Ensinar o que é certo e o que é errado

Quais são os valores que tu, como mãe ou pai, gostarias de passar para o teu filho? Muitos pais e mães querem criar filhos gentis, felizes e atenciosos. Querem que o bebé se transforme em uma pessoa boa, e sabem que os bons hábitos começam cedo.

De fato, se ainda não estás a fazer isso, agora é uma boa hora para começar a mostrar limites para o teu bebé. À medida que ela ou ele aprende sobre o lugar que ocupa no mundo, também vai aprender sobre causa e efeito, ou seja, as consequências e reações das próprias ações.

Quando se fala de bebés, trata-se de redirecionar mais do que reagir. E com tantas filosofias e técnicas para educar crianças hoje em dia, precisarás encontrar soluções que consideres corretas para ti e para a tua filosofia pessoal quando o assunto é definir limites.

Seja qual for o teu ponto de vista sobre educação, existe uma coisa muito importante para lembrar na hora de ensinares o teu filho a discernir o que é certo e o que é errado: ele ainda é um bebé.

Tudo ainda é novo
Sim, o teu bebé agora está em movimento e pode até estar a falar algumas palavrinhas. Ele está mais responsivo tanto a ti quanto às pessoas importantes na sua vida. Está a começar a entender melhor as coisas que dizes e já conhece o conceito da palavra "não", a qual significa que não deve fazer alguma coisa. Porém... insisto: ele ainda é um bebé.

Isso significa que a capacidade dele Iembrar estas lições de um dia para o outro (ou até de uma hora para a outra) nem sempre funciona eficazmente. E, mesmo que ele se Iembre, ele está na fase de testar os limites e quer saber o que pode e o que não pode fazer.

Além disso, existem muitas outras coisas que motivam o comportamento dele em um determinado dia. Os dentes estão a sair, ele ainda não tem palavras para comunicar que não está sentindo-se bem, e não tem praticamente nenhum controlo sobre o ambiente em que está.

Ser bebé é duro
Então, mesmo quando fazes o possível para colocar limites, não podes esquecer de que ele é só um bebé. Coloca-te no lugar dele e tenta pensar do ponto de vista dele. Ele é ainda muito pequeno e tudo é novo para ele. Ele está em constante aprendizagem sobre a génese 
Ele está a aprender constantemente sobre tudo o que fazem. Então, a melhor coisa a fazer é permanecer calma e consistente. Com o tempo, o que estás a tentar ensinar vai ser entendido. Só Ieva tempo. 

Dá-lhe tempo 
Se sentires que estás a ponto de perder a compostura, pede ajuda. Pede ao(a) teu(tua) parceiro(a) que assuma a liderança ou que uma amiga cuide do bebé por algumas horas. Sai para respirar ar puro, esfriar a cabeça e ter uma perspectiva diferente. 

Não é fácil educar uma criança, mas acredita que estás a fazer um ótimo trabalho! Essa fase do bebé vai passar e todo o trabalho que fizeste para colocar limites vai valer a pena no futuro. Acredita!!

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!