Uma vida mais ecológica


Tornar a vida mais ecológica ajuda o futuro do planeta (e o nosso). Confere algumas das minhas dicas para um estilo de vida mais sustentável.
Reduzir a nossa pegada ecológica passa pela redução no uso de materiais, pela promoção da reutilização e da extensão dos tempos de vida dos bens e equipamentos. Apresento-te alguns exemplos para que seja cada vez mais fácil tomar decisões que podem fazer a diferença. 

REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR 
A regra dos 3R para a gestão de resíduos visa reduzir a quantidade de resíduos e melhorar o seu processo de gestão. Segue as regras locais de reciclagem. 
- Reduzir o que é produzido e o que é consumido pode ajudar a diminuir a quantidade de resíduos. 
- Reutiliza objetos para finalidades diferentes, em vez de deitá-los fora.
- Recicla objetos como as latas de alumínio, plástico, papel e vidro, que possam ser transformados em objetos novos.

DIZ NÃO AOS SACOS DE PLÁSTICO
Em 2015, entrou em vigor uma lei que taxa 10 cêntimos por cada saco de plástico usado em estabelecimentos, como nos supermercados. Ainda assim, nem sempre levamos sacos quando vamos às compras. Coloca um saco desdobrável dentro da mala e deixa outro(s) no carro. Assim, não há desculpas.

COMPRA A GRANEL FRUTAS, VEGETAIS E OUTROS BENS
Opta por frutas, vegetais, leguminosas, frutos secos, cereais, entre outros, vendidos a granel, em vez dos que estão acondicionados em vácuo e/ou envolvidos em plástico e/ou papel. Assim, compras o que necessita, evitas resíduos e podes usar sacos reutilizáveis. Quando não é possível, opta também por produtos com embalagens compostáveis. Procura mais informação nas embalagens.

LIMPA DE FORMA MAIS ECOLÓGICA 
Muitos produtos de limpeza são feitos com produtos químicos muito agressivos para a saúde e meio ambiente. Há opções mais saudáveis, à base de matérias-primas naturais e biológicas e até alguns truques caseiros. Atenção aos amaciadores da roupa: só produzem efeito se a água da tua região for realmente dura; além disso são responsáveis por alergias, especialmente em pessoas sensíveis. Eu aboli a utilização de amaciador da roupa há mais de 5 anos.
Sabias que.... o vinagre branco tem propriedades desinfetantes e desengordurantes?
e o bicarbonato de sódio ajuda a remover manchas e absorve odores?
COME MENOS CARNE 
Consumir menos carne proveniente de indústria, pode fazer muita diferença para o meio ambiente. Mais de 30% da superfície da Terra é usada para criar e manter o gado. Reduzir o consumo de carne é, alegadamente, um passo importante para a "redução das emissões globais de gases". Eu dou preferência ao consumo de carne criada em casa pelos meus sogros.

OPTA POR ALIMENTOS BIOLÓGICOS 
Os benefícios dos produtos biológicos são já conhecidos, sobretudo porque os pesticidas são nocivos para a nossa saúde e para a do planeta. Opta por cultivar as frutas e legumes que consomes, e quando não é possível, dá preferência a produtos biológicos de proveniência confiável (se possível).

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!