7 formas de incentivar o pensamento criativo no bebé

Bem sabes que o teu bebé aprende todos os dias. Sei que queres fazer todo o possível para ajudar o cérebro dele a se desenvolver. Mas, para isso, não precisas de aulas estruturadas e cheias de recursos extras. Apenas de alguns ajustes no teu estilo de vida, aqueles capazes de incentivar a criatividade, a capacidade de resolver problemas e, no futuro, o pensamento complexo.

No primeiro ano de vida, os bebés têm um pensamento sensório-motor, conhecendo o mundo por meio do toque, som, sabor, visão e olfato. Quando ele começa a brincar mais com objetos, irá aprender sobre causa e efeito (se eu deixar cair isto, tu vais pegar do chão) e a resolver problemas (como encho isto aqui?).

Junto com um pensamento mais complexo, podes fomentar o pensamento criativo nos teus filhos. A criatividade é um componente crítico do sucesso, da saúde e da felicidade. Pessoas criativas são flexíveis, adaptáveis e boas a resolver problemas.

Mas entende que criatividade não é, necessariamente, algo nato, ela pode ser ensinada. Nem significa que precises comprar todos os brinquedos perfeitos ou assistir só aos vídeos certos. Isso significa apenas que deves criar oportunidades para que os teus filhos explorem e se desafiem, mesmo que eles ainda sejam pequenos.

Como incentivar o pensamento criativo no teu filho
1. Restringe o tempo na frente do ecrã
Enquanto o bebé tiver menos de dois anos, a OMS desaconselha que ele fique diante de qualquer tipo de tela. E as crianças mais velhas devem usá-las apenas por um tempo restrito. A OMS alega que passar muito tempo diante da tela da televisão ou de dispositivos electrónicos pode gerar problemas de atenção, entre outros efeitos nocivos. Ok, certo. Mas efetivamente será que ficar diante de um ecrã aumenta o pensamento criativo? Sim e não, dependendo da atividade. Se o bebé estiver a ver um vídeo para aprender uma coreografia ou utilizar um tablet para "pintar magicamente", isto pode-se considerar um exercicio de aumento de criatividade. No entanto, na minha opinião, isto deve sempre ser restrito a uns 15 minutos e como última atividade criativa possível.

2. Sem cronograma
Permite que o teu filho tenha um tempo para brincar sem nenhuma estrutura ou organização, para que ele explore os próprios interesses e habilidades. Isso também é válido para os bebés.

3. Brinca ao ar livre
Passa tempo ao ar livre. Isso irá incentivar a atividade física e as brincadeiras mais ativas. Caminhar, andar de bicicleta ou mesmo brincar às "apanhadas" no quintal ou no parque deve fazer parte do quotidiano da criança enquanto ela cresce. Mesmo agora, o ar puro e o sol deixarão o teu bebé feliz e saudável enquanto passeias com o carrinho ou com ele no canguru.

4. Brinquedos
Coisas como blocos para montar ou roupas de fantasia abrem asas à imaginação. Os brinquedos temáticos limitam a criatividade das crianças, pois vêm com uma forma pré-determinada de brincar. E isso diminui a capacidade das crianças de pensarem por si próprias. Até panelas, recipientes de plástico e tampas ou colheres de madeira são "brinquedos" divertidos para os bebés.

5. Mantém a distância
Não conduzas todas as atividades do bebé. Proporciona espaço para que ele explore e experimente coisas novas. De vez em quando, o bebé não vai conseguir fazer o que tem que ser feito, e isso não é um problema. O fracasso ensina a ter resiliência, perseverança e a resolver problemas.

6. Incentiva a leitura
Lê para o bebé todos os dias. Isso facilita a aprendizagem da linguagem e também a imaginação. Mantém alguns livros ao alcance da mão do bebé para que ele possa manipular sozinho (mesmo que, no começo, ele só morda as páginas).

7. Brinca com o teu filho
Dedica tempo para brincar com o teu filho, quer seja a montar blocos, jogar à bola ou correr pelo jardim. A tua participação é um componente importante dos sentimentos de segurança e vínculo da criança. E, assim, ajudarás a criar uma base sólida para a criatividade e a inteligência.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!