4 Receitas de Guloseimas Saudáveis

Os teus filhos pedem-te gomas e doces com frequência? É hora de equacionares fazeres tu as gomas e doces que os teus filhos ingerem. Estas gomas irão fazer toda a diferença na hora de escolher o que eles (e inclusive os pais) devem consumir!


Gomas Saudáveis
Ingredientes
300ml de água (ou bebida de amêndoa/aveia/coco)
1 saqueta de gelatina de aroma sem açúcar (preferencialmente vegana)
1 saqueta de gelatina neutra (preferencialmente vegana)
forma de silicone com formatos (animais, corações, flores...)

Preparação
Começa por aquecer a água e juntar as saquetas de gelatina para dissolver. Deixa arrefecer e preenche as formas de silicone. Deixa ficar no frigorífico até solidificar. No final, basta desenformar e estão prontas a comer.

Nutella
Ingredientes

1 chávena de chá de avelãs sem a parte castanha 
Um quarto de uma chávena de cacau em pó
Três colheres de de sopa de leite de avelã
Duas colheres de sopa de mel ou xarope de agave
Uma colher de chá de stevia
Uma colher de sopa de margarina vegetal
Meia colher de chá de extrato de baunilha (opcional)
Sal (opcional)

Preparação
Comece por passar as avelãs para um processador e triturar até obter uma espécie de pasta. De seguida, adicione os restantes ingredientes e volte a picar tudo até conseguir uma mistura cremosa. No final, prove e veja se é necessário juntar extrato de baunilha e sal. Passe tudo para um frasco e guarde no frigorífico.


Leite Condensado
Ingredientes

400ml de leite de coco
75g de açúcar de coco
baunilha (opcional)

Preparação
Num tacho, coloca o leite de coco e o açúcar de coco. Em lume médio, vai mexendo de vez em quando com uma vara de arames. Quando levantar fervura baixa o lume para não queimar. A mistura estará pronta quando reduzir para cerca de metade ou até obteres a consistência desejada. Este processo demora cerca de 30 a 40 minutos.
Por fim, é só deixares arrefecer e guardares num frasco de vidro. Podes conservar o leite condensado no frigorífico durante duas semanas.


Croissants
Ingredientes
400g de mix de farinhas e mais alguma para peneirar (espelta e amêndoa)
150ml de bebida vegetal amêndoa
10g de fermento de padeiro
2 ovos
1 colher de sopa de mel (ou agave)
1 colher de chá de aroma de baunilha
▢1 gema de ovo e leite para pincelar
sal q.b.

Preparação
Aquece ligeiramente a bebida vegetal e adiciona o fermento de padeiro, o aroma de baunilha, o sal e o mel. Mexe bem e deixa repousar durante 10 minutos. Depois, coloca as farinhas num recipiente, faz um buraco no meio e adiciona os ovos e o preparado anterior. Envolve tudo muito bem com ajuda de uma colher de pau, quando não conseguires mais, meta as mãos na massa e envolve-a.

De seguida, forma uma bola (se for preciso adiciona mais um pouco de farinha) e deixa-a repousar durante, pelo menos, 30 minutos coberta com um pano, num sítio quente e sem correntes de ar para a massa levedar.

Numa superfície limpa, coloca um pouco de farinha e dispõe a massa sobre a mesma, faz um rolo e divide o rolo em cerca de cinco bolas. Depois, estica cada uma das bolas até obteres uma forma redonda com a ajuda de um rolo da massa. Com uma faca divide a massa em oito ou 16 triângulos e enrola-os.

Dispõe os croissants numa travessa forrada com papel vegetal e deixa repousar mais 10 minutos, cobertos com um pano. Pincela os croissants com a gema de ovo e uma colher de sopa de leite. Leva ao forno a 180ºC durante cerca de 15 minutos ou até ficarem dourados.

0 comments:

Enviar um comentário

Deixa o teu comentário!
Os comentários são moderados, pelo que podem não ser visíveis logo após o envio!