A Melhor Torta de Abóbora de Sempre

Reta final para experimentares os teus dotes na doçaria com esta maravilhosa Torta de Abóbora...é sem dúvida a minha "Melhor Torta de Abóbora de Sempre"!


INGREDIENTES
Creme de caju (faz um pouco mais)
1½ chávena de caju cru, de molho por 4 horas ou durante a noite
1½ chávena de água

Crosta de nozes
1 chávena de farinha de aveia
1 chávena de nozes pecan tostadas
¼ chávena de açúcar mascavado
⅓ chávena de manteiga ou manteiga vegana, derretida
½ colher de chá de canela
pitada de sal marinho

Recheio
2 ovos bem batidos
1½ chávena de puré de abóbora
1½ chávena de creme de caju
½ chávena de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de noz-moscada
⅛ colher de chá de cravo em pó
¼ colher de chá de pimenta da jamaica moída
¼ colher de chá de sal marinho

Cobertura (opcional)
chantilly ou creme de coco
nozes picadas

PREPARAÇÃO

Pré-aquece o forno a 180ºC. Faz o creme de caju. Escorre e lava os cajus de molho. Num liquidificador (ou mixer) de alta velocidade, mistura os cajus escorridos e a água em alta velocidade até obteres uma mistura homogénea, 2 a 3 minutos. Reserva.
Faz a base da torta, utilizando um processador de alimentos: coloca as nozes, a farinha de aveia, o açúcar mascavado, a manteiga derretida, a canela e o sal. Pulsa até que a mistura esteja finamente moída e grude bem quando pressionada entre os dedos.
Coloca a mistura de nozes numa forma de torta de 25cm e, usando o fundo plano de um copo, pressione-a de maneira uniforme e firme no fundo e nas laterais para formar a crosta. Assa por 12 minutos ou até que a crosta pareça levemente cozida, mas não marrom. Reserva.
Numa tigela grande, mistura o puré de abóbora, o creme de caju, os ovos, o açúcar mascavado, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o cravo, a pimenta e o sal. Bate até ficar homogéneo. Despeja o recheio por cima da base, alisa e assa até que o centro da torta esteja firme (uma faca de manteiga deve ficar limpa), por cerca de 30 a 40 minutos. Transfere para um rack e deixa esfriar completamente. Armazena, coberta, no frigorífico por até 3 dias.

Como fazer o puré de abóbora?
Primeiro, retira as sementes de abóbora e assa a abóbora numa assadeira até ficar macia. Depois de arrefecida, retira o interior da pele e passa-a pelo processador de alimentos (ou com a varinha mágica) até obteres uma mistura homogénea.

Dependendo da variedade de abóbora que utilizares, a consistência do puré pode ser mais ou menos aguada. Nesse caso podes coar o excesso de líquido, deixando o puré numa peneira de malha fina (ou gaze) sobre uma tigela por 30 minutos.

2 comentários:

  1. Cátia Rodrigues26 novembro

    Vou fazer esta receita para o feriadão �� hehe podias fazer videos com o teu dia a dia e com receitas e assim. Beijos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo26 novembro

    Thanks for the recipe dear Delta

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!