ESCÓCIA | Glasgow


Glasgow é uma cidade com visão de futuro que não perdeu de vista o seu passado - mas, a sério, e como poderia? A arquitetura vitoriana é omnipresente na cidade mais populosa da Escócia, assim como museus, galerias e outros lembretes de que ela foi considerada por muito tempo a "Segunda Cidade do Império Britânico". O sotaque pode ser complicado para os visitantes no início, mas os Glaswegians (ou Weegies, como às vezes são conhecidos) são um bando de amantes da diversão que irão fazer sentires-te em casa.


Curiosidade:
Glasgow significa “Dear Green Place” em gaélico.

Glasgow, Scotland
N 55.86° / W 4.25°



QUANDO VISITAR
Junho a Agosto
Glasgow é um daqueles lugares onde podes experienciar as quatro estações do ano em um único dia. Recebe uma média de 167 dias chuvosos por ano, o que na verdade é até um clima ameno para a Escócia. Se quiseres evitar a chuva, visita nos meses de verão e aproveita a folia ao ar livre.


Glasgow Necropolis | @caro_olag

Onde a realeza descansa
Se procuras uma experiência única, por que não dares um passeio por um vasto cemitério da elite vitoriana? A Necrópole de Glasgow é isso e muito mais, sem falar que é menos sombria do que seria espectável. Isso deve-se em grande parte à beleza do cemitério-jardim, já que o local de descanso de 15 hectares está repleto de esculturas, estátuas e plantas impressionantes. Situado numa colina baixa, fica a poucos passos da igualmente valiosa Catedral de Glasgow.

Kelvingrove Art Gallery & Museum | @drone_flyer_scotland

Quem gosta de arte?
Lar de 22 galerias temáticas que guarda desde pinturas de Van Gogh até uma cabeça mumificada, o Kelvingrove Art Gallery and Museum, faz parte do tecido cultural de Glasgow desde 1901. Não precisas ser um especialista para apreciar as obras ecléticas em exibição aqui: um inventário de mais de 8000 objetos individuais que tende a começar com o mais famoso: o “Cristo de São João da Cruz” de Salvador Dalí, de 1951. Visita também o West Court, onde um avião Spitfire dos anos 40 paira sobre elefantes taxidermizados, avestruzes e girafas.

Tennent's Visitor Centre | @tennents_visitor_centre 

Whiskey que vais querer provar
Não podes visitar a Escócia sem experimentar o genuíno Scotch Whisky, e ninguém faz isso como a Destilaria Glengoyne. Em operação contínua desde 1833, é especializado na variedade Highland single malt produzida nos alambiques mais lentos do país. Passeios pelas instalações surpreendentemente bonitas, que ficam entre montes e apenas meia hora de Glasgow, são oferecidos regularmente com várias opções: a versão padrão dura 45 minutos, a experiência de wiskey e chocolate dura o dobro e a masterclass irá deliciar os obstinados por cinco horas completas. (Se não gostas de wiskey, mas ainda queres experimentar alguns sabores locais, vai até a Tennent's Wellpark Brewery.)

Celtic Park | @anthonyjoseph91

Volta ao estádio
O Celtic Football Club, conhecido simplesmente como Celtic, é um dos mais bem-sucedidos da história escocesa (o outro é seu rival feroz, Rangers). O clube é uma instituição nacional, e o seu estádio: Celtic Park, carinhosamente chamado de Parkhead e Paradise pelos adeptos. Quer sejas um fanático por futebol ou não, a atmosfera no estádio de 128 anos é eletrizante. Vive o momento com os cânticos ao lado de outros 60000 adeptos e torce pela equipa como um deles. Não és um fã de futebol (como eu) mas ainda queres ver como é? Faz um tour pelos jardins.

DESCOBERTA DE SANDER
@sanderlenaerts
"Podes encontrar o início até o topo Conic Hill em Balmaha. Podes chegar lá de autocarro ou carro (45 minutos). No entanto, o estacionamento no início é bastante concorrido, então podes ter a infelicidade de ter de estacionar em outro lugar. Se estás bem treinado, podes fazer a caminhada em 1 hora e 30 minutos, facilmente. Em agosto vais encontrar muitos mosquitos durante percurso e no topo da montanha, então usa repelente."


Grosvenor Cafe | @grosvenorcafegla

Hora de comer
Se estás a perguntar-te se estar na Escócia significa que tens que comer haggis (um pudim saboroso feito de vísceras de ovelha, para os não iniciados), a resposta é não. Mas se quiseres aventurar-te e experimentar este e outros exemplares da cozinha escocesa, o Black Sheep Bistro é o local indicado. Também encontrarás no menu: camembert assado, torta de carne, frango envolto em bacon recheado com morcela e outros sabores ousados ​​que valem a pena aventurares-te e sair da tua zona de conforto. Com vontade de comida caseira? Experimenta o Grosvenor Café, parte de um antigo cinema que agora é especializado em hambúrgueres, sandes e pizzas.

Sherbrooke Castle Hotel | @sherbrookecastlehotel 

Dormir num Castelo
Já te hospedaste em um castelo? Podes fazê-lo no Sherbrooke Castle Hotel, um alojamento local quatro estrelas que data de 1896. Feito de arenito vermelho e apresentando elementos arquitetónicos distintos que fazem jus às suas origens baroniais - tal como o fato de todos os 18 quartos cercarem um corredor central e uma escada - foi usado pelo Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial. Aproveita as vibrações dos tempos de paz e vive como a realeza por um fim de semana. Outro hotel histórico, o Native está instalado em um edifício eduardiano clássico por fora e aconchegante por dentro. Também tem uma localização central, facilitando a caminhada em vários pontos essenciais (George Square, Buchanan Street).

Whitelee Windfarm | @justdeden

Explorar, Explorar, Explorar
"Glasgow está cheia de lugares incríveis, é só uma questão de te aventurares e veres as delícias escondidas que poderás encontrar." – @drone_flyer_scotland

Câmara sempre à mão
"Mantém sempre a tua câmara câmera contigo porque cada esquina em Glasgow é linda." – @justdeden

Vital Organista
"Há tantos lugares ótimos para ver e explorar em Glasgow, mas uma das minhas descobertas favoritas foi o recital de órgão do Museu e Galeria de Arte Kelvingrove. enquanto estava em um lindo prédio antigo, foi uma experiência realmente única!" – @otashi_


0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!