6 maneiras de praticar a minha filosofia Deltadiscere em casa


Começar a trabalhar com a filosofia Deltadiscere não necessita de ser intimidador. Se estás a procurar algumas ideias fáceis para ajudar-te a começar a praticar a filosofia - que eu própria desenvolvi com base na minha experiência de 15 anos, desde que cuidei de algumas crianças e em particular do meu irmão e por último com o meu filho - Deltadiscere em casa, aqui estão as minhas dicas.

1. Segue o exemplo do teu filho
Dá espaço ao teu filho para decidir e relaxa. Deixa-o explorar os seus próprios interesses e deixa-o praticar as habilidades que ele sente que deve praticar. Não o forces a fazer algo - como aprender o ABC ou contar até 5 - só porque achas que ele "deveria" estar a aprender isso. 

2. Segue a vontade da criança
Sim, é extremamente desafiador e muito difícil. Literalmente, isto significa ir contra o que "toda a gente" não faz. E é difícil confiar que o teu filho de 18 meses sabe o que está a fazer... mas este é um dos princípios básicos da filosofia de criação que me baseio - a minha criação Deltadiscere. Experimenta, põe-te à prova e vê o que acontece.

3. Envolve o teu filho nas tarefas diárias
As crianças adoram copiar as coisas que veem os adultos fazer e exemplos disso são atividades como cozinhar, limpar e fazer recados. Também adoram ser úteis - e provavelmente são capazes de mais do que imaginas. Portanto, encontra "maneiras amigáveis" ​de incluí-lo nas tuas tarefas diárias!

Vou dar o exemplo do que peço ao meu filho de 18 meses para fazer -  tarefas simples como:
- Carregar roupa suja na máquina de lavar
- Dar-me para a mão a roupa lavada ou colocar meias (por exemplo) no estendal
- Limpar os assentos das cadeiras com um espanador ou pano macio
- Pedir que ele leve até ao pai determinado objeto (que não seja perigoso)
- Utilizar o copo doseador e colocar biscoitos de cão para alimentar o nosso animal de estimação
- Lavar frutas e vegetais
- Arrumar os brinquedos

4. Oferece a escolher
Esta é uma maneira simples de mostrar ao teu filho que respeitas os seus pensamentos e sentimentos. Além disso, dar ao teu filho mais opções ao longo do dia irá ajudá-lo a ser mais cooperativo no geral.
A melhor maneira de fazeres isso é ofereceres ao teu filho apenas duas opções de cada vez, para que ele não fique sobrecarregado.
"Uvas ou mirtilos?"
"Camisola de Dinossauro ou Camisola de Carrinho?"
"Brincar ou ler?" 

5. Deixa o teu filho ser independente
As crianças realmente querem fazer as coisas por si mesmas. Faz sentido: tornar-se mais independente é um dos principais marcos de desenvolvimento dos primeiros anos de vida. Portanto, tenta dar ao teu filho as ferramentas - e o tempo - de que ele precisa para fazer mais coisas sozinho.
Coloca objetos de autocuidado e de autoajuda, como por exemplo lenços de papel, uma escova de cabelo, uma vassoura de tamanho infantil e panos de prato (para limpar respingos) no nível do teu filho
Utiliza uma Torre de Aprendizagem (lê aqui o post com a Torre de Aprendizagem 3 em 1 que eu recomendo) para que o teu filho possa fazer mais coisas - como lavar as mãos, lavar uma fruta antes de comer - sem ajuda. Tenta reservar um tempo extra para o teu filho se preparar de manhã e antes de dormir.

6. Vai mais devagar
Uma das filosofias de inspiração da "Deltadiscere" é a filosofia Montessori. Tal como na filosofia Montessoriana, Montessori não é apenas atividades ou prateleiras bonitas (embora seja totalmente aceitável se é por onde queres começar!) É um estilo de vida. Um estilo de vida mais lento e simples. Literalmente eu também trabalho a simplicidade das coisas, a simplicidade e aceitação do nosso filho. A realidade é que não precisamos de muito, nem eles precisam de muito para brincar, tanto que já deves ter-te apercebido, que apesar dos brinquedos, a probabilidade de o teu filho encantar-se com objetos do quotidiano é superior.

Leva tempo para permitir que o teu filho investigue uma flor, lave um prato ou calce as meias sozinho. Mas é assim que o teu filho desenvolve independência, confiança e foco... quando permites que seja ele a fazer esta atividade ininterruptamente, sem interferências.

Esta pode ser uma mudança GRANDE e difícil para ti e a tua família se estás acostumado a estar sempre em movimento. Portanto, começa pequeno. Faz menos. Literalmente! Considera não colocar o teu filho numa daquelas atividades extracurriculares em que TU queres e achas que o teu filho precisa.
Evita a pressa e dá a ti mesmo - e ao teu filho - tempo suficiente para fazer as coisas. Por exemplo: Começa a ajudar o teu filho a se preparar para dormir 15 minutos antes. Está mais atenta(o) e presente, em vez de sempre estares a pensar no que tens que fazer a seguir. Se isso for difícil para ti, ASMR, ioga e meditação podem ser muito úteis. Precisas de ajuda? Envia-me um e-mail para adeltaferreira@gmail.com e dar-te-ei aconselhamento gratuito.

9 comentários:

  1. Joana Lima21 março

    Olá Delta ^^ excelentes dicas! Obrigada por mais um magnifico post beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana, fico muito feliz que tenhas gostado! Beijinhos

      Eliminar
  2. Maria de Lurdes Bordelo21 março

    Gosto muito de si Delta voce é muito inspiradora :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, muito obrigada pelas suas queridas palavras! Beijinhos

      Eliminar
  3. Catarina Leitão21 março

    Olá Deltinha eu tb adoro ASMR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina, ASMR é muito tranquilizador, é o meu processo de meditação à muitos anos! Beijinhos

      Eliminar
  4. Liliana Pereira21 março

    Eu tenho muita mas muita dificuldade em educar o mu filho porque me enervo facil e grito :( enviei um e-mail na esperança que a Delta me ajude. Obrigada dsd já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delta Ferreira07 agosto

      Olá Liliana, já respondi ao teu e-mail! Beijinhos

      Eliminar
  5. Fernanda07 agosto

    És muito inspiradora

    Abacate Verde
    https://abacateverde.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!