A Ceia de Natal em tempos de COVID


Ditam as regras, que este ano a época natalícia será vivida de forma um pouco diferente do que é habitual, reforçando o impacto de que a ceia de Natal será para manter o mais “normal” possível. Por isso, ponderei trazer este post, dando-vos dicas por forma a terem uma ceia de Natal equilibradamente saudável.
A juntar a uma muito provável limitação do número de pessoas que podemos ter à mesa na noite de Natal, temos que ter em conta o impacto da COViD-19 nas finanças dos portugueses, que certamente se vai refletir na perda de poder financeiro para as compras natalícias.

Todos estes fatores são fontes de stress e de ansiedade. Com efeito, estudos descrevem que as restrições impostas com o propósito de manter as pessoas em casa e/ou separadas de quem mais gostam estão na base do aumento do stress e ansiedade autopercebidas, fatores que podem influenciar negativamente as escolhas alimentares.

Não priorizes a "dieta restritiva"
Uma ceia de Natal saudável passa também por não entrar em paranóias excessivas com planos alimentares que tiveste o ano inteiro para cumprir.
Apesar desta afirmação parecer contraditória, devemos ter em consideração que limitar a quantidade de comida disponível não tem nada a ver com seguir dietas na noite de Natal.
A ingestão excessiva de alimentos não é benéfica, mas é importante que não se prive de comer o que gostas e que muitas vezes só consomes no Natal.

Consome os alimentos típicos natalícios
Alimentos que podem ser consumidos ao longo do ano como frutos gordos, queijos e enchidos podem ser deixados para outra altura que não a ceia de natal, assim como os bombons e chocolates, em detrimento do bolo-rei, rabanadas e aletria por exemplo.
Neste sentido, eis a quantidade de calorias desnecessárias que forçosamente irás consumir na ceia de Natal:
- Evita pão e broa na mesa;
- Se não prescindes do pão ou da broa a acompanhar o bacalhau, substitui 120g de batata (1 unidade média) por cerca de 60g destes alimentos, uma vez que em ambos os casos são oferecidas 147 calorias e 28g de hidratos de carbono;
- Controla a quantidade de azeite que colocas no prato, nunca esquecendo que 1 colher de sopa (15g) fornece cerca de 141 calorias, quase o mesmo que 1 pão;
- Substitui os refrigerantes açucarados por infusões adoçadas com stevia, ou sumos de fruta natural.

Diminui a quantidade
Pão, broa, bacalhau, peru assado, polvo e vários tipos de doces e bebidas, comer e beber é o que nos dá alento na ceia de Natal. Na verdade, não é necessários estudos cientificos para chegarmos à conclusão que a comida é usada como escape psicológico.
Por isso mesmo, o conselho que me toca deixar é o de preparar menos comida. Cozinhar 2 ou 3 pratos diferentes, mais inúmeras sobremesas, vai ser um autêntico desperdício se as regras de proibição de mais de 5 pessoas no mesmo espaço se mantiverem até ao Natal.
Reúne com a família e chega a um consenso acerca do prato e sobremesas a elaborar (ou comprar), ato que irá ainda ajudar a reduzir o desperdício alimentar.

Sobremesas saudáveis não significa menos calóricas
É comum referirem o bolo rainha como alternativa saudável ao bolo-rei. No entanto, ter o bolo-rainha na mesa não significa forçosamente menos calorias – até porque as frutas oleaginosas são extremamente energéticas –, mas antes que essas calorias provenham de fontes um pouco mais saudáveis.
No entanto, considero desnecessário forçares-te a receitas de Natal light. Um produto light não se traduz automaticamente num produto sem calorias e, para muita gente, saber que está a comer uma rabanada no forno, com metade do açúcar da receita original, é o mote para inevitavelmente comer duas ou três. No final, o somatório das calorias vai ser maior do que se estivesse a comer uma única rabanada convencional.
Se à tua mesa não há nada light e gostas mesmo daquelas 5 opções mais calóricas, serve-te de todas elas em quantidades diminutas, escolhe a que melhor te souber e serve-te de uma porção maior. 

Espero que estas dicas te tenham sido úteis e te ajudem nesta época de natal tão peculiar.

6 comentários:

  1. Joana Filipa07 janeiro

    Ótimos conselhos ��

    ResponderEliminar
  2. Anónimo07 janeiro

    Eu vou passar o Natal como sempre passei

    ResponderEliminar
  3. Catarina Zagalo07 janeiro

    Tou farta do covid e que nos tentem impor a não termos vida....cada um faz o que quer e não tem de ser criticado!!

    ResponderEliminar
  4. Adriana Fonseca07 janeiro

    Gostei muito deste post �� serviço público!! Adoro o teu blog

    ResponderEliminar
  5. Rosa Gomes07 janeiro

    "A ingestão excessiva de alimentos não é benéfica, mas é importante que não se prive de comer o que gostas e que muitas vezes só consomes no Natal." Concordo a 200%

    ResponderEliminar
  6. Francisca Nogueira07 janeiro

    Conheci hj o seu blog e já tou a seguir! Fiquei tb mt curiosa para a revista e vou comprar ainda esta semana ��

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!