de concentração no sangue, o que faz com que a mama produza leite para a mamada seguinte. Assim, quanto maior for o número de mamadas, maior a quantidade de leite produzida. A produção de prolactina aumenta à noite, devido ao nosso período de relaxamento de sono, e por isso torna o ato de amamentar durante a noite especialmente importante, para manter a produção de leite pelo maior tempo possível e desejável pelo bebé.

INIBIÇÃO DE PRODUÇÃO
Existe no leite uma substância que, se permanecer na mama, atua como fator inibidor, faz com que as células deixem de o produzir, "controlando" a produção excessiva de leite. Se o leite materno for removido, via amamentação ou outra, o fator inibidor também é removido e, então, a mama vai produzir mais leite. 

A Mãe e o Ato de Amamentar
Conseguimos! Não há maior recompensa do que saber que todo o nosso esforço pelos benefícios ilimitados neste ato de vínculo inigualável e de inegável investimento na saúde do nosso bebé a curto, médio e longo prazo, dá certo!
Quando nos tornamos mães, doamo-nos por completo, deixamos os nossos "eu queria" para passar a focar no "ele precisa"... o nosso bebé precisa deste nosso líquido de ouro, precisa que o queiramos tanto ou mais que ele... sim, a força de vontade e o amor pelo bebé que temos nos braços, tem de ser superior a tudo e todos... Precisa que resistamos às críticas, ao preconceito, às "opiniões" sem fundamento, à pressão do sistema clínico e da indústria do leite "semelhante" - mas que jamais poderá ser imitado.

Porque quando nos tornamos mães... temos de aprender com os nossos próprios erros, vencer a dor e o cansaço, para depois experimentar o aconchego e o prazer.

No fundo, para a amamentação dar certo é fundamental que todos trabalhem lado a lado, com a mãe e pela mãe, respeitando as suas escolhas e querendo acima de tudo o MELHOR ALIMENTO para o bebé, desde o seu nascimento, até quando ele quiser!


De 1 a 7 de Agosto irei abordar temas importantes relacionados com a Amamentação e em destaque na Semana Mundial do Aleitamento Materno! 

16 comentários:

  1. Ana Paula Ribeiro01 agosto

    Muito ansiosa pelos proximos posts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário Ana! Beijinhos

      Eliminar
  2. Carla Fonseca01 agosto

    Delta enviei-te uma mensagem privada bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carla, já respondi à tua mensagem! Beijinhos

      Eliminar
  3. Catarina Lopes07 agosto

    Que foto linda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo teu comentário querida Catarina! Beijinhos

      Eliminar
  4. Liliana Santos07 agosto

    Delta já comentei 3x e não aparece

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana, obrigada pelo teu comentário, acho que o google interpretou que usaste palavras ofensivas! Beijinhos

      Eliminar
  5. Liliana Santos07 agosto

    A melhor blogger
    Nao falha um post - domingos quartas e sextas
    Responde sempre aos directs
    Responde aos e-mails que envio com duvidas
    Apoia seguidoras e marcas gratis e nao impinge cursos
    Nao é apoiada por agencias de cunhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida Liliana, agradeço muito o teu comentário! Beijinhos

      Eliminar
  6. Karen Sousa07 agosto

    O mamilo escurece pro bebe enxergar o contraste da pele da mãe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Karen! Sim é verdade, para possibilitar o bebé a percecionar também visualmente no momento da amamentação nos primeiros meses! Beijinhos

      Eliminar
  7. Carolina Pinheiro07 agosto

    Estou grávida? Não. Tou a namorar? Não. Tou a planear ter filhos nos próximos anos? Não.
    Mas tou aqui a apoiar a blog mais querida e humilde que conheço. Continua a fazer conteúdo de maternidade porque tudo o que fazes aqui no blog eu adoro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carolina! Muito obrigada pelo teu apoio incondicional! É muito importante para mim! Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá querida Liliana, agradeço muito o teu comentário! Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Olá querida Liliana, agradeço muito o teu comentário! Beijinhos

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!