5 Receitas Convencionais (mas nutritivas) para Grávidas


Uma alimentação consciente, a par de um estilo de vida descontraído e sem stress, é um importante elemento constituinte de uma gravidez sem sobressaltos. Através da alimentação referente a estes 5 pratos principais vais conseguir aliar o bem-estar nutritivo à adequada ingestão de calorias saudáveis.

Tenho recebido imensos pedidos de grávidas que querem melhorar a sua alimentação e inovar os seus pratos principais, mas não pretendem cozinhar um prato para elas e outro para os restantes membros da família. Na tentativa de chegar a um consenso o mais nutritivo e simplista possível (não incluindo ingredientes não tão acessíveis nas casas das mais tradicionais famílias portuguesas), escolhi estas 5 receitas que irão agradar a todos aí em casa.

BIFE DE ALCATRA COM MOLHO VERDE Informação nutricional por dose: aprox. 464 kcal/1943 kJ
Ingredientes (4 pessoas)
▢4 bifes de alcatra 
75ml de óleo de girassol 
50ml de azeite 
125ml de sumo de limão acabado de espremer
mix de pimento verde, amarelo e vermelho q.b.
2 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho 
1 cebola
1 ramo de coentros
1 colher de chá de cominhos em pó
pimenta-preta q.b.
sal q.b. 

Preparação
Para fazer o molho verde, descasca o alho e pica-o bem fino. Corta os pimentos em comprimento, retira as sementes e pica-os. Aquece o óleo de girassol e 50 mililitros de azeite num tacho e refoga o alho até este adquirir uma tonalidade castanho-clara. Adiciona os pimentos, o sumo de limão, os cominhos, o sal e a pimenta. Deixa ferver e depois arrefecer à temperatura ambiente. Lava os coentros, sacude-os até secarem e separa as folhinhas dos caules. Pica as folhas e adiciona-as ao molho. Deixa apurar o molho verde durante cerca de 30 minutos e, se necessário, volta a temperar. Tempera os bifes com sal e pimenta. Aquece 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira e refoga os bifes de ambos os lados durante cerca de 5 minutos até ficarem bem passados. Descasca a cebola e corta-a às rodelas. Retira os bifes da frigideira e mantém-nos num local quente. Tosta as rodelas de cebola na gordura do refogado. Serve os bifes com as cebolas e o molho verde.



SALMÃO COM LARANJA E ESPINAFRES Informação nutricional por dose: aprox. 450 kcal/1884 kJ
Ingredientes (4 pessoas)
Para o molho:
1 cebola 
1 colher de chá de óleo 
200ml de sumo de laranja 
200ml de caldo de legumes 
200ml de leite 
1 colher de chá de amido 
▢sal q.b.
pimenta-preta q.b.

Para o espinafre: 
1 cebola 
1 colher de chá de óleo 
300g de folha de espinafres
sal q.b.
pimenta-preta q.b.

Para o salmão:
600g de filetes de salmão sem pele 
4 rodelas de laranja
1 colher de sopa de azeite
sal q.b.
pimenta-preta 

Preparação
Para fazer o molho, descasca a cebola, corta-a em cubos e aloura-a no óleo. Adiciona o sumo de laranja e deixa ferver até reduzir a metade. Adiciona o caldo de legumes e volta a deixar reduzir a metade. Acrescenta o leite e deixa ferver. Mistura o amido com um pouco de água fria, usa-o para engrossar o molho e tempera com sal e pimenta. Pré-aquece o forno a 120°C (forno com circulação de ar quente: 100°C). Para preparar os espinafres, descasca e corta a cebola em cubos e aloura-a no óleo. Adiciona o espinafre e 50 mililitros de água. Deixa-os cozinhar tapado e em lume brando e tempera com sal e pimenta. Para preparar o salmão, tempera os filetes com sal e pimenta e refoga-os em azeite de ambos os lados durante 1 minuto. Coloca numa forma rasa, os 4 filetes de salmão e dispõe por cima de cada filete, 1 rodela de laranja. Deixa cozer bem o salmão no forno durante cerca de 10 minutos e serve com o espinafre e o molho. Acompanha com arroz ou puré de batata.

CARNE COM GRÃO DE BICO Informação nutricional por dose: aprox. 450 kcal/1945 kJ
Ingredientes (4 pessoas)
400g de carne, cortada às tiras
½ chávena de água
1 chávena de chá de tomate, sem pele e sem sementes
1 chávena de chá de grão-de-bico cozido
½ cenoura cortada em rodelas e tiras
½ alho francês cortado às rodelas
½ courgette cortada em rodelas e tiras
1 colher de sopa de sumo de limão
1 colher de sopa de salsa picada
1 dente de alho esmagado
1 cebola, em tiras
1 cebola roxa, em tiras
sal q.b.

Preparação
Num tacho, coloca a carne temperada com sal, sumo de limão e alho.
Tapa e cozinha até a carne ficar ligeiramente rosada, mexendo uma ou duas vezes.
Adiciona a cebola picada, o alho francês e o tomate e deixa reforgar em um pouco de azeite. Acrescenta a cenoura, a courgette e a água. Deixa cozinhar bem.
Finalmente, junta o grão-de-bico e a salsa picada.
Acompanha com uma salada verde e beterraba.

