FRANÇA | Provence

 Nada exemplifica tanto o glamour gaulês quanto a região de Provence, que abriga Nice, a Riviera Francesa e uma miríade de outras visitas obrigatórias. Olha além das praias deslumbrantes (sabemos que é difícil) e descobrirás alguns dos segredos mais bem guardados de França - dos campos de lavanda à antiga casa do Papa, Provence tem tanto a oferecer quanto qualquer região da Europa.
Curiosidade:
Provença recebeu o nome dos romanos, que inicialmente a apelidaram de "Província Romana" no século II.

Provence, France
N 44.01° / E 6.21°

QUANDO VISITAR
Maio a Junho
A Provence recebe 2.900 horas de sol por ano - são mais horas do que Los Angeles e Miami - o que significa poderemos considerar que nunca é uma má época para visitar. Dito isto, o clima mediterrâneo é especialmente convidativo desde o final da primavera até o início do verão. A lavanda está a florescer, a chuva é escassa e os hotéis estão esgotados, por isso, deves reservar com antecedência.


Sénanque Abbey | @labelleparisfrance

Campos de lavanda para sempre
Ir a Provença sem ver os famosos campos de lavanda é como ir a Paris e nem passar perto da Torre Eiffel. As tuas opções são quase tão ilimitadas quanto os próprios campos, mas a opção mais exclusiva seria a Abadia de Sénanque. Datada de 1148 e ainda o lar de monges que levam uma existência tranquila, é cercado por uma impressionante lavanda roxa até onde a vista alcança. A abadia está localizada na cidade medieval de Gordes, uma vila no topo de uma colina e que vale a pena reservar um dia completo para visitar, até porque podes também visitar um castelo do século 10, as adegas do Palais Saint Firmin e deliciares-te com todos os tipos de delícias relacionadas à lavanda.
Além disso, para mim um dos melhores lugares para ver os girassóis e a lavanda é o planalto de Valensole nos Alpes-de-Haute-Provence.


Avignon, France | @elodie_riv

Onde o Papa costumava pendurar o chapéu
Palácio dos Papas de Avignon, ou Palais des Papes, serviu como sede do cristianismo ocidental de 1309 a 1377 - um mandato que terminou com o Schism de 1378. Hoje é menos papal, mas ainda popular, com visitantes todos os dias do ano, alguns fazem-nas sozinhos outros marcam visitas guiadas (e exclusivas em Francês - até à data).


Les Gorges du Verdon | @pixelpann

Natureza Radical
Se estás pronta para descobrir tudo sobre a Riviera Francesa, experimenta uma aventura aquática diferente: o Verdon Gorge. Este desfiladeiro do rio é talvez a maravilha natural mais impressionante da França, atingindo profundidades de aproximadamente 700 metros ao longo do seu caminho de quase 25 quilómetros. Entre os pontos turísticos mais bonitos estão o Styx du Verdon, com formações rochosas distintas, e o Imbut, onde o rio parece desaparecer no subsolo. Se queres caminhar, escalar, andar de caiaque ou simplesmente apreciar a vista, é uma paragem essencial na tua viagem a Provença.


Carrières de Lumières | @nord_sud_photos

Arte Urbana em pleno
Uma antiga pedreira de calcário em Les Baux-de-Provence foi convertida em um espaço multimídia, Carrières de Lumières está muito longe do Louvre - no bom sentido. Algumas das pinturas mais icónicas da história são projetadas nas paredes com acompanhamento musical, criando assim uma experiência imersiva, quase 3D. Se nunca presenciaste Van Gogh ou Dalí, provavelmente não o farás desta forma tão facilmente. Para uma experiência mais clássica (literalmente), conhece Mougin no Musée d'Art Classiques. Situado entre Nice e Cannes, apresenta de tudo, desde antiguidades romanas e gregas a pinturas de Matisse e Chagall.


DICA DA TIFF
@oico34
"Queres fugir da agitação do mundo? Visita Côte d'azur. Nice, Cannes, e até mesmo algumas pequenas aldeias ao redor. Vais presenciar os melhores nascer e pôr de sol da tua vida. Dá um passeio ao longo da costa, passa algum tempo contigo mesma, não faças nada - apenas aprecia o lindo azul."


Le Hippie Chic café | @ohmyhype

Um aroma mais apetitoso
A comida pela zona de Provença é muito boa, e poderás arriscar em pratos como
o ensopado de frutos do mar Bouillabaisse, a deliciosa torta Pissaladiere, o básico e infalível Poulet à la crème, o gratinado de batata com bacalhau Brandade de morue, o clássico Daube provençal, a fresca Salada Niçoise ou o tão proclamado Ratatouille, e muito mais.
L'arôme (reservas apenas pelo telefone +33 06 17 79 19 97) em Marselha, combina influências francesas e mediterrâneas numa mistura única que vais ficar deliciada. A comida orgânica local é um misto de frutos do mar e carne de animais locais, mas sobremesas como bolo de framboesa e cheesecake também não podem ser desperdiçadas. Também em Marselha está o café Le Hippie Chic, que faz jus ao seu nome com comida simples e bem confeccionada. Nhoque, waffles e todos os tipos de pratos com ovos estão no menu e cada um mais delicioso que o outro.


Le Mas des Herbes Blanches | @lemasdesherbesblanches

Descansar também é importante
Esta é uma região enorme para explorar, mas a escolha de um hotel base é particularmente importante. Le Dortoir, é um hotel surpreendentemente acessível para o tipo de suites (cerca de 120€ por noite) em Nice. Com uma localização central perto da Promenade de Anglais e do Casino Barrière Le Ruhl, possui um design muito moderno e que evidencia o conforto. Mais caro, mas que absolutamente vale a pena é Les Mas des Herbes Blanches, um hotel cinco estrelas em Joucas. Os quartos são adoráveis, mas são as comodidades como o restaurante, o bar, a piscina (interior aberta todo o ano) e o spa, que irão inspirar-te a cuidar de ti mesma.


Promenade Des Anglais, Nice, Europe | @lolacz

Paisagens Deslumbrantes
"A Provence é a região do romance e da cor. A maioria dos pintores impressionistas desejava pintar a maravilhosa paleta de cores de Provence! Se procuras paisagens deslumbrantes, deves visitar Arles e Aix en Provence. – @alexandraphbbt

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!