Desenvolvimento: 1 semana de vida do bebé

Inicio o "ESPECIAL BEBÉ" com o mês de Abril repleto de guias e dicas preciosas que irão orientar-te nesta fase tão especial que é o nascimento do teu bebé, ou a chegada dele em breve, se estiveres grávida. Eis o Guia de Desenvolvimento do bebé com 1 semana de vida.
A 1ª semana do recém-nascido
Parabéns pelo nascimento do teu bebé! Passaste por muita coisa para dar à luz, e o bebė também. Nascer é o primeiro grande desafio na vida dele, e esta primeira semana é um período de adaptação a um mundo estranho e novo. Isto é, acostumar-se com os cinco sentidos (tato, visão, audição, paladar e olfato) e com a absorção de alimento e oxigénio de uma maneira totalmente diferente.

Sistema respiratório
O teu bebė vai tossir e espirrar líquido amniótico nas suas primeiras horas de vida a fim de limpar os pulmões.

Sistema digestivo
Fica atenta a mudanças digestivas durante a primeira semana, como a evacuação do mecônio, que são as primeiras fezes do bebé. Ele é preto e viscoso, mas vai transformar-se em fezes mais líquidas e de coloração amarelo-clara quando os intestinos passarem a funcionar completamente.

Peso
Todos os bebės perdem aproximadamente 10% do peso que tinham ao nascer nos primeiros dias após o parto, então procura manter o teu anjinho contato pele a pele e alimenta-o com frequência. Os bebês costumam recuperar o peso do nascimento por volta dos dez dias de vida.

Comunicação

A visão do teu bebė ainda não estará inteiramente desenvolvida. A melhor distância para ele ver-te é a chamada "distância da amamentação", que é quando seguras o bebé no colo. Vais notar que, dentro de alguns dias, o teu bebé começará aos poucos a imitar as caretas que fazes.

Cordão umbilical
O cordão umbilical do teu bebė vai sarar, mas, primeiramente a área ficará avermelhada, com um pouco de sangue ou com uma coloração amarelada. O coto vai secar e cair quando estiver sarado por baixo.

Órgãos genitais

Os órgãos genitais podem ficar um pouco inchados ou avermelhados devido ao parto. Estes sintomas desaparecerão após alguns dias. A urina do teu bebė terá uma cor vermelho-alaranjada, que deixará manchinhas parecidas com sangue na fralda. Isto é normal, são os hormônios que estão a equilibrar após o nascimento.

Pele
Pode ser que teu bebė desenvolva icterícia e fique um pouco amarelado durante os primeiros dias após o nascimento. A coloração amarelada da pele é causada pelo fígado, que trabalha para baixar o nível de bilirrubina no sangue. Mantém o contato pele a pele com o teu bebė, expõe-no à luz do dia (e não do sol) e alimenta-o bastante para ajudá-lo a baixar o nível de bilirrubina por conta própria. E não te esqueças de mencionar a icterícia ao pediatra para que ele possa observar o bebė ao pormenor.

Sono
O bebė dormirá entre 15 e 18 horas a cada 24 horas. Quando ele dormir, tu também deves tentar dormir, já que o seu ciclo normal de sono estará desregulado.

Humor
A primeira semana resume-se a conheceres o teu bebezinho a recuperares do parto. Podes ter dúvidas e ficar nervosa quando finalmente cair a ficha de que a coisa é séria: agora és mãe! Sentimentos simultâneos de amor, ansiedade, felicidade e exaustão são completamente normais. Isto chama-se baby blues e costuma durar 2 semanas. Lembra-te de seres paciente contigo mesma e demonstrares gratidão sempre que possível.

2 comentários:

  1. Alda Antunes13 abril

    Estou a adorar esta fase em que falas de bebés e como cuidar deles, dicas mesmo preciosas. Obrigada Delta beijoca

    ResponderEliminar
  2. Diana Lima13 abril

    A icterícia assustou-me imenso. A primeira vez que vi achei que ela estaria com uma reação alérgica ao leite lol

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!