Limpezas (ecológicas) de primavera/verão

Com a chegada de dias mais amenos, é altura de começar a pensar nas tradicionais limpezas de primavera/verão. Apresento-te por isso alternativas de produtos de limpeza mais amigos do ambiente.

Muitos produtos de limpeza à base de substâncias químicas nocivas, como cloro, amónia, lixívia, entre outros, podem provocar alergias e até causar danos nos pulmões, pois irritam as mucosas que revestem as vias respiratórias, o que, com o tempo, resulta em alterações permanentes. Segundo uma pesquisa da Universidade de Bergen (Noruega), as limpezas podem representar um risco para a saúde respiratória. O resultado da pesquisa baseou-se na análise pulmonar de mais de 6.200 pessoas em duas ocasiões. Num primeiro momento, quando tinham cerca de 34 anos e, posteriormente, 20 anos depois. Os participantes eram questionados se trabalhavam em limpezas ou se usavam produtos químicos e sprays, e com que regularidade. De acordo com os autores do estudo, “as mulheres que faziam limpezas uma vez por semana, na sua própria casa ou no plano profissional, mostravam um declínio ‘acelerado’ na capacidade pulmonar, comparável com o consumo de 20 cigarros diários, durante 10 a 20 anos. Já nos pulmões dos participantes do sexo masculino, não foi encontrado qualquer efeito do uso de produtos de limpeza”. Por um lado, porque os seus pulmões são menos suscetíveis ao impacto desse tipo de químicos e, por outro, porque os homens dedicam menos horas às tarefas domésticas. Para além de danos na saúde, este tipo de produtos também é prejudicial ao meio ambiente. Assim, nesta primavera/verão, aposta em soluções alternativas mais naturais para limpar a tua casa.

Confere as minhas sugestões e dicas.
» Areja a casa, abrindo as janelas sempre que possível.
» Limpa e areja colchões, cobertores, edredões e mantas.
» No quarto das crianças, lava todos os peluches.
» Lava cortinados, carpetes, tapetes, paredes, tetos, candeeiros, janelas e arreda os móveis para limpar, pelo menos uma vez por ano.

Prepara um spray multiusos
Ingredientes

»1 Litro de água 
»4 Colheres de sopa de bicarbonato de sódio 
»4 Colheres de sopa de vinagre (de limpeza ou mesmo de cozinha) 
»4 Gotas de limão ou de um óleo essencial à tua escolha (melaleuca, laranja, eucalipto, alfazema, etc.) 
»1 Pitada de sal

Preparação
» Mistura bem todos os ingredientes e coloca num frasco pulverizador. Usa para limpar eficazmente todas as superfícies: bancadas, mesas, armários, vidros, etc

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!