SALADA DE ARROZ E FRANGO Informação nutricional por dose: aprox. 550 kcal/2303 kJ 
Ingredientes (4 pessoas) 
400g de peito de frango 
200g de arroz agulha
400ml de caldo de legumes
250g de iogurte
40g de passas de uva
30g de nozes
2 colheres de sopa de azeite 
1 cebola picada 
½ meloa 
1 manga
1 lima 
sal q.b.
pimenta-preta q.b.

Preparação
Começa por aquecer 1 colher de sopa de azeite num tacho, acrescenta o arroz juntamente com metade da cebola picada. Depois faz a deglaçagem com o caldo, deixa levantar fervura, reduz o fogo e deixa engrossar durante cerca de 20 minutos. Retira as sementes da meloa com uma colher, retira a casca com uma faca e corta a polpa em cubos pequenos. Descasca a manga, separa a polpa do caroço e corta-a também em cubos/fatias pequenos. Enxagúa os peitos de frango com água fria e seca-os com um pano. Depois corta-os em tiras com 1 centímetro de largura. Aquece o restante azeite numa frigideira antiaderente e refoga a cebola e a carne de todos os lados durante cerca de 10 minutos, temperando de sal e pimenta e com metade do sumo da lima. Deixa arrefecer as tiras de frango. Para fazer o molho, mistura o iogurte com o restante sumo de lima, tempera com sal e pimenta. Coloca todos os ingredientes numa saladeira grande, acrescenta as passas, as nozes em pedaços e mistura tudo. Por fim, adiciona o molho de salada.



BACALHAU COM LEGUMES E BATATA DOCE Informação nutricional por dose: aprox. 478 kcal/2420 kJ
Ingredientes (4 pessoas)
400 g de bacalhau desfiado
150 g brócolos
5 batatas doces médias
8 cebolas pequenas
1 pimento verde
2 dentes de alho
1 courgette com casca
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de natas
3 colheres sopa de molho de soja
mistura de pimentas q.b.
coentros frescos q.b. 
noz moscada q.b.
sal q.b.
azeite  q.b.
pistácios tostados e triturados grosseiramente q.b.

Preparação
Começa por pré-aquecer o forno a 180ºC. De seguida, lava bem as batatas, corta-as ao meio, tempera com um pouco de sal e pimenta, rega com um fio de azeite e assa durante cerca de 35 minutos. Enquanto isso, esmaga o alho, corta as cebolas ao meio e corta os restantes legumes em pedaços pequenos.
Coloca as cebolas numa frigideira com um fio de azeite, um minuto depois adiciona o alho. Cozinha por 4 minutos, até amolecerem, junta o bacalhau bem escorrido e os restantes legumes. Tempera a gosto e deixa cozinhar cerca de 7 minutos sem deixar que os legumes fiquem muito passados (devem ficar firmes). Acrescenta os coentros picados, o molho de soja e deixa apurar 2 minutos. Ajusta os temperos e retira do lume.
Quando as batatas estiverem cozidas, retira-as do forno, remove a pele e, com a ajuda de um pass-vite, faz puré (ou utiliza a varinha mágica). Leva o puré ao lume com as natas, a noz-moscada e a pimenta. Envolve tudo até ficar cremoso. Serve o puré com a mistura de bacalhau, legumes e os pistácios por cima.

7 comentários:

  1. Natalia08 julho

    Estoy completamente adicta a tu blog. Ya he hecho muchas recetas, compré una crema que te aconsejó y que estoy amando. Debo agradecer que respondes a los mensajes y correos electrónicos siempre muy simpáticos. Me encanta conocerte y espero encontrarme con ustede en Lisboa en breve. Natalia

    ResponderEliminar
  2. Beatriz Teixeira08 julho

    Olá Delta! Vou experimentar muitas delas porque tem mesmo bom aspeto e podem ser consumidas por todas nós, né? beijinho

    ResponderEliminar
  3. Liliana Fidalgo08 julho

    Todas as receitas são super simples e com ar delicioso! Beijo

    ResponderEliminar
  4. Marissa15 julho

    I’m so excited for you, Michelle!! Congratulations…I know that your baby boy will be well loved and well fed!!

    ResponderEliminar
  5. Kristi Rimkus15 julho

    Congratulations! What a healthy meals, and perfect for mom in waiting.

    Kristi Rimkus
    http://motherrimmy.com/

    ResponderEliminar
  6. Leonor Fonseca15 julho

    Que aspeto delicioso de todas as receitas. Mesmo não estando grávida irei fazer todas elas. Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Maggie | Omnivore's Cookbook15 julho

    Hey Delta. Such a beautiful and flavorful salad! Hmmm, the salmon looks so yummy!
    Really love to read your blog and the challenge you’re facing every day. I cannot imagine how you could deal all of them! Day job, blogging and pregnancy! I’m juggling between the day job and blogging and already feeling exhausted (I order KFC and finish the whole bucket of fried chicken when I was tired of cooking)! There is never enough time and don’t push yourself too hard, girl! 🙂
    Really glad to see that you turned your crazing of high quality delicious food into the wonderful recipe. I’m totally agree, you don’t need a TOO strict diet. Just keep eating whole food and be balance about nutrition consumption will be easier to achieve and it’s still healthy. Cheering for you from the other side of the earth! 🙂 Maggie from https://www.omnivorescookbook.com/

    ResponderEliminar

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!